quarta-feira, 15 de abril de 2020

Um elemento identificado até o momento como sendo Ricardo Jorge de Moraes Pessoa, de 50 anos, foi preso após atear fogo na Dulce Sorvetes, no Centro de Garanhuns.

O caso foi registrado na madrugada desta quarta-feira (15), na Avenida Santo Antônio. De acordo com as informações apuradas por nossa equipe de reportagem, o elemento utilizando álcool, por volta das 03h30 teria ateado fogo na sorveteria que foi recém inaugurada.

Vigilantes noturnos que faziam rondas na localidade conseguiram deter o elemento que estava nas proximidades. Ele confessou ter ateado fogo, porém não informou o motivo. A PM foi acionada e levou o criminoso a uma delegacia de polícia para ser ouvido pela autoridade policial.

Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local e apagaram as chamas. O local foi isolado, e uma equipe da CELPE foi acionada para solucionar os problemas causados pelas chamas. Toda a sorveteria foi incendiada, e totalmente destruída.

Os proprietários estimam um prejuízo em torno de 300 Mil Reais.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Um rapaz foi encontrado na manhã de terça-feira (14) com marcas de tiro e escoriações pelo corpo, em uma área de mato, nas proximidades da Rua Epitácio de Coimbra, no bairro da Liberdade, em Garanhuns.

De acordo com informações da Polícia Militar que foi atender a ocorrência da vítima, o rapaz contou que por volta das 17h30 foi rendido por cinco homens quando trafegava pela Rua dos Operários, no mesmo bairro. Eles o amarraram suas mãos e em seguida lhe levaram para uma localidade conhecida como “Buracão” próximo do bairro, onde o mesmo foi jogado dentro de um buraco e alvejado por disparos de arma de fogo.

Ainda segundo a vítima, na tentativa de se livrar dos tiros conseguiu se jogar dentro de um esgoto, só conseguindo sair de lá na manhã seguinte, por volta das 6h30, foi quando pediu socorro aos populares.

Uma equipe do SAMU prestou socorro à vítima até o Hospital Regional Dom Moura, onde deu entrada apresentando ferimentos de arma de fogo na mão direita, nas costas e na parte inferior da coxa.

A 22ª Delegacia de Homicídios da cidade investiga a tentativa de homicídio.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Na manhã de terça-feira (14), populares encontraram um veículo abandonado e parcialmente depenado, em uma estrada da zona rural do sítio Pedra Branca, no município de Paranatama. A Guarda Municipal foi comunicada sobre o abandono do veículo e consequentemente informou o caso à Polícia Militar.

A equipe policial ao chegar no local verificou os dados do veículo, Corsa Sedan prata, ano 2006, e constatou que o mesmo com tinha queixa de roubo no município de Garanhuns.

Em contato com o proprietário do veículo, foi informado que o mesmo havia sido assaltado na Cohab III, em Garanhuns, no início da noite do dia anterior.

O caso foi comunicado à Delegacia de Paranatama para dar prosseguimento as investigações do roubo.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Um jovem de 20 anos foi assassinado na manhã desta terça-feira (14), no centro de Ribeirão, na Mata Sul de Pernambuco.

Eleomar Pereira da Silva, estava na Praça Severino Ramos, quando um homem efetuou disparos de arma de fogo, Eleomar não resistiu e morreu antes de receber os primeiros socorros.

A Polícia Civil já tem um suspeito do crime, ele ainda não foi preso e está sendo procurado, o corpo foi periciado e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

terça-feira, 14 de abril de 2020

Os produtores da bacia leiteira de Pernambuco querem do governo do estado a prorrogação do recolhimento do ICMS e do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF), ao qual devolvem 10% dos benefícios fiscais que receberam, além da renegociação de empréstimos tomados no Banco do Brasil e no Banco do Nordeste.  A proposta foi feita hoje (terça, 14) na segunda reunião da Frente Operacional de Combate ao Covid 19 no Agreste (Foco Agreste), em Garanhuns.

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco, Saulo Malta, é dramática a situação do setor, com a vertiginosa queda na demanda causada pela pandemia do novo coronavírus. Outra solicitação dos produtores, feita pelo empresário Stênio Galvão, da empresa Bom Leite, foi o aumento das compras de lácteos, como queijo e leite, pelo governo do estado e prefeituras para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

A prefeita de São Bento do Una, grande produtor de leite e ovos, Débora Almeida (PSB), sugeriu que as prefeituras pernambucanas incluam queijo e ovos nas suas cestas básicas. “Todas essas medidas são factíveis e certamente ajudarão a estratégica bacia leiteira do estado a respirar”, assinalou o deputado federal Fernando Rodolfo (PL), idealizador da Foco Agreste.

