
Bandidos invadiram uma residência e assassinaram um jovem na tarde desta sexta-feira (13), no município de Ribeirão na Mata Sul de Pernambuco.
Tharcio Henrique da Silva, de 20 anos, ainda tentou correr, foi perseguido e alvejado com um tiro de espingarda calibre 12 nas costas, o crime pode ter ligação com o envolvimento do rapaz com drogas, a polícia encontrou dentro da casa três big-bigs de maconha.
Durante a perícia foi encontrado o cartucho da espingarda utilizada no crime. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal e o caso continua sendo investigado pela Polícia Civil.

Um Guarda Municipal foi assassinado na manhã desta sexta-feira (13), no Distrito de Santo Antônio das Queimadas, no município de Jurema, no Agreste de Pernambuco.
A vítima Ronildo Antônio Galdino, de 34 anos, estava em uma rua, quando foi alvejado por quatro disparos de espingarda calibre 12, os tiros atingiram a cabeça e outras partes do corpo de Dida de Antônio, como ele era conhecido.
Na cena do crime foram encontrados vários cartuchos de espingarda calibre 12, o corpo foi periciado pelo Instituto de Criminalística e encaminhado para o IML de Caruaru.
A delegacia de Jurema já está investigando o caso.

Durante os dias 12 e 13/03/2020, a 22ª Delegacia de Homicídios deflagrou na cidade de Garanhuns a 4ª Fase da Operação de Intervenção Policial Tática, denominada HUNTERS 2.0 vinculada à 3ª Divisão de Homicídios do Agreste. A Operação teve como objetivo combater os Crimes Violentos Letais contra a Vida (CVLIs), com a participação e execução por parte das equipes das Delegacias de Homicídios das cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Garanhuns.

Na execução, foram empregados 35 Policiais Civis, entre Delegados, Comissários, Agentes e Escrivães. Foram cumpridos 10 Mandados de Prisão contra Homicidas, sendo realizadas 04 Prisões em Flagrante e Apreendidos vários Entorpecentes, tais como 203 pedras de Crack e 17 “big-bigs” de Maconha, balança de precisão, além de produtos de roubos, tudo relacionado a crimes violentos praticados na região do Agreste.
GARANHUNS: Na cidade de Garanhuns a operação foi realizada pelos agentes de Polícia e escrivães sob coordenação do Delegado de Polícia Eric Costa Cândido. Durante a operação Policiais Civis da 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns, realizavam diligencias no bairro COHAB 3, na cidade de Garanhuns, afim de encontrarem LEOMÁRIO GONZAGA DE MOURA, suspeito de ser autor de uma tentativa de homicídio ocorrida no dia 27/02/2020 e que teria no dia anterior, realizado um roubo do veículo Motocicleta Yamaha, placa KGT-1499. No momento do Roubo, a vítima sofreu agressões que resultaram em lesões graves.
Em diligências por aquele bairro, encontraram o veículo e deram voz de abordagem. Identificaram o condutor como sendo PAULO ROBERTO DA SILVA, que disse ter recebido a motocicleta de LEOMÁRIO GONZAGA, indicando então o local onde poderíamos encontrar outras peças do veículo. Ao chegar a esse local, a equipe encontrou LEOMÁRIO GONZAGA. Ambos os suspeitos foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Homicídios onde a vítima reconheceu LEOMÁRIO GONZAGA como autor do Roubo.
Enquanto os procedimentos eram realizados, a equipe recebeu informações de populares de que a arma do crime estaria escondida em uma residência localizada na Rua dos Operários, bairro Liberdade, na cidade de Garanhuns. De posse dessa informação a equipe da 22ª Delegacia de Homicídios se dirigiu ao local e após verificar que a residência era utilizada também como ponto de venda de drogas, optaram pela entrada na casa. Após buscas, no local foram encontradas 173 “pedras” de crack, 01 balança de precisão, R$ 828,00 (oitocentos e vinte e oito Reais). No local, foram presos DENISE NUNES DA SILVA e ALISSON DA COSTA.
Diante dos fatos, LEOMÁRIO GONZAGA DE MOURA foi autuado por Roubo Majorado, PAULO ROBERTO DA SILVA foi autuado pelo crime de Receptação qualificada, DENISE NUNES DA SILVA E ALISSON DA COSTA autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Em depoimento, LEOMÁRIO GONZAGA confessou a autoria do homicídio tentado ocorrido no dia 27/02/2020.
A motocicleta, após os trâmites legais, será devolvida ao seu legítimo proprietário.

Dois elementos de posse de uma espingarda calibre 12 praticaram um assalto no trevo de acesso ao bairro Bom Jesus, em Lajedo/PE. O roubo aconteceu por volta das 19h20 de quinta-feira (12).
O cidadão trafegava numa motocicleta Titan 150, de cor azul e placa IAI 2912, quando foi surpreendido pelos bandidos que estavam a pé e armados, assim anunciaram o assalto. Um deles usava touca ninja para esconder o rosto.
O caso foi notificado ao policiamento local, mas ninguém foi preso.

