quinta-feira, 02 de abril de 2020

Medidas simples ajudam às pessoas que não podem e não devem sair de casa

Em tempo de Coronavírus, onde muitas pessoas estão em isolamento social em suas casas, a psicóloga Ingrid Leal, da UPAE Garanhuns, traz dicas de atividades que vão ajudar a passar estes dias conturbados sem descuidar da saúde mental.

“Com o noticiário praticamente tomado pelo Coronavírus, e o impacto na vida das pessoas, é importante que todos cuidem da saúde mental, com precauções e atitudes para o convívio com as pessoas em casa e demais relações sociais, mesmo que isto não aconteça fisicamente” – Explica a psicóloga.

Muitas pessoas estão trabalhando em casa (home office), e devem entender que precisam manter a rotina de trabalho, com respeito a horários e obrigações. Segundo Ingrid Leal, a rotina preenche também o vazio daqueles que não estão trabalhando profissionalmente. “É importante ter o que fazer, arrumar aqueles livros e discos, dar aquela geral em cômodos que sempre quis e nunca teve tempo, horário para leituras, TV, até para atividades físicas, que podem ocupar um local fixo da casa”. Afirma. A psicóloga também sugere a realização de cursos que estão sendo oferecidos de graça por diversas instituições. “É uma boa opção. As pessoas sairão da quarentena mais capacitadas para o trabalho e outras atividades, sejam culturais, sociais…”

É importante também ter critérios quanto ao tipo de noticiário que vai assistir e o tanto de informações que se está recebendo, lembrando que o excesso de informações muitas vezes falsas (Fake News), podem aumentar sentimentos de medo, angústia e ansiedade. Aos pacientes que já enfrentam psicopatologias como Depressão e Ansiedade, continuar com o tratamento medicamentoso e Psicoterapia on-line caso o Psicólogo esteja trabalhando com essa modalidade, é extremamente importante, bem como se ocupar com coisas prazeirosas que o coloquem em segurança psíquica.

Quanto às crianças, Ingrid também sugere rotinas. “Tem a hora da TV, dos games, mas também de estudos. E que tal integrar a criançada em tarefas que possam realizar em casa, lógico, juntos dos país, com harmonia e alegria?  Estimule seus filhos para brincadeiras antigas, cantigas, historinhas em família, isso tornará o periodo em casa prazeroso.” – Afirm a profissional.

E para finalizar, a profissional lembra que o isolamento não são férias nem prisão. “É possível tirar muitos pontos positivos distante de todo caos que estamos vivendo, por enquanto, em nossas casas estaremos colocando nossa família em segurança e os demais. É um momento excelente para fazermos usos da tecnologia para nos conectar com quem ainda não podemos abraçar. Tudo vai passar!”.

quinta-feira, 02 de abril de 2020

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (1°), mais duas mortes provocadas por Covid-19 em Pernambuco. O estado tem 95 casos confirmados do novo coronavírus e oito mortes. De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta, as duas mortes são de homens, de 64 e 81 anos, residentes de Recife e Olinda, respectivamente. Ambos faleceram em unidades públicas de saúde.

O paciente de 64 anos, morador do Recife, tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de ter passado por um transplante renal há 10 anos. Ele apresentou tosse, desconforto respiratório e dor de cabeça. Foi internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) no dia 21 de março. No dia seguinte, ele foi transferido para a UTI, onde foi mantido entubado, realizando diálise e uso de antibiótico. O idoso morreu na nesta terça (31).
O paciente de 81 anos, de Olinda, foi socorrido no final da manhã do dia 25 de março pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele chegou ao local com dificuldade para respirar e quadro de desorientação, além de relato de febre e tosse nos últimos dias.
De acordo com a SES, o idoso sofria de mal de Parkinson. Ele foi atendido, realizou exames e chegou a ser entubado. O paciente teve uma parada cardiorrespiratória na UPA e morreu. Uma equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) foi acionada para fazer a coleta do material para análise, que positivou para Covid-19.