O deputado estadual Sivaldo Albino, líder do PSB na Assembléia Legislativa, prometeu levar ao governador Paulo Câmara, durante a segunda reunião da Foco Agreste, reivindicação do comércio para que se permita a abertura de uma porta destinada ao pagamento de carnês. São o mecanismo mais usado nas vendas a prazo em alguns municípios, como Garanhuns e Lajedo, no qual só 20% das vendas a prazo são feitas com cartão de crédito, segundo o presidente do CDL (Clube dos Dirigentes Lojistas) local, Ivo Júnior, apoiado pelo representante do CDL de Garanhuns,  Geandré Nogueira.

Participaram também da reunião de hoje (terça, 14) da Foco Agreste, por plataforma virtual, o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto,  a deputada estadual Priscila Krause e o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade), além de empresários da região.

A próxima reunião da Frente está marcada para as 14h de quinta-feira, com a participação de médicos de várias cidades do agreste. Como na primeira reunião, no sábado, será transmitida ao vivo pelo Facebook (perfil focoagreste).

terça-feira, 14 de abril de 2020

Um agricultor morreu afogado na tarde desta terça-feira (14), na cidade de Caetés, no Agreste de Pernambuco.

Sivonaldo da Silva Feitosa, de 25 anos, estava tomando banho em um açude que fica nas imediações do fórum, populares perceberam que ele estava se afogando entraram na água e quando conseguiram localizar o corpo estava sem vida.

O cadáver foi periciado pelo Instituto de Criminalística e encaminhado para o IML de Caruaru.

terça-feira, 14 de abril de 2020

Como todos sabem, a barragem do Ipanema, localizada em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, apresenta danos em sua estrutura e corre o risco de rompimento. Mediante esse risco, a Prefeitura de Águas Belas e a Defesa Civil orientam as famílias ribeirinhas das áreas de risco nos sítios Bastiões, Riachão, Macambira e Barriguda a não voltem às suas casas.

Essa é uma recomendação dos órgãos competentes. O intuito é evitar que uma possível ruptura ocasione danos irreparáveis.

A prefeitura continuará assistindo todas as famílias e se disponibilizando, assim como a Defesa Civil, a ajudá-las no que for necessário. Por outro lado, Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos já está planejando uma ação emergencial para inibir os riscos de rompimento.

Em breve, todos poderão retornar às suas casas.

(Com informações da Assessoria de Comunicação)

terça-feira, 14 de abril de 2020

A secretaria de Saúde do município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco, divulgou uma nota no início da noite desta terça-feira (14), em que diz que um caso suspeito de coronavírus está sendo investigado no município.

A vítima é um idoso, portador de câncer de pulmão e que está internado em Caruaru.

NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE LAJEDO

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Lajedo, informa que tem um caso suspeito de Covid-19. Trata-se de um idoso do sexo masculino, portador de câncer de pulmão em tratamento. Ele está sendo atendido em Caruaru e os familiares estão isolados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Estamos aguardando o resultado do exame de testagem da Síndrome Respiratória.

Estamos aguardando o resultado para confirmar se é ou não coronavírus.

A Secretaria de Saúde trabalha com o compromisso de transmitir oficialmente as informações e, portanto, preserva a identidade dos pacientes e seus familiares, respeitando a ética e os princípios legais.

Reforçamos a necessidade de as pessoas ficarem em casa. Cumpram seu isolamento social, mantenham os cuidados com higiene e sigam as recomendações das autoridades sanitárias.

terça-feira, 14 de abril de 2020

Com a ocupação dos novos leitos de UTI criados para a Covid-19 variando entre 80% e 90%, o secretário estadual de Saúde, André Longo, fez um apelo, nesta terça-feira (14), para que os pernambucanos mantenham o distanciamento social. Na tarde desta terça, a ocupação dos 204 leitos de UTI do estado exclusivos para o novo coronavírus era de 88%, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde(SES-PE). “Acreditem na gravidade da situação. Não alimentem falsas esperanças. O vírus não tá indo embora”, disse o secretário. Dos 1.284 casos confirmados no estado, 425 são profissionais de saúde. Pernambuco totaliza 115 mortes por Covid-19.

