
O governo começa a pagar na quinta-feira (9) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal. Para os clientes dos demais bancos, o pagamento será feito a partir do dia 14 deste mês. Faça sua solicitação aqui.
O segundo pagamento do benefício de R$ 600 ocorrerá entre 27 e 30 de abril, conforme a data de aniversário dos beneficiários. E a última parcela será paga de 26 a 29 de maio. A ideia é que todo o pagamento do benefício – as três parcelas de R$ 600 – seja feito em cerca de 45 dias, totalizando a liberação R$ 98 bilhões para 54 milhões de pessoas.
Hoje (7) foram lançados o site da Caixa e aplicativos paraiOS e Android para os trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores individuais [MEI] e contribuintes da Previdência que ainda não têm informações no CadÚnico. O cadastramento também é necessário para as pessoas que não estavam no CadÚnico até o dia 20 de março. Quem não sabe se está no CadÚnico pode conferir a situação ao digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no aplicativo.
Aplicativo gratuito
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente. De acordo com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, houve um acordo com empresas de telefonia para que mesmo as pessoas sem crédito no celular pré-pago possam baixar a ferramenta sem custo. A Caixa disponibilizou ainda a central 111 para tirar dúvidas sobre como fazer o cadastramento.
“O aplicativo é só para quem é MEI, que é contribuinte individual do INSS ou informal. Quem está no Bolsa Família ou outros programas do governo federal não precisa fazer o cadastro”, ressaltou Lorenzoni, em entrevista coletiva, nesta manhã, no Palácio do Planalto.
No caso dos beneficiários do Bolsa Família, o pagamento seguirá o calendário normal do programa. De acordo com o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, o CadÚnico tem 75 milhões de pessoas inscritas. Desses, 43,6 milhões são beneficiários do Bolsa Família.
Ao excluir os beneficiários do Bolsa Família, ficam 31,4 milhões de pessoas. “Desse universo de 31,4 milhões de pessoas, foram identificadas mais de 10 milhões que estão elegíveis para receber o auxílio emergencial. Hoje estamos na fase final de análise desse dados para garantir que todos os quesitos foram atendidos e nenhum pagamento será efeito para quem não estiver estritamente coberto pela lei”, disse Canuto.
Conta digital
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que criará 30 milhões de contas digitais para beneficiários sem conta em banco. Os beneficiários poderão movimentar a conta e fazer transferências gratuitamente, mas inicialmente não será possível sacar o dinheiro. Ainda será divulgado um cronograma para a realização de saques. Segundo Guimarães, haveria um “colapso” se fosse liberado o saque para todos ao mesmo tempo.
Guimarães informou ainda que fará transferência gratuita para contas em bancos privados e públicos estaduais nos casos de beneficiários que já têm conta.
Os recursos que forem transferidos para conta de beneficiários não poderão ser usados para pagar dívidas, como o cheque especial. “Mesmo se estiverem com débitos anteriores, esse dinheiro fica protegido. É um auxílio emergencial para sustentação das pessoas”, disse ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Segundo ele, foi feito um acordo com os bancos para evitar que o auxílio seja usado para pagar automaticamente dívidas dos clientes.
Segurança
Lorenzoni destacou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Polícia Federal investigam casos de fraudes e que a segurança do sistema da Caixa “está reforçadíssima”. “Fraudadores, atenção, vocês vão parar é na cadeia”, disse.
“O presidente [Jair] Bolsonaro quer transparência, segurança e agilidade. É o que estamos nos empenhando para fazer. Na medida que as coisas vão avançando no Brasil, nós vamos retomar o trabalho em poucos dias”, disse Lorenzoni.
Ele destacou ainda que a lei aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente determina a cobertura emergencial por três meses. Considerando o histórico das epidemias recentes, que dura de 12 a 14 semanas até a superação da doença, segundo o ministro, esse apoio de 90 dias deve ser suficiente. “Vamos acompanhando e vendo a necessidade de uma eventual suplementação”, disse.
Regras para recebimento do auxílio
– Ter mais de 18 anos-Não ter emprego formal
Não receber os seguintes benefícios:
– Previdenciário- Assistencial- Seguro-desemprego- Programa de Transferência de Renda Federal (Bolsa Família não impede receber Auxílio Emergencial).
Ter renda familiar de:
– Até R$ 522,50, por pessoa ou
– Até R$ 3.135,00, renda familiar total
– Não ter recebido rendimentos tributáveis, no ano de 2018, acima de R$ 28.559,70
Exercer atividades em uma das seguintes condições:
– Micro Empreendor Individual (MEI)
– Contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social
– Trabalhador Informal