Dos novos casos confirmados, 4 são do sexo masculino, com idades entre 45 e 74 anos; e 4 do sexo feminino, na faixa etária entre 28 e 87 anos. Dos pacientes, 7 são residentes do Recife e 1 de Aliança.
 Até agora, os 95 casos confirmados estão distribuídos por 12 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Goiana e Aliança), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.
No momento, 23 pacientes estão internados, sendo 14 em UTI/ UCI e 9 em leitos de isolamento. Outros 50 estão em isolamento domiciliar e 14 já se recuperaram da Covid-19.

Covid-19 em Pernambuco

– Casos confirmados: 95

– Pacientes internados: 23

– Infectados em isolamento domiciliar: 50

– Pacientes recuperados: 14 

– Mortes: 8

Faixa etária

0 – 9 anos: 010-19 anos: 220 – 29 anos: 630-39 anos: 2240-49 anos: 1450-59 anos: 1460-69 anos: 2370-79 anos: 780 e mais: 7Total 95

Número de casos por município:
I Região de Saúde:Recife: 64 Jaboatão dos Guararapes: 6Olinda: 5Camaragibe: 2 Ilha Fernando de Noronha: 2 São Lourenço da Mata: 3 
III Região de Saúde:Palmares: 1 
IV Região de Saúde:Belo Jardim: 1 Caruaru: 1 
VIII Região de Saúde: Petrolina: 2 
IX Região de Saúde:Ipubi: 1 
XII Região de Saúde:Aliança: 1 Goiana: 1 
Outros Estados: 2
Outro Países: 3

(Com informações do Diário de Pernambuco)

quinta-feira, 02 de abril de 2020

Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas nesta terça-feira (1º), após um ataque de abelhas em Trindade, no Sertão Pernambucano.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ataque aconteceu na Zona Rural, quando provavelmente um trator que fazia a manutenção da estrada atingiu acidentalmente o enxame. A maioria das pessoas que ficaram feridas estavam em uma moto.

Segundo a Direção do Hospital Municipal de Trindade, Alexsandro de 41 anos chegou na unidade sem vida. Quatro pessoas foram liberadas e uma criança está em observação.

quarta-feira, 01 de abril de 2020

Francisco Dirceu - PGJ

Nesta quarta-feira (1º/04), o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu de Barros, protocolou representação junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), para que seja decretado intervenção em um município pernambucano. A vasta documentação colhida nos procedimentos de investigações comprovam nove ilicitudes, com práticas de infrigência a vários princípios constitucionais, conduta de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública.

A representação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está fundamentada em quatro investigações ― Procedimento Investigatório Criminal, instaurado pelo próprio MPPE; Relatório de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE); Inquérito Policial, instaurado pela DRACO; e Inquérito Cível por atos de improbidade, instaurado pelo MPPE no município ―, que apontam irregularidades em quase todas as Secretarias Municipais da cidade.

Configura-se entre o conjunto de ilícitos uma das hipóteses constitucionais de intervenção estadual prevista no artigo 212, no que tange ao comprometimento do funcionamento dos serviços fundamentais de educação e saúde.

É de conhecimento da Procuradoria Geral de Justiça de Pernambuco que os dados municipais quanto à contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) são preocupantes e que uma das ilicitudes do gestor municipal do Poder Executivo, da cidade em questão, é a descontinuidade nas ações de planejamento no setor de saúde.

“Além das inúmeras ilicitudes constatadas pelas quatro frentes investigativas (PGJ, TCE, DRACO e promotor natural do município) que, intrinsecamente, já enseja um pedido de intervenção, a desorganização administrativa, mesmo diante dos volumosos recursos de que dispõe, coloca a população em grave e iminente risco em tempos em que o gestor municipal deve ter o máximo de cuidado possível com o setor da saúde”, afirma o procurador-geral de Justiça.

