terça-feira, 24 de março de 2020

Assista o Vídeo

O professor Fábio Madruga esteve na última semana concedendo entrevista na Rádio Guarany da cidade de Caetés.

Durante sua participação no programa de Rute Ferreira, Madruga respondeu os questionamentos da apresentadora, dos seus ouvintes e concurseiros.

Devido a pandemia do Coronavírus, Fábio Madruga suspendeu as aulas presenciais que estão acontecendo normalmente só que pela Online através de uma plataforma fechada com link e senha disponibilizada para os alunos.

terça-feira, 24 de março de 2020

O núcleo da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco em Garanhuns, informa que o atendimento presencial encontra-se suspenso até 30 de abril deste ano, por conta da situação de pandemia.

O atendimento acontecerá em regime de plantão, das 13h às 17h, com o encaminhamento das urgências para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp (81) 98492-9617.

terça-feira, 24 de março de 2020

Um jovem de 20 anos foi assassinado na manhã desta segunda-feira (23), na cidade de Surubim, no Agreste de Pernambuco.

O corpo de Josian Lima da Silva, de 20 anos, foi encontrado apresentando seis disparos de arma de fogo na região das costas. A vítima trabalhava como costureiro em uma fábrica de confecções.

O corpo passou por perícia e foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

terça-feira, 24 de março de 2020

A partir dessa terça-feira (24) não é permitido a reunião e aglomeração de mais de 10 pessoas no município. Além disso, o serviço de mototáxi está suspenso por tempo indeterminado.

Essa é uma determinação do governo do estado de Pernambuco para combater o avanço do coronavírus. Seu descumprimento está passível de sanção penal.

terça-feira, 24 de março de 2020

Uma espingarda foi apreendida pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (23), no distrito do Socorro, na zona rural da cidade de Alagoinha, no Agreste de Pernambuco.

Em atenção ao decreto do Governo do Estado, os militares estavam indo verificar denúncia que um bar estava aberto, no caminho foram encontrados dois elementos que estavam em um casebre, ao avistarem a viaturas conseguiram fugir entrando no mato e deixaram a espingarda no casebre.

A arma foi apreendida e entregue na delegacia de Polícia Civil.

terça-feira, 24 de março de 2020

Após denúncia de familiares de uma adolescente, a polícia conseguiu prender o elemento que estava lhe agredindo.

De acordo com a Polícia Militar, na tarde de segunda-feira (23), a viatura da cidade de Bom Conselho recebeu denúncia que um elemento estaria armado com uma faca peixeira e ameaçando o padrasto de uma adolescente a qual havia agredido naquele momento.

O policiamento ao chegar no local da ocorrência encontrou a adolescente lesionada, sendo informado que o companheiro dela, Claudeilson Silva, 27 anos, havia lhe causado as lesões.

O padrasto da vítima contou à polícia que ouviu os gritos dela sendo agredida, ao tentar ajudá-la, o Claudeilson lhe ameaçou de morte usando uma faca peixeira.

Diante das acusações, o meliante foi preso em flagrante elevado a delegacia de Polícia Civil onde foi autuado por crime de lesão corporal decorrido de violência doméstica.

terça-feira, 24 de março de 2020

Um adolescente morreu afogado na tarde desta segunda-feira (23), na barragem do assentamento Manuíno, na zona rural do município de Itaíba, no Agreste de Pernambuco.

Rodrigo Cícero dos Santos Silva, de 17 anos, estava junto com amigos no local, quando se afogou, o pai dele ao tomar conhecimento do fato entrou na barragem na tentativa de salvá-lo e não conseguiu encontrá-lo.

O corpo foi localizado após buscas realizadas por populares, passou por perícia realizada pelo Instituto de Criminalística e foi encaminhado para o IML de Caruaru.

segunda-feira, 23 de março de 2020

As ações de combate ao coronavírus foi intensificada em Águas Belas neste domingo (22). Pela manhã, uma equipe da Secretaria de Saúde acompanhou a chegada de um ônibus com cerca de 50 pessoas abordo que estava vindo de São Paulo.

Desses, dois vieram com destino a Águas Belas, e só puderam descer após adotar as medidas impostas pela Vigilância Sanitária. Três passageiros com destino a Tupanatinga quiseram descer para esperar outro carro, mas só foram autorizados quando o veículo chegou.

Enquanto o ônibus saia da cidade escoltado, outra frente atuava na orientação dos feirantes sobre as novas medidas adotadas pelo município para as feiras da semana. Foi delimitado os acessos à feira para possibilitar apenas o tráfego de pessoas. As bancas destinadas aos feirantes de fora foram isoladas.

Reunião define ronda diária da Guarda Municipal

A tarde de domingo foi de muito trabalho para a equipe da Secretaria de Saúde. Liderada pelo secretário Bruno Andrade, eles desenharam um novo mapa de atuação. A partir desta segunda (23), quando passa a vigorar o novo decreto municipal, a guarda municipal vai realizar rondas nos três horário para conscientizar e fiscalizar a pessoas da cidade.

