segunda-feira, 06 de abril de 2020

Um adolescente foi assassinado na tarde deste domingo (5), no bairro Jardim, Diamante, no município de Catende, na Mata Sul de Pernambuco.

Alisson Francelino da Silva, de 17 anos, foi alvejado por dois disparos de arma de fogo em frente a uma residência, ele não resistiu e morreu antes de receber os primeiros socorros.

Até o momento a autoria do crime e sua motivação são desconhecidas, o corpo foi periciado pelo Instituto de Criminalística (IC), e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

segunda-feira, 06 de abril de 2020

Dois elementos em uma moto mataram um idoso na manhã deste domingo (5), na Rua Nemecio Freire de Mendonça, no centro da cidade de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.A vítima foi o proprietário de um ferro velho, identificado como Valdenio Portela Dias, de 65 anos, ele foi alvejado por disparos de arma de fogo, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O corpo foi periciado e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, o caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.

segunda-feira, 06 de abril de 2020

Um homicídio foi registrado na manhã desta segunda-feira (6) na zona rural de Gravatá, agreste pernambucano. O crime ocorreu numa localidade conhecida como Serra do Boi.

Segundo informações, o corpo de um homem foi encontrado carbonizado e o crime possivelmente foi cometido durante a madrugada. Ainda não há informações sobre o modo como o crime foi praticado.

A Polícia será informada para comparecer ao local e proceder com o processo de identificação do corpo, que até está sem identificação. O corpo deverá ser encaminhado ao IML do Recife.

segunda-feira, 06 de abril de 2020

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, balançou forte nesta segunda-feira (6), mas não irá cair, ao menos por ora. O presidente Jair Bolsonaro já tinha se decidido pela exoneração do principal nome do governo no combate ao coronavírus, mas no final da tarde foi convencido por militares, como os ministros Walter Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Governo), de que a melhor decisão seria manter o ministro por enquanto.

A possibilidade de exoneração de Mandetta, no entanto, continua forte. O deputado federal Osmar Terra, ex-ministro da Cidadania, a imunologista e oncologista Nise Yamaguchi, diretora  do Instituto Avanços em Medicina, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, são apontados como favoritos a ocupar o cargo. Terra, inclusive, já teria ligado para os governadores para anunciar a decisão do presidente.

Terra, que foi ministro da Cidadania até fevereiro deste ano, tem defendido nos últimos dias posição contrária à de Mandetta na questão do isolamento social – a de que a medida não resolve e pode prejudicar a economia, mesma tese defendida pelo presidente. Barra Torres também pensa como Bolsonaro e chegou a acompanhá-lo no dia em que ele cumprimentou apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada durante as manifestações de 15 de março. Já Yamaguchi é defensora do uso da cloroquina no tratamento do coronavírus – Bolsonaro é um entusiasta da ideia.

A mais recente pesquisa Datafolha havia apontado que entre os brasileiros que declararam ter votado em Jair Bolsonaro no segundo turno da última corrida presidencial, 82% classificaram como ótimo ou bom o trabalho da pasta comandada pelo médico e deputado licenciado Mandetta (DEM).

segunda-feira, 06 de abril de 2020

O segundo feminicídio registrado no interior de Pernambuco durante este final de semana foi registrado na Rua Honório Batista, distrito de Fátima, zona rural de Flores, sertão pernambucano.

Uma mulher de 31 anos, identificada como Maria do Socorro Alves, foi esfaqueada até a morte pelo marido dela, identificado como José Inácio dos Santos Silva.

O autor do crime está foragido e sendo procurado pela polícia. O corpo de Maria do Socorro foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) e o caso registrado na delegacia local.

segunda-feira, 06 de abril de 2020

O Governo de Todos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural concluiu o levantamento dos danos sofridos pelos agricultores familiares das comunidades ribeirinhas na enchente do rio Ipanema, na semana passada. O foco foi na produção e criação.

O levantamento apontou perdas de plantações (como feijão de corda, milho, macaxeira e diversos tipos de verdura); de animais (galinhas, peixes, ovelhas e porco); de alimentação animal (palma, capim e silo); e de equipamentos de irrigação e cercados.

Agricultor do sítio Bastiões – um dos mais atingidos pela enchente – seu Jair perdeu praticamente tudo que tinha. Lamentando, ele descreve o cenário em sua propriedade após a enchente do rio Ipanema. “Não ficou nada. Tá aí essa bagaceira.”

De acordo com o secretário da pasta, André Paixão, a identificação das perdas é um primeiro passo para reparar os danos sofridos pelos agricultores. “Junto com a Defesa Civil, vamos acionar o governo do estado e os órgãos responsáveis para ajudar nossos agricultores.”

ACÕES DE OUTRAS SECRETARIAS

➡️ A Secretaria de Assistência Social está prestando assistência a todas as famílias afetadas.

➡️ A Secretaria de Transporte e Trânsito está trabalhando na recuperação de estradas danificadas e transportou imóveis de algumas famílias para outras localidades.

➡️ A Secretaria de Infraestrutura continua realizando inspeção de casas, estradas e pontes para identificar danos e possíveis riscos.

Os trabalhos estão desenvolvidos com o apoio da Defesa Civil do município.

segunda-feira, 06 de abril de 2020

Pernambuco confirmou, nesta segunda-feira (6), a morte de um adolescente de 15 anos, com o novo coronavírus (Sars-Cov-2). Foi a pessoa mais nova a morrer com Covid-19 no Brasil, segundo o balanço de mortes divulgado pelas secretarias estaduais de Saúde. Também houve oito novos óbitos confirmados, totalizando 30, incluindo o de uma fisioterapeuta que estava grávida. No total, há, no estado, 223 casos confirmados da doença, 22 a mais que o boletim do domingo (5).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o adolescente era morador de São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Ele morreu no dia 27 de março, mas o resultado para a Covid-19 saiu no domingo (5), sendo registrado no boletim desta segunda.

