
Na noite de sexta-feira (3), a Polícia Militar recebeu informações que havia dois rapazes baleados e caídos ao solo na Rua dos Operários, na Liberdade, em Garanhuns. Com a chegada dos militares foi percebido que casa vítima apresentava duas lesões provocadas por disparos de arma de fogo. Logo uma equipe do SAMU foi acionada e elas foram socorridas ao Hospital Dom Moura.
Moradores da localidade não souberam dar informações sobre o que teria acontecido, apenas foi relatado que ouviu-se os tiros e logo em seguida foi visto as vítima caídas ao solo.
Uma das vítimas foi um adolescente de 14 anos; já a outra, tem 23 anos. Ambas estavam morando na localidade a cerca de três meses. Os moradores disseram que eles são da cidade de Gameleira e vieram morar em Garanhuns.
Na manhã do dia 31/3, um homem foi assassinado a tiros na mesma localidade, (veja aqui). Moradores relatam que o tráfico de droga é intenso nessa região e os traficantes ficam efetuando tiros durante à noite para intimidar a população.
Os crimes são investigados pela Polícia Civil. Ninguém foi preso até o momento.

O Ministério Público Eleitoral recomendou aos agentes políticos, como prefeitos, secretários municipais e vereadores que, mesmo havendo exceção permissiva diante da decretação de calamidade pública do Covid-19, a concessão de benefícios a pessoas físicas e jurídicas deve ser caracterizada por critérios objetivos. A medida visa assegurar que não aconteçam transgressões à legislação eleitoral, tendo em vista que 2020 é ano de eleições municipais.
“A situação estabelecida pela crise gerou um grave impasse, vários cidadãos carentes vão precisar da ajuda dos gestores municipais para sobreviver neste período de desafio, mas a legislação eleitoral não permite, em ano eleitoral, a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública. Para que não haja critérios políticos na escolha dos cidadãos beneficiados, os prefeitos devem adotar critérios objetivos e comunicar ao promotor da cidade como está procedendo”, defendeu o procurador-geral de Justiça Francisco Dirceu Barros. As orientações foram fixadas pela Recomendação Conjunta PRE-PGJ nº01/2020, publicada no Diário Oficial de 1º de abril.
A primeira medida a ser adotada pelos gestores municipais é apresentar às Promotorias Eleitorais os fatos que motivaram a situação de emergência, uma relação dos bens ou valores que pretendem distribuir e o público ao qual se destinam os benefícios.
A continuidade dos programas sociais está assegurada, desde que tais programas tenham sido instituídos e tenham execução orçamentária desde 2019; isso significa que os prefeitos e secretários não podem criar programas sociais novos em pleno ano eleitoral. Os membros do Ministério Público Eleitoral vão atentar, porém, para o desvio de finalidade de tais programas sociais, a fim de impedir que essas políticas públicas sejam utilizadas para promover candidatos, partidos ou coligações políticas ou para repassar verbas públicas a entidades ligadas a candidatos, partidos ou coligações.
Por meio da recomendação, os representantes do MP também orientaram os presidentes das Câmaras de Vereadores que não deem prosseguimento à votação de projetos de lei que permitam a distribuição gratuita de bens, valores e benefícios, conforme a vedação expressa da Lei Eleitoral.
Os agentes políticos que descumprirem as vedações da legislação eleitoral estarão sujeitos a multa, que varia de R$ 5 mil a R$ 106 mil, e à cassação do registro ou diploma dos candidatos beneficiados pelas práticas irregulares.
As recomendações eleitorais foram publicadas no Diário Oficial do MPPE desta sexta-feira (3).
Um homem foi encontrado assassinado na manhã desta sexta-feira (3), no Engenho Gomes, na zona rural de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.
O corpo de Genilson José Hermínio da Silva, apresentava perfurações provocadas por disparos de arma de fogo, Genilson residia no bairro Nova Palmares, de onde foi levado por elementos não identificados na última quarta-feira (1º).

Genilson, já havia sido preso por tráfico de drogas, segundo informações de familiares ele tinha dividas de drogas com traficantes.
O corpo foi periciado e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Palmares.

Em vistoria realizada nesta sexta-feira (3), técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos identificaram uma erosão de grande magnitude na barragem do Ipanema. Com isso, o sinal de alerta foi ligado para risco de rompimento da barragem.
Como medida preventiva, a Prefeitura de Águas Belas e a Defesa Civil estão direcionando os esforços para a retirada imediata das famílias localizadas nas comunidades ribeirinhas que apresentam risco de serem afetadas com o possível rompimento.
A prefeitura também já acionou a Defesa Civil do estado para ajudar na operação e alertou a Prefeitura de Itaíba para que possa tomar as devidas providências sobre os ribeirinhos do outro lado do rio Ipanema.
O governo municipal pede a todos os águas-belenses para não irem à barragem e para não se aproximarem da margem do Ipanema. Todas as medidas preventivas estão sendo tomadas pelo município.
De acordo com os técnicos, um termo de referência já foi estabelecido para restauração da barragem. Agora, a autoridade do estado responsável aguarda apenas o nível da água baixar para realizar o processo de recuperação.