Entre os dias 20 e 23 de março, a taxa de ocupação de leitos de UTI no estado era de 49%. Atualmente, mesmo com a abertura de novas vagas, o índice tem variado entre 80% e 90%, às vezes superando a marca dos 90%, segundo André Longo. “Nos últimos 30 dias, abrimos 467 novos leitos, sendo 204 de UTI. É um recorde na saúde pública no estado, mas a velocidade da doença pode comprometer esse esforço”, afirmou o secretário.

Nesta terça, dos 204 leitos de UTI abertos, 180 estavam ocupados. A ocupação média dos novos leitos está em 74% com pacientes com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, suspeitos e confirmados da Covid-19. Leitos de enfermaria têm ocupação de 64% e de UTI, 88%.

Um hospital privado, localizado na Zona Sul do Recife, que estava desativado desde 2018, foi requisitado administrativamente pelo governo de Pernambuco. A unidade está passando por reformas e abrirá os primeiros leitos ainda esta semana, passando a compor a rede estadual de saúde, atuando de forma dedicada, exclusivamente, para a atenção aos pacientes com a Covid-19. Ao todo, a estrutura contará com 230 leitos, sendo 100 de UTI. Hospitais de campanha serão abertos em três cidades do interior do estado. 

Em nota, a SES-PE informa que o governo de Pernambuco “continua monitorando, por meio do Gabinete de Crise, comandado pessoalmente pelo governador Paulo Câmara, a evolução da doença no estado e no Brasil, e a partir da necessidade, essa rede será incrementada, seja com a contratação de leitos junto à rede privada, seja com novos leitos na rede própria”.

Há três semanas, a média de internações por Síndrome respiratória aguda grave (Srag) era de 21 por dia. Agora, são cerca de 45 diariamente. “Cada um dos pernambucanos pode fazer a sua parte para a capacidade atual do sistema não transbordar. Você pode adoecer e não ter um leito, seja na rede pública ou privada”, enfatizou Longo. Nas UTIs do estado, 63 pacientes têm diagnóstico fechado que confirma a Covid-19. Outros 117 tem Srag e aguardam resultado de exame para o novo coronavírus ou tiveram a condição provocada por outro agente.

Entre essa segunda-feira (13) e esta terça, foram abertos mais 37 leitos de UTI. “Tentamos estar sempre um passo à frente do vírus. Seguimos um cronograma que envolve uma série de ações e que tem como prioridade a abertura de novos leitos diariamente”, pontuou o secretário estadual de Saúde.

O médico Demetrius Montenegro, chefe do setor de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), explicou ainda que o tempo de permanência dos pacientes nos leitos gera uma necessidade de manutenção das medidas de distanciamento social. Segundo ele, o tempo médio de ocupação nas enfermarias é entre cinco e sete dias. Nas UTIs, porém, o tempo salta para 21 dias. “O leito fica preso por um tempo prolongado, por isso, as pessoas precisam continuar em casa e caso apresente qualquer sintoma gripal, se isolar”, ressaltou.

Números

No boletim epidemiológico desta terça-feira, Pernambuco confirmou mais 130 novos casos da Covid-19. Com isso, o estado totaliza 1.284 ocorrências do novo coronavírus. Desses, 773 estão em isolamento domiciliar e 328 internados, sendo 63 em UTI e 265 em leitos de enfermaria. O mais recente boletim aponta 68 pacientes já recuperados da doença.
Foram confirmadas laboratorialmente 13 novas mortes, sendo 10 mulheres e três homens, ocorridas entre os dias 3 e 13 deste mês. Os pacientes que foram a óbito tinham idades entre 45 e 95 anos. Agora, o estado totaliza 115 mortes pela Covid-19.

Sobre o fato de o número de óbitos ser superior ao de recuperados em Pernambuco, o secretário estadual de Saúde explicou que isso se deve ao fato de ser necessário aguardar os 14 dias de quartentena do paciente, além de 72 horas sem novos sintomas. “O tempo entre a confirmação e a constatação da cura é de mais de 15 dias. A tendência é não conseguirmos acompanhar todas as recuperações. Além disso, não são testados os casos leves, ou seja, as curas são de pessoas que tinham algum agravamento. O acúmulo de óbitos acaba sendo maior ao longo do tempo”, esclareceu.

Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 58 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e de ocorrências de pacientes de outros estados e países. Dos casos confirmados no estado, 736 pacientes são mulheres (57,3%) e 548 (42,7%) são homens. Dos óbitos registrados em Pernambuco, 65 eram homens (56,5%) e 50 eram mulheres (43,5%).