Ele foi socorrido com sintomas como febre, tosse, dificuldade de respirar e saturação menor que 95%. Internado inicialmente no dia 20 de março, o adolescente morreu uma semana depois. Houve, ainda, a confirmação da morte da fisioterapeuta Viviane Albuquerque, de 33 anos, que morreu no domingo (5). O bebê foi retirado em uma cesariana, no sábado (4).

Também foi confirmado o óbito da segunda técnica de enfermagem do Hospital Getúlio Vargas, na Zona Oeste do Recife. Outra morte de profissional de saúde da mesma unidade foi registrado no domingo (5).

Dos nove óbitos confirmados, sete são mulheres e dois, homens. As mortes ocorreram entre os dias 27 de março e o domingo, mas a confirmação para Covid-19 só foi divulgada nesta segunda-feira.

Os municípios onde houve novos casos de Covid-19 foram Recife (8), São Lourenço da Mata (4), Jaboatão dos Guararapes (2), Olinda (2), Paudalho (2), Camaragibe (1), Cachoeirinha (1) Caruaru (1), Lagoa do Carro (1). Entre os casos novos, oito são do sexo masculino e 14 do feminino, com idades entre 15 e 92 anos de idade.

Do total de casos confirmados, 101 estão em isolamento domiciliar e 67 internados, sendo 23 em Unidades de Terapia Intensiva e 44 em leitos de isolamento. Outros 25 pacientes já tiveram cura clínica comprovada do coronavírus.

Há casos confirmados em 17 municípios, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros estados e países.

Confira os novos óbitos confirmados

1 – Mulher, 33 anos, puérpera. Moradora do Recife. Data do óbito: 05/04 em hospital privado, resultado confirmado para Covid-19 em 01/04

2 – Mulher, 52 anos, profissional de saúde. Residente em Camaragibe. Data do óbito: 04/04 em UPA. Iniciou sintomas no dia 28/03, apresentando febre, tosse, dispneia, desconforto respiratório e Saturação < 95%. Resultado confirmado para Covid-19 em 05/04.

3 – Mulher, 57 anos. Residente no Recife. Data do óbito: 04/04. Resultado confirmado para Covid-19 em 04/04. Paciente com solicitação de exame do Hospital da Mulher.

4 – Homem, 83 anos. Residente em Jaboatão dos Guararapes. Data do óbito: 04/04. Iniciou sintomas de febre, tosse, dispneia e saturação < 95% em 01/04. Resultado confirmado para Covid-19 em 05/04

5 – Homem, 15 anos, morador de São Loureço da Mata. Data do óbito: 27/03. Iniciou sintomas febre, tosse, dispneia e saturação < 95% em 20/03. Resultado positivo para Covid-19 em 05/04.

6 – Homem, 65 anos, morador de Paudalho. Data do óbito: 04/04. Iniciou sintomas de dispneia e desconforto respiratório em 21/03. Resultado positivo para Covid-19 em 05/04.

7 – Mulher, 84 anos, São Lourenço da Mata. Data do óbito: 03/04. Iniciou sintomas de febre, dispneia, desconforto respiratório em 01/04. Resultado positivo para Covid-19 em 05/04

8 – Mulher, 72 anos, moradora de Lagoa do Carro. Data do óbito: 05/04. Iniciou sintomas de febre, tosse, dispneia e desconforto respiratório em 26/03. Solicitação de exame realizada pelo Hospital do servidor, com resultado confirmado para Covid-19 em04/04.

9 – Mulher, 42 anos, São Lourenço da Mata. Data do óbito: 03/04. Iniciou sintomas de febre e tosse em 01/04, com resultado positivo para Covid-19 em 05/04.

(Com informações do G1)

segunda-feira, 06 de abril de 2020

Um homem de 43 anos foi assaltado quando trafegava pela PE 177, em Garanhuns. O roubo ocorreu no período da tarde de sábado (4), nas proximidades do Assaí Atacadista.

O cidadão informou a polícia que trafegava pela rodovia quando dois elementos se aproximaram numa motocicleta. Eles estavam armados e lhe obrigaram a entrar num matagal ao lado da via. No local havia mais bandidos armados. Eles roubaram a moto modelo Start 160, vermelha, com placa QWK 4779 e mais uma quantia de R$ 600 em espécie.

Para amedrontar a vítima, os criminosos ainda efetuaram alguns disparos de arma de fogo e desapareceram empreendendo fuga com destino a rodovia.

O cidadão procurou uma delegacia de polícia e registrou o roubo.

segunda-feira, 06 de abril de 2020

Um homem foi encontrado assassinado na noite deste domingo (5), na rodovia PE-060, em Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco.

O corpo de Williams Luiz dos Santos, de 35 anos, foi encontrado dentro de um veículo apresentando lesões provocadas por disparos de arma de fogo, não houve testemunhas do crime, o corpo foi periciado e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal.

A Polícia Civil está tentando desvendar o crime.

segunda-feira, 06 de abril de 2020

Um ex-presidiário foi assassinado na noite deste domingo (5), na Rua São João, na cidade de Bonito, no Agreste de Pernambuco.

José Marivaldo da Silva, de 37 anos, estava em casa, quando foi alvejado por vários disparos de arma de fogo, ele estava acompanhado de um amigo que não ficou ferido.

A autoria e motivação do crime são desconhecidas, o corpo foi periciado e encaminhado para o instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

A delegacia de Bonito vai investigar o caso.