
Um homem foi assassinado na noite desta quarta-feira (15), no Loteamento Eduardo Campos, em Jurema, no Agreste de Pernambuco.
Joselito Carlindo da Silva, de 53 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo próximo da casa que morava na Rua Amazonas, a porta da casa estava aberta dando a entender que ele tinha saído pra falar com alguém, os tiros atingiram várias partes do corpo.
De acordo com familiares, Joselito era usuário de maconha e vivia de rolos, até o momento a autoria e motivação do crime são desconhecidas.
O corpo passou perícia realizada pelo Instituto de Criminalística e foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Um homem que tinha envolvimento com drogas foi assassinado na tarde desta quarta-feira (15), no bairro da Tamarineira, na cidade de Jaqueira, na Mata Sul de Pernambuco.
O corpo de Renato Laranjeira, de 31 anos, foi encontrado com marcas de balas ao lado de uma motocicleta na Rua João Galvão, ele era suspeito de ter participado de uma tentativa de homicídio durante a manhã na cidade de Catende.
A moto que a vítima conduzia apresentava sinais de adulteração, o corpo periciado, encaminhado para o IML de Caruaru e a delegacia de Jaqueira investiga o caso.
Um homem foi assassinado na tarde desta quarta-feira (15), na cidade de Cortês, na Mata Sul de Pernambuco.

Joerônimo Barbosa de Oliveira, de 24 anos, estava na Quarta Travessa do Campo, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo, ainda não há informações da autoria e motivação do crime, o corpo foi recolhido para o Instituto de Medicina Legal, a Polícia Civil está investigando o caso.
O atual corregedor do Ministério Público, o promotor Alexandre Bezerra, morador de Garanhuns, divulgou um vídeo em suas redes sociais informando que foi diagnosticado com Coronavírus.
O vídeo feito pelo promotor tem aproximadamente 02 minutos e 45 segundos e foi direcionado aos colegas do Ministério Público (MPPE), para esclarecer as informações que já circulavam em relação ao caso.
O promotor fez o vídeo na manhã desta quarta-feira (15), e o compartilhou através das redes sociais. No vídeo, o promotor informa que o recebeu o resultado semana passada, que o testou positivo para COVID-19.
“Bom dia a todos, hoje é 15 de Abril de 2020, eu me chamo Alexandre Bezerra, sou Corregedor Geral do Ministério Público. Estou em casa, em isolamento social na cidade de Garanhuns. Estou gravando esse vídeo para avisar, aos colegas e amigos do Ministério Público que na semana passada recebi o resultado positivo para o covid 19”, disse o promotor aparentemente abatido.
Ele ressaltou ainda, que mesmo antes do recebimento do resultado havia mantido o isolamento. Ele disse ainda que está isolado com a família e que todos testaram negativo para a COVID-19.
“Durante esse tempo, obviamente, e até mesmo antes, me mantive isolado junto com minha família que está bem, graças a Deus. Todos deram negativo ao COVID-19, apenas eu positivei, mas, apesar da angustía e aflição natural de uma notícia como essa, eu tenho reagido muito bem a tudo isso, e tenho tido a oportunidade de evoluir a cada dia. Apesar desse sacrifício momentâneo continuo trabalhando e ajudando o MPPE”, disse o promotor.
O caso do promotor foi o 3º a ser registrado em Garanhuns. Ele fez o teste pela rede privada, e o resultado foi divulgado pela Prefeitura como sendo o 3º, na última segunda-feira (12).

Um homem de 33 anos pode ter cometido suicídio na tarde desta terça-feira (14), no município de Iati, no Agreste de Pernambuco.
A vítima Vanderlei Ferreira dos Santos, foi encontrada pelos pais na cozinha da casa que eles moravam, ele estava com um corte na garganta provocado por faca peixeira.
O socorro foi realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
(SAMU), Vanderlei foi levado para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, onde faleceu.
A ocorrência foi registrada como morte a esclarecer uma vez que não há a certeza se ele cometeu suicídio ou se acidentou com a faca, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal.

Uma apreensão de drogas foi realizada pela 8ª DENARC e Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (15), no bairro da Liberdade, na cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.
Os policiais foram até a casa do traficante Alisson Israel Gomes da Silva, de 19 anos, lá encontraram apenas a companheira dele de 15 anos de idade, ela autorizou que fosse realizada uma busca na residência.
Nas buscas foram encontradas 300 gramas de maconha, 07 pedras de crack, um aparelho celular, uma balança de precisão e R$ 480,00 reais.
A adolescente confirmou que o companheiro é traficante, a ação teve a coordenação do novo delegado do DENARC Paulo Bicalho e Oficial de Operações do 9º BPM.
O traficante Alisson Israel está sendo procurado pela polícia.