Nesta quinta-feira (12), a Coordenadoria da Mulher e a Sala do Sala do Empreendedor – Lajedo/PE estiveram na Escola Municipal Pe. Antônio Barbosa levando a programação do Mês da Mulher. As palestras levaram os temas A Luta Feminina pela Igualdade Social e o projeto Mulher Empreendedora.
A ideia é levar a história das conquistas das mulheres, direitos e proteção como forma de deixar o público estudantil mais atento e informado para saber se proteger. Além disso, despertar para o empreendedorismo feminino apoiando e incentivando as mães e familiares.
Essas ações fazem parte da programação do Mês da Mulher que se estende até o último dia de março com cursos, palestras e audiência pública.
Participe você também!
(Com informações da Assessoria de Comunicação?
Um homem foi encontrado assassinado na manhã desta sexta-feira (13), na zona rural do município de Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco.
O corpo de Djailson Bezerra da Silva, foi encontrado dentro do carro dele em uma estrada vicinal no Sítio Riacho Fechado, o cadáver apresentava várias perfurações provocadas por disparos de arma de fogo.
A Polícia Civil já iniciou as investigações e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Uma mulher foi presa em flagrante na manhã desta quinta-feira (12), após tentar furtar peças de roupas em uma loja, no centro de pesqueira, no Agreste de Pernambuco.
Rita de Cássia Henrique de Brito, foi flagrada pela gerente do estabelecimento, ela conseguiu fugir e foi capturada pela Polícia Militar, ela estava com uma bolsa onde foram encontradas outras peças de roupas, uma quantia em dinheiro e documentos que não eram dela.
Rita de Cássia, foi levada para delegacia e autuada em flagrante.

Três bandidos em duas motocicletas praticaram um assalto por volta das 19h20 de quinta-feira (12), na PE 170, no município de Canhotinho.
Um motoqueiro trafegava pela referida rodovia quando foi interceptado pelos assaltantes. Após anunciarem o assalto, eles roubaram a moto Factor 125, de cor azul e placa KIF 4824.
Os ladrões portavam armas de fogo e também roubaram aparelhos de celulares, cartões bancários, documentos e objetos pessoais.
Um ex-presidiário foi preso na noite desta quinta-feira (12), na cidade de Águas Belas, no Agreste de Pernambuco.
Gustavo Ferreira Viana, de 23 anos, foi denunciado após chegar em casa drogado e quebrar uma cadeira e um copo.

A Policia Militar atendeu a ocorrência e descobriu que ele tinha furtado uma moto da delegacia de Águas Belas. Ao receber voz de prisão, Gustavo reagiu desacatando e ameaçando o policiamento, ele disse que quando for solto irá trocar tiros com os policiais.
A moto foi recuperada e o criminoso levado para a delegacia de plantão em Garanhuns, onde foi autuado por furto qualificado, desacato, desobediência e ameaça.

Policias Militares lotados no Batalhão Especializado de Policiamento do Interior-BEPI de Palmares/PE, prenderam, no dia 11/03/2020, por volta das 4h, de um autônomo de 52 anos, divorciado, natural e residente em Gravatá-PE– (não possui antecedentes criminais). A prisão aconteceu através de rondas de rotina no município de Chã Grande/PE e pelo fato de que um veículo Fiat Strada estar transitando em horário suspeito e ter parado a alguns metros depois que recebeu ordem dos policiais militares para averiguação. A ação teve seu desfecho quando os militares ao fazer uma busca no carro constatou-se a existência de 13 caixas, contendo em seu interior 260 mil cigarros contrabandeados do Paraguai.
Terminado os trabalhos de polícia ostensiva e tendo sido encontrado os cigarros contrabandeados, o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante, foi informado dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida por se tratar de crime de competência federal foi levado para a Polícia Federal, para as formalidades legais de Polícia Judiciária, tendo sido autuado em flagrante pela prática contida no artigo 334-A, § 1º, V do Código Penal (Contrabando: importar ou exportar mercadoria proibida) e, caso venham a ser condenados poderão pegar penas que variam de 2 a 5 anos de reclusão). Ao todos foram apreendidos 648 (seiscentos e quarenta e oito) maços os quais corresponde cerca de 260 mil cigarros. Após a autuação, o preso realizou exame de corpo de delito no IML-Instituto de Medicina Legal, passou pela audiência de custódia e foi liberado após pagar uma fiança no valor de R$ 4.000 (quatro mil) reais, onde ficará à disposição da Justiça Federal.
Em seu interrogatório o preso informou que esta é a primeira vez que transporta cigarros contrabandeados e que os adquiriu na feira da Sulanca de Caruaru/PE a diversos camelôs e que tais cigarros seriam vendidos em várias barracas do Mercado São José. Disse também que pagou R$ 9.000 reais pelos cigarros e os revenderia por R$ 10.400 reais. Uma pesquisa do IBOPE apontou que 57% dos cigarros comercializados em Pernambuco no ano de 2019 tiveram origem ilegal. Somente este ano este mercado ilegal deve movimentar 370 milhões e gerar uma perda de R$ 250 milhões na arrecadação, sendo 157 milhões em ICMS e R$ 93 milhões do Fundo de Participação no Estado. 63% de todo o cigarro que circulam ilegalmente no Brasil vem do Paraguai. O Paraguai cobra 18% de imposto e o Brasil entre 70% e 90% dependendo do ICMS.
Neste tipo de prática criminosa tais infratores sempre estão ligados à sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e corrupção de agentes públicos. Há toda uma rede organizada por trás do contrabando quais sejam: fabricantes, depósitos, rede de distribuição e vendedor final. Cada mercadoria que entra no país sem recolher o devido imposto representa um produto a mais no mercado formal que deixou de ser vendido. Assim, deixa-se de arrecadar impostos com recursos que poderiam ser investidos na saúde, educação, segurança e habitação, além de gerar desemprego com a demissão de funcionários e fechamento de lojas em virtude da concorrência desleal pelos preços que são aplicados bem abaixo do mercado (as empresas que contratam seus funcionários pagam todos os encargos trabalhistas como férias, 13º salário, plano de saúde, indenização por tempo de serviço), enquanto que tais infratores não tem compromisso com nada disso.
Fonte: Polícia Federal



