sexta-feira, 10 de abril de 2020

Um jovem envolvido com tráfico de drogas foi assassinado na tarde desta quinta-feira (8), na Rua Antônio Nogueira, no município de Sirinhaém, no Litoral de Pernambuco.

Emanuel Messias da Silva, de 20 anos, foi surpreendido por dois elementos que chegaram a pé onde ele estava, Emanuel correu para dentro de uma residência, foi perseguido e morto a tiros e facadas, tendo a faca ficado cravada em sua barriga.

Após o crime os assassinos desapareceram, o corpo foi periciado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

quinta-feira, 09 de abril de 2020

Um acidente matou um homem na tarde desta quinta-feira (9), na BR-424, no município de Correntes, no Agreste de Pernambuco.

A vítima Evaldo Laurentino da Silva, de 38 anos, conduzia uma motocicleta, quando por motivos ignorados perdeu o controle e bateu em uma estaca, ele chegou a ser socorrido para o hospital local, mas não resistiu.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

quinta-feira, 09 de abril de 2020

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) está articulando a criação de um comitê de crise no Agreste Meridional para enfrentar o avanço do novo coronavírus na região. A Frente Operacional de Combate ao Coronavírus no Agreste (Foco-Agreste) terá por objetivos dar unidade às ações dos 26 prefeitos do Agreste Meridional, centralizar informações, tirar dúvidas sobre a doença e sobre questões relacionadas ao auxílio emergencial, ajudando a combater as fake news (notícias falsas).

“A pandemia, infelizmente, avança no interior de Pernambuco, com um caso de morte no Agreste Meridional, em Garanhuns, e é preciso juntar forças de toda a sociedade para combater com racionalidade e eficácia o avanço da pandemia”, justificou Rodolfo. Segundo ele, a Foco-Agreste, baseada em Garanhuns, será formada por prefeitos, secretários de saúde municipais, diretores de hospitais, médicos e advogados.

O deputado do PL informou ainda que, em obediência ao decreto do governo de Pernambuco de isolamento social, a Foco-Agreste terá reuniões físicas com número limitado de prefeitos e uma plataforma virtual para que os demais gestores e parceiros possam participar. “Como ficou demonstrado no Brasil e em vários países do mundo, sem união e coordenação fica mais difícil conter a pandemia e salvar vidas”, pontuou Rodolfo, que disse estar articulando também o apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)-Pernambuco e do departamento de tecnologia do Ministério Público aos trabalhos da Foco-Agreste. “Vamos acompanhar dia a dia a evolução da curva num gráfico exclusivo do agreste meridional “, disse.

A primeira reunião do comitê será no próximo sábado e terá transmissão ao vivo através do Facebook e Instagram para que o público possa acompanhar as ações de cada município da região.

quinta-feira, 09 de abril de 2020

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou, nesta quinta-feira (09/04), mais 154 casos de Covid-19 no Estado – são 555 pessoas positivadas até o momento. O total de pacientes recuperados também subiu, para 49. Lembrando que este crescimento é um reflexo da ampliação de testes do Novo Coronavírus por todo o Estado, na rede pública e privada de saúde.

Foram confirmados, também, mais 10 óbitos, que ocorreram entre 5 e 7/04, sendo 6 homens e 4 mulheres, com idades entre 49 e 93 anos. Ao todo, 56 pessoas morreram pela Covid-19 até agora.

Os casos confirmados são de Recife (340), Jaboatão dos Guararapes (35), Olinda (32), Paulista (23), Camaragibe (20), São Lourenço da mata (20), Fernando de Noronha (14), Cabo de Santo Agostinho (12), Caruaru (5), Paudalho (4), Petrolina (4), Vitória de Santo Antão (3), Palmares (3), Arcoverde (3), Salgueiro (3), Goiana (3), Moreno (2), Carpina (2), Catende (2), Aliança (2) Pombos (1), Igarassu (1), Abreu e Lima (1), Bom Jardim (1), João Alfredo (1), Lagoa do Carro (1), Limoeiro (1), Passira (1), Belo Jardim (1), Cachoeirinha (1), Frei Miguelinho (1), Garanhuns (1), Capoeiras (1), Ipubi (1), Macaparana (1), Timbaúba (1), além de casos de outros Estados (4) e outros países (3).