Nesta quarta-feira (15), a feira livre foi realizada na cidade de Lajedo. Mas muitas medidas de prevenção e orientação foram tomadas:
Desde o dia anterior a equipe da Secretaria de Agricultura demarcou o local dos bancos. Na madrugada a equipe iniciou a fiscalização dos locais e principalmente da entrada apenas de feirantes de Lajedo.

A Vigilância Sanitária desde a madrugada borrifando álcool para higienização das mãos dos feirantes e compradores. E a Vigilância Epidemiológica entregando máscaras a feirantes e à população, e colocando cartazes com as recomendações nos estabelecimentos comerciais.

Cientistas brasileiros vão testar, em 500 pacientes, um medicamento, quase sem efeitos colaterais, com eficácia de 94% em células infectadas pelo novo coronavírus, com resultado, no máximo, em um mês. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (15), pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.
Segundo ele, país também desenvolve equipamento de inteligência artificial para testar pessoas com suspeita de Covid-19. A resposta é em um minuto e o teste utiliza reagentes nacionais. “Vacinas demoram mais do que o reposicionamento de drogas, mas estamos trabalhando com vacina dupla, tanto para Influenza quanto para a Covid”, disse. “Só a ciência pode combater o vírus”, ressaltou Pontes.
O ministro não divulgou o nome do remédio para “não haver corrida” às compras. Isso porque é um fármaco conhecido, amplamente disponível no mercado, de acordo Marcelo Morales, secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “Teremos nas nossas mãos, desenvolvido no Brasil, no máximo, na metade de maio, a solução de um tratamento, com remédio disponível inclusive em formulação pediátrica”, afirmou Pontes.
O remédio será testado em 500 pacientes em sete hospitais, cinco no Rio de Janeiro, um em São Paulo e outro em Brasília. A administração do medicamento será diária, durante cinco dias, com mais nove dias de observação. “Em 14 dias, poderemos ver se os efeitos em pacientes serão os mesmos já comprovados em células infectadas”, destacou o ministro. O ensaio clínico será feito com pacientes que estão internados para o acompanhamento dos sintomas e da carga viral
Segundo o MCTIC, o protocolo será uma administração randomizada, ou seja, nem médicos nem pacientes saberão quem está tomando a medicação e quem está recebendo placebos. “Quero agradecer a comissão de ética do Ministério da Saúde, que fez a aprovação do protocolo dos testes clínicos. Nas próximas semanas, teremos os resultados”, disse Pontes.
Detalhes
Segundo o MCTIC, foram realizados testes utilizando medicamentos que já são comercializados em farmácias para verificar se existe algum capaz de combater a doença. A estratégia chamada de reposicionamento de fármacos é adotada por uma força tarefa formada por 40 cientistas do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social do ministério.
Foram testados dois mil medicamentos com o objetivo de identificar fármacos compostos por moléculas capazes de inibir proteínas fundamentais para a replicação viral. Com uso de alta tecnologia como biologia molecular e estrutural, computação científica, quimioinformática e inteligência artificial, os pesquisadores identificaram seis moléculas promissoras que seguiram para teste in vitro com células infectadas com o SARS-CoV-2. Desses seis remédios pesquisados, os cientistas do CNPEM/MCTIC descobriram que dois reduziram significativamente a replicação viral em células. O remédio mais promissor apresentou 94% de eficácia em ensaios com as células infectadas.
Na terça-feira (14), o ensaio clínico financiado pelo MCTIC obteve a autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para realizar a última etapa dos testes: os ensaios clínicos em pacientes infectados com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), que devem começar já nas próximas semanas.
(Com informações do Diário de Pernambuco)

Uma mulher de 53 anos de idade morreu na noite da última terça-feira (14), no hospital do município de Capoeiras, no Agreste.
De acordo com a entrevista do secretário de saúde do município, Cleber Gewher, no Programa Plantão Coronavírus, na 87-FM de Garanhuns, a mulher deu entrada no hospital no último final de semana, em seguida, foi diagnosticada com pneumonia e passou a ser acompanhada por uma equipe médica.
Ainda de acordo com o secretário, na noite de ontem, ela teve uma piora no quadro clínico e acabou falecendo após complicações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
O teste para coronavírus foi realizado e encaminhado ao Laboratório Central de Pernambuco (LACEN-PE), que recolheu a amostra e deve encaminhar o resultado nos próximos dias. O município já registrou um caso de COVID-19.

Nesta quarta-feira (15), Pernambuco confirmou 200 novos casos da Covid-19, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Agora, o estado totaliza 1.484 casos confirmados. Também foram confirmadas laboratorialmente 28 novas mortes (17 homens e 11 mulheres), ocorridas entre os dias 08 e 14 de abril.
Os pacientes que foram a óbito tinham idades entre 18 e 94 anos. Com isso, o estado totaliza 143 mortes pela Covid-19. Além disso, o boletim aponta um total de 69 pacientes já recuperados da doença.