A situação atual do município ― na contramão de toda mobilização no Estado de Pernambuco para o enfrentamento da pandemia, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 11 de março ―, já coloca o município, frente à situação de calamidade, em grande desvantagem em comparação com outras cidades pernambucanas, fato que pode provocar grande risco à vida dos cidadãos.

Fonte: MPPE

quarta-feira, 01 de abril de 2020

As atividades comerciais seguem sendo fiscalizadas no município. Ontem (31), a Vigilância Sanitária fechou estabelecimentos desautorizados a funcionar pelos decretos estadual e municipal.

A Vigilância também fez alerta a banco e lotéricas sobre a falta de organização das filas de espera para atendimento, e orientou as pessoas a manter o distanciamento recomendado de um para o outro.

Na zona rural, os trabalhos continuaram com a notificação de bares, em várias localidades, para o encerramento das atividades.

Na segunda (30), além de fechar estabelecimentos não essenciais (conforme os decretos), a Vigilância também apreendeu produtos de origem não especificada.

quarta-feira, 01 de abril de 2020

O prefeito do município de Lajedo, Rossine Blesmany, fez um apelo na última semana para que empresários e pessoas com condições financeiras, doassem alimentos para serem entregues a famílias que estão em situação de vulnerabilidade devido a pandemia do coronavírus.

Rossine, começou a campanha dando exemplo, abriu mão do salário do mês que deu para comprar 300 cestas básicas.

Solidários ao prefeito, empresários e amigos se juntaram ao prefeito e conseguiram 1.705 cestas básicas.

Na manhã desta terça-feira (31), o prefeito e sua equipe de colaboradores foram a diversas localidades realizar a entregas.

quarta-feira, 01 de abril de 2020

Cometeu suicídio na tarde desta terça-feira (31), se jogando de uma das janelas do Hospital Regional do Agreste em Caruaru, o paciente Junior Ferreira Pimentel, de 37 anos, que morava no Sítio Urubu, na zona rural de Garanhuns, ele estava na sala de recuperação e estava internado há cinco dias.

Segundo informações a vítima era alcoólatra, quebrou o pescoço na queda e o corpo foi encaminhado para o IML local.

quarta-feira, 01 de abril de 2020

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), informa sobre o funcionamento das feiras livres no município, a partir desta semana, com nova formatação, visando atender às medidas preventivas ao contágio da Covid-19, bem como o abastecimento da população de Garanhuns.

A partir desta quinta (02), com a feira localizada na avenida Oliveira Lima, no bairro Heliópolis, as atividades serão retomadas de forma gradual. De acordo com os padrões de higienização estabelecidos pelos órgãos de referência na área de saúde, bem como as recomendações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), e as normas expedidas pelo Governo Municipal, por meio de decretos oficiais.

Todas as feiras serão fiscalizadas permanentemente, da mesma forma que o cumprimento das normas sanitárias por parte dos feirantes e consumidores. Profissionais da Vigilância Sanitária do município e da empresa concessionária de serviços nas feiras livres serão responsáveis pela fiscalização; visando evitar também aglomerações desnecessárias nos espaços.

Será estabelecido ainda um limite de dois metros de distanciamento entre as bancas dos feirantes, que serão dispostas em formato linear, em corredores com o dobro do tamanho padrão. Será permitida apenas a comercialização de produtos do gênero alimentício, sendo eles: hortaliças, frutas, legumes, carnes, peixes e aves. Nenhum item poderá ser acondicionado no chão da feira.

As feiras nos bairros continuarão funcionando nos dias já estabelecidos, bem como a Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga), que vai contar com um espaçamento maior para a comercialização dos produtos, com o horário que se estenderá até às 14h. Exceto a feira realizada em frente ao Mercado 18 de Agosto, localizada na rua Manoel Borba, no centro da cidade, que passa a funcionar apenas aos sábados.

Feira do Peixe — Já as tradicionais ‘feiras do peixe’ estão mantidas, no dia 8 de abril, no Mercado 18 de agosto; e no dia 09 de abril, no bairro Heliópolis.

