
O deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) enviou hoje (quarta, 25) ofício ao governador Paulo Câmara, de quem é adversário político, propondo que proíba a Compesa de cortar o abastecimento d´àgua por atraso no pagamento enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.
“Independente das posições políticas, de nossas divergências, urge determinar à Compesa a suspensão de cortes no abastecimento ao consumidor durante a pandemia. A população pernambucana certamente espera esta atitude de Vossa Excelência”, diz Rodolfo no ofício 021/2020.
O deputado do PL lembra, no ofício, que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) acaba de determinar a proibição no fornecimento de luz, uma decisão de abrangência nacional, enquanto nos estados São Paulo fez o mesmo com a Sabesp, estatal estadual do abastecimento de água. Lembra, também, que em Pernambuco já há decisão judicial suspendendo cortes no fornecimento de energia elétrica.
“Falta, portanto, senhor governador, acionar a Compesa na mesma direção, como agiu muito bem o governador João Dória. Se o governo federal abriu mão de receitas pela mitigação das adversidades econômicas e sociais do novo coronavírus, se o Executivo paulista fez o mesmo com sua estatal de abastecimento d´água, por que não incluir a Compesa no mutirão para atenuar a perversidade dessa crise?”, indaga Rodolfo.
Segundo ele, não se pode permitir que, atingido pelo desemprego repentino ou perda de clientela tratando-se de micro e pequenos empreendedores, formais ou informais, o cidadão tenha de escolher “entre a cruz e a espada” – ou seja, pagar a conta de luz e de água ao invés de prover sua subsistência e da família e adquirir equipamentos de proteção individual e material de higiene ou mesmo, se contaminado, comprar medicamentos.
“A última preocupação do cidadão, numa situação gravíssima como a que se aproxima, deve ser o pagamento das contas de água e luz”, assinala Fernando Rodolfo no ofício a Paulo Câmara.
O dono de uma empresa de confecções foi detido na terça-feira (24) no bairro Boa Vista I, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, por descumprir o decreto de enfrentamento ao coronavírus. Segundo a Polícia Militar, no local funciona uma confecção de jeans e na ocasião havia cerca de 100 funcionários trabalhando.
Ainda de acordo com a PM, o proprietário foi encaminhado para a Delegacia de Plantão. Ele já tinha sido notificado e continuou descumprindo a determinação.
Desde o dia 14 de março o Disque Denúncia recebeu 204 denúncias relativas ao descumprimento das medidas de combate ao coronavírus, destas 167 foram em Caruaru.
(Com informações do G1)

Um plano de fuga foi descoberto e evitado nesta terça-feira (24), na Cadeia Pública, no bairro da Várzea, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.
Viaturas do 9 Batalhão foram deslocadas para unidade prisional após o efetivo da guarda descobrir um buraco que estava sendo aberto na parede de uma das celas, também foi encontrada uma Tereza com 12 metros.

O buraco daria acesso ao telhado e posteriormente ao pátio externo, foram adotadas medidas de segurança, sendo os detentos transferido para outras celas.

Uma operação da Polícia Militar e Vigilância Sanitária resultou na apreensão de vários frascos com álcool gel, nesta terça-feira (24), na cidade de São Caetano, no Agreste de Pernambuco.
O produto falsificado foi apreendido em um restaurante, na porta do estabelecimento havia uma placa anunciando a venda, cada recipiente estava sendo vendido por R$ 5,00, uma mulher que estava vendendo confirmou a falsificação, ela disse que misturou álcool 70 com gel de cabelo.
A mulher recebeu voz de prisão e foi levada para delegacia, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
O dono de um bar foi detido na terça-feira (24) no Centro de Buíque, no Agreste de Pernambuco, após descumprir o decreto estadual de enfrentamento ao coronavírus e manter o estabelecimento aberto.
De acordo com a Polícia Militar, o local estava com a porta entreaberta e diversas pessoas no interior do estabelecimento. Além de pessoas bebendo, outras duas estavam jogando sinuca. O dono do bar foi conduzido até a Delegacia de Plantão e o estabelecimento foi fechado.