Profissionais de saúde
Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 425 casos foram confirmados e 358 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal), ou privadas. Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

Testes

Ao todo, Pernambuco já realizou 4.244 testes da Covid-19. Desses, 3.290 foram feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e 954 por laboratórios privados. Nas últimas 24 horas, foram realizados 320 testes, sendo 278 pelo Lacen-PE e 42 por unidades privadas. Como o estado tem 1.284 casos confirmados, significa que 2.960 casos suspeitos da Covid-19 foram descartados no estado. 

Os óbitos confirmados no novo boletim do estado foram:
1 – Mulher, 85 anos, Moreno, óbito em 10 de abril, histórico de hipertensão e diabetes

2 – Homem, 50 anos, Olinda, óbito em 10 de abril, histórico de hipertensão e diabetes

3 – Mulher, 68 anos, Cabo de Santo Agostinho, óbito em 3 de abril, histórico de hipertensão e diabetes

4 – Mulher, 88 anos, São Lourenço da Mata, óbito em 11 de abril, histórico de obesidade e asma

5 – Mulher, 76 anos, Jaboatão dos Guararapes, óbito em 12 de abril, histórico de hipertensão, diabetes e cardiopatia

6 – Mulher, 65 anos, Timbaúba, óbito em 13 de abril, histórico de hipertensão, diabetes e acidente vascular encefálico

7 – Mulher, 68 anos, Recife, óbito em 7 de abril, histórico de hipertensão e asma

8 – Mulher, 53 anos, Cabo de Santo Agostinho, óbito em 13 de abril, histórico de tabagismo e hepatomegalia (aumento do fígado)

9 – Mulher, 47 anos, Camaragibe, óbito em 5 de abril, histórico de hipotireoidismo e artrite reumatoide

10 – Mulher, 95 anos, Recife, óbito em 3 de abril, sem relatos de comorbidades

11 – Homem, 81 anos, Carnaíba, óbito em 12 de abril, histórico de hipertensão e acidente vascular cerebral

12 –
Homem, 57 anos, Recife, óbito em 10 de abril, sem relatos de comorbidades

13 –
Mulher, 63 anos, Recife, óbito em 12 de abril, histórico de hipertensão e diabetes

(Com informações do Diário de Pernambuco)

terça-feira, 14 de abril de 2020

Policiais militares do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam dois elementos de alta periculosidade, acusados do cometimento de assaltos e homicídios na região. A dupla foi presa na rodovia PE-85, em Cortês, na Mata Sul do estado, após cometerem uma tentativa de assassinato em Ribeirão. Um dos elementos, conhecido como “Pirata” ou “Cego”, também é suspeito do assassinato de “Rece-Reco de Cortês”, em janeiro desse ano.

As autoridades realizavam rondas, no âmbito da operação “Duas rodas e Bares”, quando foram informadas de que a dupla que tentou assassinar um homem em Ribeirão estaria se dirigindo à zona rural de Cortês, para se esconder. Foi então montado um cerco na rodovia estadual, para capturar os elementos.

Em pouco tempo, três indivíduos passaram em alta velocidade em uma moto e, ao perceberem a presença do policiamento em campana, aumentaram a velocidade, sendo imediatamente seguidos pela viatura. Durante a perseguição, um deles jogou uma arma na beira da estrada, mas o piloto se desequilibrou ao perceber a aproximação das autoridades e derrubou os ocupantes na pista.

O mototaxista que conduzia a moto não teve envolvimento com o crime, mas estava no local por ter sido sequestrado pelos elementos, depois da tentativa de homicídio, e obrigado a sair em fuga para a zona rural de Cortês.

Com o apoio do GATI e da Guarnição Tática de Ribeirão, a Polícia Militar de Cortês empreendeu buscas e conseguiu localizar a arma jogada no caminho, durante a perseguição. Outro revólver também foi apreendido na cintura de um dos elementos.

 Ao todo, foram apreendidos dois revólveres e 11 munições de calibre 38. De acordo com as investigações, um dos homicidas também tem envolvimento com a morte de “Reco-Reco” de Cortês, no dia 15 de janeiro. Na ocasião, a vítima estava em uma barbearia, por volta das 15h, quando foi baleada no tórax e morreu no local.

Os dois envolvidos, de 22 e 23 anos, foram conduzidos à 13º Delegacia Seccional de Palmares, para o registro do boletim de ocorrências e consequente abertura de inquérito. Após prisão em flagrante delito, ambos foram autuados por tentativa de homicídio, roubo de veículo e porte ilegal de arma de fogo.

(Com informações do Portal Nova Mais)