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) informa ainda sobre as interdições temporárias nas vias do município, para garantir a realização das feiras com o espaçamento necessário.

Para feira da Oliveira Lima, na quarta-feira (01), serão interditados os pontos da avenida Rui Barbosa com a Oliveira Lima, Santa Rosa e Euclides Dourado. Além da rua Pedro Cavalcante com a avenida Djalma Dutra; avenida Thompson com Euclides Dourado e Santa Rosa; avenida Ernesto Dourado com a Oliveira Lima e Djalma Dutra com a avenida Frei Caneca.

No bairro Boa Vista, as interdições acontecem a partir da sexta (03), com pontos entre a avenida Bom Pastor e a Praça do Café (próx. a Funase), e também com a BR-424. No sábado (04), no Mercado 18 de Agosto, serão interditados pontos entre a rua 13 de Maio e Manoel Borba, além da rua Santos Dumont e Manoel Antônio de Miranda.

Para a feira da avenida Santa Terezinha, no Magano, que será realizado no domingo (05), as interdições acontecem no sábado, entre a Santa Terezinha e avenida Sátiro Ivo, Rua Julião Cavalcante e também na Praça Campos Sales.

quarta-feira, 01 de abril de 2020

Um traficante foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (1º), próximo a barragem do Estado, na zona rural do município de Altinho, no Agreste de Pernambuco.

O corpo de Jadson de Medeiros Martins Leite, de 18 anos, apresentava cinco perfurações provocadas por disparos de arma de fogo.

Jadson foi visto pela última vez acompanhado de três homens na noite da terça-feira (31), o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru e a delegacia de Altinho investiga o caso.

quarta-feira, 01 de abril de 2020

Decreto Municipal nº 025/2020 foi editado hoje (31), entre outras determinações reduz salário do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais em 30%

A Prefeitura de Garanhuns anunciou, nesta terça-feira (31), uma nova série de medidas que vão impactar na prevenção e enfrentamento ao contágio da Covid-19. As determinações são oficializadas por meio do Decreto Municipal nº 025/2020, que dispõe sobre os procedimentos para contratações destinadas ao fornecimento de bens, prestação de serviços, locação de bens e execução de obras necessárias ao enfrentamento da emergência em saúde pública, decorrente do coronavírus, no âmbito do Poder Executivo Municipal, Autarquias e Fundos Municipais. 

Também seguem prorrogados por mais 30 dias os efeitos do artigo nº 19, do Decreto Municipal n° 015/2020, que rege sobre medidas voltadas para órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura, e para população em geral. As aulas da rede municipal e particular de ensino seguem suspensas por tempo indeterminado. Ficam reduzidos ainda o salário do prefeito, vice-prefeito, e secretários municipais em 30% (trinta por cento), até determinação posterior. 

O novo decreto destaca ainda que as contratações destinadas ao fornecimento de bens, à prestação de serviços, à locação de móveis, imóveis e equipamentos, à execução de obras, necessários ao enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional, decorrente do novo coronavírus, serão realizadas por dispensa de licitação, de acordo com o estabelecido no projeto de lei complementar. 

O expediente autoriza a contratação de pessoa jurídica, com ou sem fins lucrativos, para a gestão de equipamentos hospitalares abertos ou disponibilizados para o enfrentamento da pandemia. Havendo a possibilidade de aquisição ou locação de equipamentos, bens e insumos hospitalares, realização de adaptações necessárias à prestação dos serviços e disponibilização de todos os profissionais necessários ao funcionamento das unidades de serviços hospitalares. 

Os contratos com os prestadores de serviços credenciados na área de saúde poderão ser prorrogados, bem como os demais ajustes firmados pela Secretaria Municipal de Saúde, considerados essenciais, de acordo com o critério da pasta, para as ações de enfrentamento ao coronavírus. 