O prefeito Izaías Régis vem fazendo um trabalho responsável e coerente desde que a pandemia do coronavírus mudou de patamar no país com o aumento de número de casos. A Secretaria de Saúde do município também está atuando com serenidade e zelo, basta vê os decretos e medidas publicadas até agora, no sentido de frear ou retardar a chegada do vírus aqui, tudo feito com o objetivo de proteger a população. Entretanto, esta mesma população tem criticado bastante nas redes sociais o método de acompanhamento e divulgação de cidadãos suspeitos/investigados/monitorados/rastreados, adotado pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta terça, 24, a pasta divulgou que há, no momento, 11 pessoas em monitoramento domiciliar em Garanhuns, mas nada é feito dito ou esclarecido, alem disso. A informação é vaga, sem sentido e confunde a população, que cobra transparência. E por que? Se fossemos monitorar todos os casos que se assemelham a sintomas da covid-19 no município, evidentemente, haveria muito mais de 11. Com essa forma de acompanhamento, a Secretaria de Saúde de Garanhuns passa a impressão que ta deixando as coisas acontecerem para só depois tomar providências.
Tudo bem que critério do Governo do Estado para avaliar os casos suspeitos do novo coronavírus determina que os testes fiquem restritos apenas aos casos graves. Mas esse modelo provou ser desastroso na Itália onde o número de casos, e mortos, é grande, ao contrário da Coreia do Sul onde a opção por testes em massa manteve o número de mortes em um nível baixíssimo em relação ao número de casos da covid-19 naquele país.
Concluímos então que o povo quer e merece ter acesso a dados concretos e atuais sobre a situação da pandemia no município de Garanhuns. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, pegando um exemplo aqui de perto, preocupado exatamente com essa demora nas notificações oficiais, determinou a compra de lotes de teste pra aplicar em cidadãos com sintomas leves e que se enquadrem como suspeitos, como é o caso dessas 11 pessoas que estão em monitoramento em Garanhuns. A ideia é testar o máximo de gente possível.
Depois do pronunciamento de ontem, do presidente da República, ficou claro que caberá aos prefeitos e aos governadores tomar a dianteira e proteger seu povo e evitar mortes, sobretudo de idosos. Voltando ao caso de Petrolina, segundo o prefeito de lá, os testes comprados devem chegar em 15 dias. Até chegarem, não há outra opção a não ser seguir a recomendação do estado de continuar testando apenas os casos graves. AQUI PODE SER FEITO ISSO TAMBÉM. DOBRAR OS MEIOS PARA COMBATER A DOENÇA. FICA A DICA.
(Com informações do Blog V&C)
A Vigilância Sanitária, em conjunto com a Polícia Militar, obrigou um comerciante a fechar o estabelecimento comercial, Material de construção, que fica na rua Coronel Constantino Salustiano, área central de Águas Belas.
O dono do estabelecimento estava descumprindo o decreto do governo do estado que determina o fechamento do comércio local devido a pandemia mundial do coronavírus.
Segundo a PM, após orientação dos agentes de ser autuado em flagrante pela prática criminosa, o dono do estabelecimento fechou a loja.
A Vigilância Sanitária segue fiscalizando os comércios da região e quem descumprir as normas do governo será autuado em flagrante.
A Polícia Militar flagrou na cidade de Correntes um menor de idade pilotando uma motocicleta. Uma equipe policial realizava rondas pela Rua Quintino Bocaiuva, no centro da cidade, na manhã de terça-feira (24), quando se deparou com o motoqueiro.
Ao constatar que o piloto era menor de idade, ele foi levado à delegacia de polícia junto com seu representante de maior idade, sendo este autuado em flagrante por permitir que o menor pilotasse veículo de forma inadequada.
Objetivo é diminuir o fluxo de pessoas na unidade hospitalar

Considerando a atual pandemia de Covid-19, o protocolo do Ministério da Saúde e medidas tomadas pelo Governador Paulo Câmara para combate ao Coronavírus, a direção do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, baseando-se no plano de contingenciamento da Secretaria Estadual de Saúde, decidiu por medidas restritivas na unidade de saúde, válidas desde a última sexta-feira (20), conforme elencadas abaixo:
1) Suspender as visitas da Unidade, com exceção das visitas da UTI (restringindo a 01 visitante por paciente, com tempo máximo de visita de 20 minutos);
2) A troca de acompanhante deverá ser realizada na área externa da unidade;
3) Suspensão de estágios e aulas práticas (1º, 2º e 3º semestre letivo). Os estágios de cursos em enfermagem do último semestre estão mantidos.
4) Suspensão das atividades de visitas técnicas, aulas práticas, estágios de cursos técnicos, ligas acadêmicas, projetos de extensão e estágios curriculares não obrigatórios;
5) Suspensão dos serviços ambulatoriais: centro de saúde, Rede Feminina, Fisioterapia e Saúde do idoso.
6) Suspensão do serviço de brinquedoteca;
7) Suspensão de cirurgias eletivas;
8) No atendimento de urgência e emergência só será permitido 01 acompanhamento ao paciente nos respectivos casos: sendo menor de idade, maior de 60 anos, portador de necessidades especiais, em condicionamento de avaliação de casos especiais.
Segundo a diretoria geral do HRDM, Catarina Tenório, faz-se necessário, neste momento, que a população compreenda que estas resoluções visam priorizar a saúde de todos. “As medidas buscam diminuir a quantidade de pessoas no ambiente hospitalar mais propício a infecções virais, e neste caso específico, o Coronavírus”, explica a gestora.

Elementos armados tomaram de assalto um veículo Ônix de placa PED 1725, por volta das 17h35 de terça-feira (24), no centro da cidade de Caetés/PE.
O veículo estava sendo conduzido por uma mulher que havia acabado de estacionar de frente a uma residência na rua José Alcemínio de Almeida.
Um dos assaltantes ao se aproximar da vítima apontou um revólver e exigiu que ela descesse, ao se apossarem do automóvel eles empreenderam fuga e desapareceram.