Reforçamos, mais uma vez, a importância do isolamento social. Neste feriado de páscoa, reúnam-se com sua família virtualmente. Uma ligação, uma foto e um recado pelo celular ou computador podem ser verdadeiras provas de amor em momentos como esse. Fiquem em casa, saindo apenas quando for realmente necessário, e redobrem todos os cuidados com a higiene, além de seguir todas as indicações das autoridades sanitárias e especialistas.⠀

Dados atualizados ao meio dia desta quinta-feira (09/04).

quinta-feira, 09 de abril de 2020

O competente delegado Eric Costa Cândido, que era coordenador da 22ª Delegacia de Homicídios, em Garanhuns, sai da DP e passa a assumir a Divisão de Homicídios do Agreste, em Caruaru.

Eric Costa, passou pouco mais de 2 anos à frente de uma das delegacias mais especiais da cidade de Garanhuns. Ele e equipe foram responsáveis por uma redação de quase 80% nos homicídios e tráfico na cidade de Garanhuns.

Delegado Eric não mediu esforços, desencadeou operações importantes e colocou para trás das grades centenas de criminosos que tiravam o sossego da sociedade garanhuense. Ressaltamos a importância de uma equipe muito engajada e que solucionou crimes em pouco tempo.

O delegado Eric Costa divulgou na tarde desta quinta-feira (09) nota de agradecimento à imprensa, confira;

Boa tarde. Informo aos Senhores integrantes da Imprensa de Garanhuns que na da hoje, foi me dada uma nova missão na Polícia Civil de Pernambuco. Deixo a titularidade da 22ª Delegacia de Homicídios para assumir a chefia da Divisão de Homicídios do Agreste, com sede na cidade de Caruaru.

Agradeço a todos pela colaboração e parceria que tivemos com todos da imprensa de Garanhuns. Peço desculpas pelas falhas e espero que no futuro possamos trabalhar juntos novamente. Um grande abraço e que Deus abençoe a todos!!

quinta-feira, 09 de abril de 2020

O município de Capoeiras no Agreste, teve o primeiro caso do novo coronavírus registrado, a secretaria de saúde do município divulgou uma nota na tarde desta quinta-feira (9), a vítima é um homem de 34 anos, segundo a nota da secretaria ele está internado em um hospital de Caruaru.

Nota Oficial

A Secretaria Municipal de Saúde de Capoeiras – PE, informa que nesta data, 09 de abril de 2020, foi diagnosticado o primeiro paciente confirmado de Covid-19 no município, homem de 34 anos, que se encontra internado no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. O paciente apresenta quadro estável, com melhora significativa dos sintomas apresentados.

A Secretaria Municipal aproveita a oportunidade para informar que está dando assistência à família, e renovar o apelo para a população tomar os devidos cuidados preventivos, evitando aglomerações e saídas desnecessárias de suas casas.

Prefeitura Municipal de Capoeiras

Secretaria Municipal de Saúde

quinta-feira, 09 de abril de 2020

Hemocentros têm adotado medidas para garantir a segurança dos doadores

Em meio à redução dos estoques de sangue nos hemocentros devido à pandemia do Covid-19, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou o Desafio Sangue Solidário, que busca estimular as doações realizadas em todo o país. A superintendência em Pernambuco foi desafiada pela Paraíba, e os policiais deram início à campanha na quarta-feira (08), na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), localizada no Recife e em Petrolina.

