
Ela foi a pessoa mais jovem a morrer com a Covid-19 no estado. Nesta quinta (2), boletim trouxe 11 novas confirmações para a doença.
Subiu para nove o número de mortes de pacientes com o novo coronavírus, nesta quinta-feira (2). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foi um óbito a mais que na quarta-feira (1º). Também houve 11 novas confirmações para a Covid-19, doença causada pelo novo vírus, totalizando 106 casos confirmados.
O novo óbito é de uma mulher de 37 anos, moradora do Recife. Ela foi a pessoa mais jovem a morrer com a Covid-19, em Pernambuco. Ainda de acordo com a SES, a paciente tinha problemas cardíacos e, no dia 25 de março, foi atendida em uma emergência de uma unidade privada de saúde. Ela foi medicada para dor no corpo e dor de garganta e recebeu alta.
No dia 26, ela teve desconforto respiratório intenso, dores no corpo e cianose, que é quando há coloração azul-arroxeada das extremidades. Ela foi socorrida para a mesma unidade de saúde, onde foi entubada. Ela não resistiu e morreu no mesmo dia. A confirmação da contaminação por coronavírus foi divulgada nesta quinta (2).
A Secretaria de Saúde informou que estão sendo realizadas as devidas orientações sobre isolamento e monitoramento dos familiares e contatos da pacientes.

Na tarde desta quarta-feira (1), foi tomada de assalto uma motocicleta Bros, 160, de cor vermelha, com placa PCG 8538. O assalto ocorreu no sítio Campo Comprido, área rural do município de Garanhuns.
O motoqueiro trafegava por uma estrada quando foi surpreendido pelos elementos, estando um deles armado com um revólver anunciou o assalto e roubou a moto e objetos pessoais.
Logo em seguida ao roubo eles desapareceram e não foram mais encontrados.

Delegado Nehemias FalcãoO delegado Nehemias Falcão de Oliveira Sobrinho é o novo Chefe da Polícia Civil de Pernambuco. Na função de subchefe da PCPE desde novembro de 2017, ele substituirá o delegado Joselito Kehrle do Amaral, que deixa o posto mais alto da corporação a pedido, por questões pessoais.
Nesta quinta-feira (02), a mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado, em ato assinado pelo governador Paulo Câmara. Em virtude das recomendações sanitárias, não haverá solenidade de transmissão de cargo.
Nehemias Falcão está na PCPE desde abril de 1998.
Nesses 22 anos, atuou como delegado em diversas unidades da Mata Norte e Agreste do Estado, atuou como Seccional nas cidades de Limoeiro e Caruaru, coordenou a Força-Tarefa do DHPP, foi gestor do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente e também diretor Integrado do Interior 1 (DINTER 1), até chegar ao posto de subchefe da corporação. “É um orgulho enorme poder chefiar a instituição a que me dedico há mais de duas décadas e que está indissociada da minha própria vida. Quero agradecer à confiança depositada em mim pelo governador Paulo Câmara e pelo secretário Antônio de Pádua. Buscarei corresponder com muito trabalho e determinação. Umas das prioridades é manter seus serviços e somar forças aos pernambucanos no enfrentamento e superação da pandemia provocada pelo novo Coronavírus”, informa Nehemias.
Na nota divulgada a população, não foi comentado sobre o enfretamento a criminalidade nem sobre os mais de 750 homicídios ocorridos no Estado nos últimos três meses de 2020.
Fonte: Secretaria de Defesa Social (SDS)

Pai e filho foram presos na manhã desta quarta-feira (1º), na cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.
Na casa deles foi encontrado um revólver calibre 38 e uma poção de maconha, Adalberto Azevedo, que está em prisão domiciliar pela prática de homicídio no Estado de São Paulo, informou aos policiais que a arma e a droga pertenciam ao filho Carlos Victor
Eles receberam voz de prisão, foram levados para delegacia e autuados em flagrante.
Ainda na manhã desta quarta-feira na cidade de Pesqueira, a Polícia Militar apreendeu um adolescente no bairro do Prado, ele foi recolhido a Funase.

Um andarilho foi preso na tarde desta quarta-feira (1º), na cidade de Águas Belas, no Agreste de Pernambuco.
Carlos Eduardo de Oliveira, de 46 anos, recebeu assistência de uma equipe da Secretaria de Assistência Social, recebendo apoio para tomar banho, recebeu roupas, produtos de higiene pessoal e ao ter acesso a um local onde os funcionários guardam seus pertences furtou uma quantia em dinheiro que estava na bolsa de uma guarda municipal.
Carlos Eduardo foi detido pela Guarda Municipal, acionada a Polícia Militar e ele levado para delegacia, parte do dinheiro já tinha sido gasto na compra de um relógio, Carlos Eduardo foi autuado e liberado.