Um desentendimento entre duas mulheres foi parar na delegacia na manhã desta quinta-feira (2), no Sítio Muriçoca, na zona rural de Garanhuns, no Agreste pernambucano.
De acordo com a polícia, a mulher que tem 16 anos, descobriu que a de 19 anos tinha se envolvido com seu companheiro, a mesma foi tomar satisfação e acabaram saindo no tapa ficando ambas lesionadas.
A mãe da mulher que teria se envolvido com o homem casado ao ver a confusão, armou-se com um facão e a ameaçou a mulher que foi tomar satisfação.
O GATI conduziu todas para delegacia de Polícia Civil, foi registrado Boletim de Ocorrência e em breve elas devem ser intimadas.

O Ministério da Saúde liberou, em portaria divulgada no Diário Oficial da União, R$ 800 mil de emenda parlamentar individual do deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) para programas de saúde no município de Brejão, no Agreste. Rodolfo atendeu, assim, a pedido que lhe foi feito, em Brasília, pela prefeita Beta Caengue (PSB).
“Prometi os recursos à prefeita e estou cumprindo a promessa”, declarou Rodolfo, para quem a verba está sendo liberada no exato momento em que é crucial conter o avanço da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco. “A verba vem na hora certa, em benefício da população do município, que terá melhor atendimento na pandemia”, completou o deputado do PL.

Fernando Rodolfo reafirmou seu compromisso em atender, pelas emendas parlamentares no orçamento da União, as necessidades de recursos dos prefeitos pernambucanos, especialmente do Agreste. “Sou um parlamentar do Agreste e embora tenha colocado como foco do mandato lutar por medidas que atendam o estado inteiro, tenho um olhar especial para a região, por suas grandes carências”, concluiu.

A Câmara de Vereadores de Garanhuns, realizou nesta quinta-feira (2), a doação de um montante de 50 mil reais à Prefeitura de Garanhuns, para que por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realize a aquisição e distribuição de cestas básicas, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRA’s).
A entrega do valor foi realizada no gabinete do prefeito Izaías Régis (PTB), no Palácio Celso Galvão, pelos vereadores Ary Júnior, Daniel da Silva (presidente), Professor Márcio, Luzia da Saúde, Carla de Vilaço, Gil PM, Alcindo e Gersinho Filho.

O repasse de valores é oriundo da devolução do duodécimo que será utilizado pelo Poder Executivo para aquisição de “cestas básicas” que serão destinadas a população carente de Garanhuns.
O valor repassado à prefeitura foi transferido para o Fundo de Assistência Social que já iniciou o processo de aquisição das cestas básicas.
Um adolescente de 16 anos foi detido na quinta-feira (2) em frente ao Parque de Exposição de Sertânia, no Sertão de Pernambuco. A Polícia Militar recebeu uma denúncia de uma mulher, que disse que quando estava no caminho de casa percebeu que estava sendo seguida.
Segundo a Polícia Militar, o suspeito mostrou os órgãos genitais para a vítima e falou para ela entrar no matagal. No momento em que os policiais chegaram ao local, o adolescente tentou fugir pulando o muro da Escola Técnica Estadual (ETE).
O suspeito foi detido e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Sertânia. Ainda de acordo com a PM, o suspeito já tinha sido denunciado por ficar em casas abandonadas aguardando as mulheres passarem e por praticar atos libidinosos.
(Com informações do G1)

Um homem foi assaltado quando estava indo trabalhar em sua motocicleta Titan 150 de cor vermelha com placa KJD 6434. O assalto ocorreu por volta das 7h de quinta-feira (2), na PE 158, no município de Jurema.
O cidadão contou à polícia que trafegava na moto pela rodovia quando ao reduzia a velocidade por conta de um buraco foi surpreendido por elementos que estavam num carro. Um dos ocupantes estava armado com um revólver e anunciou assalto. Após se apossarem da moto, eles desapareceram.
Uma mulher foi ameaçada de morte na manhã desta quinta-feira (2), na cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.
A Central de Operações do 9º BPM enviou a Viatura Maria da Penha para atender a ocorrência, o agressor havia se evadido e não foi localizado, a vítima foi levada para delegacia de Polícia Civil, onde foi solicitada medida protetiva.