Morreu afogado no último domingo (5), numa barragem no Sítio Boca da Mata, na zona rural de Panelas, o agricultor, Luiz José da Silva, de 62 anos.
Ele passou o dia tomando banho com os amigos e bebendo e por volta das 3 horas da tarde já estava embriagado e resolveu dar um mergulho, nisso desapareceu e só foi encontrado na manhã desta segunda-feira pelos mergulhadores do Corpo de Bombeiros.
O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.
Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso pela Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira (6), na cidade de Pesqueira, no Agreste pernambucano.
Eydson Gomes do Nascimento Leite, estava embriagado empinando uma motocicleta, o mesmo denunciado a Polícia Militar, ao ver a viatura, o elemento tentou fugir, durante a perseguição ele acabou caindo e foi capturado.
Ao realizarem, consulta dos dados do desordeiro, foi verificado que contra ele havia um mandado de prisão, Eydson foi levado para delega e recolhido ao sistema prisional.
Um homem foi preso pela Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), na cidade de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco.
O elemento foi denunciado pela filha após ameaçar ela e a mãe de morte, ainda segundo a denunciante ele agrediu sua mãe, o agressor foi levado para delegacia, onde foi autuado em flagrante.

Um homem não identificado, provavelmente andarilho, foi encontrado em chamas às margens da rodovia BR 423, proximidades da CEAGA, no bairro São José, em Garanhuns. Populares que passavam pelo local, por volta das 22h de segunda-feira (6), visualizaram as chamas e ao se aproximarem perceberam que era um homem sendo incendiado.
Uma equipe do SAMU foi acionada e percebeu que além do fogo a vítima também apresentava perfurações pelo corpo. Ele foi levado para a emergência do Hospital Dom Moura onde ficou aos cuidados da equipe médica que providenciava uma transferência para outro hospital.
A Polícia Militar também foi acionada, mas ninguém da localidade soube dar informações sobre o que teria acontecido. O caso será investigado pela Polícia Civil como tentativa de homicídio.

Um agricultor de 69 anos foi encontrado assassinado na tarde desta segunda-feira (6), no Sítio Gangorra, na zona rural do município de Poção, no Agreste de Pernambuco.
O corpo de Severino Amaro de Paiva, foi encontrado dentro de uma cabana que ele usava para se abrigar em um roçado, o cadáver apresentava várias lesões na região da cabeça.
Até o momento a autoria do crime é desconhecida, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Uma mulher foi assassinada na noite desta segunda-feira (6), em Tamandaré, no Litoral de Pernambuco.
O corpo de Gilvania Silva do Nascimento, de 28 anos, foi encontrado dentro do quarto da casa que ela morava na Rua Torquato Vieira, ela estava sem roupas e com perfurações provocadas por golpes de faca peixeira no pescoço.
Durante a realização da perícia, a Polícia Civil descobriu que o autor do crime foi o vizinho identificado como Josivaldo Severino da Silva, de 36 anos, que está foragido.
A motivação do crime ainda é desconhecida e o corpo foi encaminhado para o IML do Recife.

Um homem sem nenhum documento que o identificasse foi encontrado assassinado na manhã desta segunda-feira (60, no Engenho Campinas, na cidade de São José da Coroa Grande no Litoral de Pernambuco.
O corpo da vítima que aparentava 30 anos de idade, apresentava perfurações provocadas por disparos de arma de fogo, curiosos que estavam no local disseram que o homem desconhecido na região.
O cadáver foi periciado e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

Na tarde desta segunda-feira (6), o jovem, Yuri Wesley Souza Santos, de 26 anos, morreu eletrocutado nos fios de alta tensão, num prédio em construção na Avenida João Soares de Lira, no bairro Jardim Panorama. Ele era mestre de obras e sofreu a descarga elétrica quando estava mexendo na segunda laje e despencou de uma altura de sete metros.
Yuri Wesley morava no bairro São João da Escócia, era casado e deixou um filhinho. Ele não estava usando os equipamentos individuais de segurança. O corpo foi encaminhado para o IML local, onde foi periciado e liberado para a família cuidar do funeral.

Um crime de morte foi cometido na tarde desta segunda-feira (6), na Rua Jornalista Nestor Moreira, próximo a academia da Rua São Salvador no bairro Salgado. A vítima, Jonas Marlon da Silva Lopes, de 18 anos, que morava na Rua Jeremias Alves Lagos, por trás da Escola Josélia Florêncio, no bairro São João da Escócia.
A vítima estava acompanhado da esposa quando foi interceptado por um veículo branco, dois dos ocupantes desceram do carro e efetuaram vários disparos na vitima que correu cerca de 200 metros, tentou se refugiar entrando numa casa em construção, mas foi alcançado pelos algozes e foi executado na sala do imóvel.
Este foi o segundo homicídio registrado no mês de abril e o 37º assassinato do ano de 2020 e o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal.