Atuação na zona rural

Uma estratégia de atuação na zona rural está sendo preparada pela equipe de saúde juntamente com os delegados de base do STR. Mas recomendações já veem sendo repassadas para os moradores do campo pelas equipes das unidades de saúde.

segunda-feira, 23 de março de 2020

O deputado estadual Sivaldo Albino esteve nesta segunda-feira (23) com o governador Paulo Câmara e com o secretário estadual de saúde, Dr. André Longo, e participou de reunião com Dr. Antônio Figueira, onde apresentou sugestões para combate ao COVID 19 em Garanhuns. Sivaldo fez um levantamento de hospitais particulares, antigas unidades de saúde e até prédios que possam ser equipados para leitos de retaguarda. Da reunião também participaram proprietários do Hospital Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro, José Tinoco Filho e Jorge Branco, e sua esposa, a deputada Priscila Krause.

Antônio Figueira relatou os esforços que vêm sendo feitos pelo estado, que vêm surtindo resultado, e em nome do governador Paulo Câmara anunciou que Garanhuns terá dobrada a quantidade de leitos de UTIs. Serão criadas 10 Unidades de Tratamento Intensivo na UPAE Garanhuns, que terá seu perfil alterado para receber pacientes infectados pelo Coronavírus. Além disso, mais 20 leitos de retaguarda serão criados na unidade. O Hospital Regional Dom Moura conta com 10 leitos de UTI e sete de CTI, e está adequando alas para criação de leitos de retaguarda exclusivos para coronavírus.

Em um segundo momento o Hospital Nsa. Sra. do Perpétuo do Socorro também deve ser utilizado pelo estado para ampliar este atendimento. Outras alternativas foram expostas e ficarão para estudos futuros.

Segundo Albino, o Governo do Estado foi além do que se esperava. “Os leitos de retaguarda são mais simples de equipar. Contar com mais leitos de UTI, cujo investimento é muito maior, mostra que o governador Paulo Câmara responde positivamente ao desejo da população neste momento crítico” – Afirma. O deputado fez questão de ressaltar a presença da deputada Priscila Krause, sua colega de ALEPE, neste momento de união por Pernambuco.

Encontro das equipes do estado e do município

Retornando a Garanhuns, Sivaldo Albino, acompanhado da gestora da V GERES, Catarina Tenório, do diretor médico do HRDM, Dr. Paulo Mendonça, entre outros representantes, esteve reunido com o prefeito do município, Izaías Régis, e sua equipe na área de saúde, a exemplo da secretária Nilva Mendes, do adjunto Harley Davidson, médicos convidados, entre outros, onde foi debatido em conjunto o trabalho de combate ao Coronavírus no município.

O município irá ceder insumos para as equipes do Hospital Dom Moura, a exemplo de máscaras e álcool em gel. Na parte de infraestrutura, a prefeitura vai colocar cinco Unidades Básicas de Saúde (Cohab II, Magano, Indiano, Cohab III e Heliópolis) para funcionar até às 22h, diminuindo a procura pela emergência do HRDM. Izaías afirmou que vai também fazer uma pequena reforma na UPA24h para ceder ao Hospital Dom Moura, que poderá ser utilizado para leitos, inclusive de UTI.

O prefeito afirmou que se trata de um esforço para a saúde municipal, mas o momento é de união. Encerrou também dizendo que está de quarentena, e pediu a todos não saírem de casa.

Ao final da reunião, a certeza que política partidária e eleitoral se faz em outro momento, a hora agora é de somar esforços por Garanhuns.

(Com informações do Blog de Ronaldo César)

segunda-feira, 23 de março de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Departamento de Vigilância Sanitária, intensificou, nesta segunda-feira (23), as fiscalizações em atendimento às medidas preventivas do novo coronavírus em Garanhuns. Hoje, seis ônibus de linhas interestaduais foram abordados pela equipe da Vigilância, em ações conjuntas com o efetivo da Guarda Municipal, e do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM).

Atendendo às recomendações do Ministério da Saúde e dos decretos municipais publicados na última semana, mais de 60 pessoas foram abordadas, inclusive as que seguiram viagem, e tiveram os dados incluídos em uma base cadastral. As informações serão encaminhadas para monitoramento e prevenção das equipes de Vigilância Epidemiológica dos seus respectivos municípios. Nenhuma pessoa abordada apresentou algum tipo de sintoma semelhante aos da Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda a importância de que a população permaneça em suas casas, e evite qualquer tipo de viagem desnecessária, seja ela intermunicipal ou interestadual, com intuito de que se cumpram as determinações do Governo Municipal e do Ministério da Saúde, a fim de evitar aglomerações como medida preventiva à propagação da Covid-19.