A administração municipal fica autorizada a realizar a contratação de profissionais de saúde sem seleção simplificada, sendo estes necessários ao enfrentamento da emergência em saúde pública. Ficam suspensos ainda, até 30 de abril, os prazos de atos relativos aos processos administrativos municipais, como impugnações, defesas e recursos, bem como a contagem dos respectivos prazos prescricionais.

Estão suspensas as cobranças de taxas de recolhimentos de veículos, guarda e depósito previstas na Lei Municipal n. 4428/2017. O Governo Municipal também poderá adotar o perdão de multas e juros de impostos não recolhidos durante a pandemia do coronavírus, em percentuais a serem definidos posteriormente.

Os recursos repassados pelo Governo Federal deverão ser aplicados especialmente nos combates a pandemia do coronavírus, e em casos excepcionais, para atender necessidades locais, em decorrência ao enfrentamento de situações adversas na área social. 

Está liberada a realização das feiras livres exclusivamente para comercialização de gêneros alimentícios. Para isso, a empresa concessionária da administração das feiras livres e os feirantes deverão disponibilizar em cada banca da feira, álcool em gel 70%, permitindo que os consumidores higienizem as mãos; adotar providências para que os funcionários e consumidores mantenham a distância mínima de segurança de um metro e meio; assegurar que todos os feirantes utilizem equipamentos de proteção individual; providenciar para que os utensílios necessários ao exercício das atividades sejam devidamente higienizados; bem como a higienização contínua das maquinetas de cartões de crédito, e das bancas, continuamente.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) poderá também doar cestas básicas a pessoas em estado de vulnerabilidade social, especialmente aquelas acometidas pela crise do coronavírus. 

Foram adotadas medidas emergenciais de contingenciamento de gastos, com o objetivo de minimizar as despesas durante o período de suspensão do atendimento presencial da Prefeitura Municipal de Garanhuns e autarquias, em virtude do surto da pandemia do coronavírus. 

Ficam proibidas novas contratações ou aditamentos contratuais; bem como da execução de obras e serviços de engenharia, que não sejam imprescindíveis ao funcionamento mínimo da Prefeitura. Também está vetada a autorização do gozo de férias e licenças prêmios que impliquem o pagamento do respectivo abono; e haverá contingenciamento na aquisição e utilização de materiais de almoxarifado, consumo de energia elétrica, água e combustível. 

Serão contidos os gastos com investimentos na áreas de tecnologia da informação, consultoria técnica, aquisição de materiais de consumo, racionalização na concessão dos materiais de almoxarifado, consumo de água, energia elétrica e telefonia. Serão ainda revistos os contratos, inclusive os essenciais, com redução linear no percentual de até 25% (vinte e cinco por cento) dos valores contratados. 

Também será suspenso o envio de projeto de lei relativo a reajustes salariais; da antecipação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário; da nomeação de novos servidores, exceto contratações ligadas a saúde; do pagamento de diárias e passagens aéreas, salvo em situações excepcionais, autorizadas pelo Gabinete do Prefeito; do pagamento de indenização de qualquer natureza e ressarcimento de transporte; de despesas com capacitação presencial e à distância; da criação de grupos de trabalho e comissões remunerados; da contratação de novos terceirizados e estagiários, com exceções para a área da saúde.

Haverá ainda a redução percentual de 30% (trinta por cento) dos salários dos cargos comissionados incluindo as autarquias municipais; com exceção para cargos da Saúde, AMSTT e Assistência Social; e de 100% (cem por cento) das gratificações concedidas aos servidores efetivos, excetuando as atividades da saúde, assistência social e AMSTT; e 50% (cinquenta por cento) das gratificações nos cargos das autarquias municipais, com exceção das atividades da AMSTT. As demais exceções, devem ser comunicadas diretamente por cada secretário municipal à Secretaria de Administração até o dia 10 de cada mês.

O Decreto Municipal Nº 025/2020, entra em vigor, e poderá ser acessado na íntegra, na data de sua publicação no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe), com validade de efeitos durante todo o período de emergência em decorrência do coronavírus.