Durante a doação, os policiais gravaram vídeos para enviar pelas redes sociais para outras delegacias e regionais, a fim de que a campanha tenha continuidade e alcance toda a PRF, outros órgãos públicos e a população em geral. Policiais e servidores administrativos da sede e das delegacias da PRF em Pernambuco estão participando da campanha.

Os hemocentros tem adotado medidas para garantir a segurança dos doadores. No Brasil funcionam cerca de 32 hemocentros, além de aproximadamente 500 serviços de hemoterapia – onde também são feitos coletas e uso do sangue -, segundo o Ministério da Saúde.

Todos esses serviços estão disponibilizando condições de lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a exposição e aglomeração das pessoas. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também tem sido intensificado pelos hemocentros.

Para mais informações e agendamento, o Hemope atende pelo número 0800 081 1535.

Recomendações

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consenso dos responsáveis, e entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Em relação à Covid-19, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

quinta-feira, 09 de abril de 2020

Unidade suspendeu todas as visitas, inclusive na UTI. Objetivo é diminuir o fluxo de pessoas e os riscos de contaminação 

Considerando a atual pandemia de Covid-19, o protocolo do Ministério da Saúde e medidas tomadas pelo Governador Paulo Câmara para combate ao Coronavírus, a direção do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, baseando-se no plano de contingenciamento da Secretaria Estadual de Saúde, decidiu por novas medidas restritivas na unidade de saúde, válidas a partir desta quinta-feira (08), conforme elencadas abaixo:

1) Suspender as visitas a pacientes, inclusive da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo); 

2) No atendimento de urgência e emergência só será permitido um acompanhamento ao paciente nos respectivos casos: sendo menor de idade, maior de 60 anos, portador de necessidades especiais, em condicionamento de avaliação de casos especiais.   

3) A troca de acompanhante deverá ser realizada na área externa da unidade; 

4) Suspensão de estágios e aulas práticas (1º, 2º e 3º semestre letivo). Os estágios de cursos em enfermagem do último semestre estão mantidos. 

5) Suspensão das atividades de visitas técnicas, aulas práticas, estágios de cursos técnicos, ligas acadêmicas, projetos de extensão e estágios curriculares não obrigatórios; 

6) Suspensão dos serviços ambulatoriais: centro de saúde, Rede Feminina, Fisioterapia e Saúde do idoso. 

7) Suspensão do serviço de brinquedoteca; 

8) Suspensão de cirurgias eletivas; 

Segundo a diretora geral do HRDM, Catarina Tenório, novas medidas podem ser tomadas, avaliadas as necessidades da unidade. “É um momento que requer maior atenção, e precisamos priorizar a saúde da sociedade, diminuindo as possibilidades de contágio dentro do hospital”, explica a gestora. 

quinta-feira, 09 de abril de 2020

Na nota, a Secretaria de Saúde apenas informa que a vítima morreu na ultima terça-feira (7)

Nota:

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informa que o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado no município de Garanhuns na manhã de hoje (09/04) pelo LACEN-PE (Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco). Trata-se de um homem de 49 anos, notificado em hospital da rede pública estadual, que foi a óbito na última terça-feira (07/04).

Um novo caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) também foi notificado e amostra já foi enviada para o LACEN-PE.

Reforçamos, mais uma vez, a importância de ficar em casa. Redobre seus cuidados com higiene, cumpra seu isolamento social e siga as orientações das autoridades sanitárias. Só saia de casa se for extremamente necessário.

quinta-feira, 09 de abril de 2020

Bandidos usando um veículo Onix de cor branca roubaram uma motocicleta Bros, 160, de cor vermelha com placa QYE 5880. O Roubo aconteceu no trevo de acesso a cidade de Calçado por volta das 18h30 de quarta-feira (8).

A vítima disse que foi seguida pelos ocupantes do carro que acabaram lhe interceptando apontando armas de fogo. Eram dois meliantes, após roubarem a moto, desapareceram com destino ignorado.

O caso foi notificado a polícia local para poder investigar o roubo.