Dois elementos, numa motocicleta de cor escura, efetuaram 05 disparos de arma de fogo contra um mototaxista na manhã desta quarta-feira (1), mas os tiros não acertaram o homem. A ação criminosa ocorreu na localidade conhecida como Várzea, no bairro de Manoel Chéu, em Garanhuns.
Populares contaram que os criminosos estavam numa moto com aparência de velha. Eles já chegaram atirando no homem que conseguiu sair ileso.
Segundo os moradores, a Polícia Militar foi acionada e realizou rondas nas imediações, mas não conseguiu encontrar os elementos.
A vítima que saiu correndo, não foi encontrada e não foi mais vista na localidade.

Um elemento armado com revólver roubou uma motocicleta por volta das 23h15 de quarta-feira (1), na Rua da Balança, área central de São Bento do Una/PE.
A vítima chegava em casa numa motocicleta modelo XRE 300, de cor vermelha, com placa OYL 8964, quando foi surpreendida pelo assaltante que estava a pé e surgiu de forma repentina. Após se apossar da moto, empreendeu fuga com destino ignorado.
O policiamento da localidade realizou rondas em busca do assaltante, mas ele não foi encontrado.
Um idoso de 68 anos morreu atropelado por um caminhão na tarde desta quarta-feira (1º), no bairro São Pedro, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco.
O motorista do caminhão realizava uma manobra, quando atingiu José Olimpio da Silva, ele chegou a ser socorrido com vida e morreu no hospital municipal.
O condutor se evadiu do local com medo de represálias, o corpo do idoso foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
Um agricultor morreu afogado na tarde desta quarta-feira (1º), na zona rural de Manarí, no Sertão de Pernambuco.
Cícero Miguel da Silva, de 38 anos, estava bebendo na casa de um casal de amigos, quando por motivos desconhecidos, já que não sabia nadar, entrou no açude e se afogou.
Um dos moradores da residência disse à polícia que viu quando a vítima submergiu e não emergiu.
O corpo foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, periciado e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal. A Polícia Civil está investigando o caso.
Medidas simples ajudam às pessoas que não podem e não devem sair de casa

Em tempo de Coronavírus, onde muitas pessoas estão em isolamento social em suas casas, a psicóloga Ingrid Leal, da UPAE Garanhuns, traz dicas de atividades que vão ajudar a passar estes dias conturbados sem descuidar da saúde mental.
“Com o noticiário praticamente tomado pelo Coronavírus, e o impacto na vida das pessoas, é importante que todos cuidem da saúde mental, com precauções e atitudes para o convívio com as pessoas em casa e demais relações sociais, mesmo que isto não aconteça fisicamente” – Explica a psicóloga.
Muitas pessoas estão trabalhando em casa (home office), e devem entender que precisam manter a rotina de trabalho, com respeito a horários e obrigações. Segundo Ingrid Leal, a rotina preenche também o vazio daqueles que não estão trabalhando profissionalmente. “É importante ter o que fazer, arrumar aqueles livros e discos, dar aquela geral em cômodos que sempre quis e nunca teve tempo, horário para leituras, TV, até para atividades físicas, que podem ocupar um local fixo da casa”. Afirma. A psicóloga também sugere a realização de cursos que estão sendo oferecidos de graça por diversas instituições. “É uma boa opção. As pessoas sairão da quarentena mais capacitadas para o trabalho e outras atividades, sejam culturais, sociais…”
É importante também ter critérios quanto ao tipo de noticiário que vai assistir e o tanto de informações que se está recebendo, lembrando que o excesso de informações muitas vezes falsas (Fake News), podem aumentar sentimentos de medo, angústia e ansiedade. Aos pacientes que já enfrentam psicopatologias como Depressão e Ansiedade, continuar com o tratamento medicamentoso e Psicoterapia on-line caso o Psicólogo esteja trabalhando com essa modalidade, é extremamente importante, bem como se ocupar com coisas prazeirosas que o coloquem em segurança psíquica.
Quanto às crianças, Ingrid também sugere rotinas. “Tem a hora da TV, dos games, mas também de estudos. E que tal integrar a criançada em tarefas que possam realizar em casa, lógico, juntos dos país, com harmonia e alegria? Estimule seus filhos para brincadeiras antigas, cantigas, historinhas em família, isso tornará o periodo em casa prazeroso.” – Afirm a profissional.
E para finalizar, a profissional lembra que o isolamento não são férias nem prisão. “É possível tirar muitos pontos positivos distante de todo caos que estamos vivendo, por enquanto, em nossas casas estaremos colocando nossa família em segurança e os demais. É um momento excelente para fazermos usos da tecnologia para nos conectar com quem ainda não podemos abraçar. Tudo vai passar!”.


