
De acordo com os decretos municipais expedidos durante a última semana pelo Governo Municipal, bem como as recomendações do Comitê de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) do Município de Garanhuns, sobre o combate ao novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Garanhuns informa sobre as mudanças temporárias no funcionamento das Secretarias Municipais localizadas no Centro Administrativo II, a partir desta segunda-feira (23). As medidas são válidas por tempo indeterminado, até decisão posterior do Poder Executivo.
A Secretaria de Desenvolvimento de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA) permanece funcionando em expediente interno, com o número reduzido de servidores, uma vez que adotou o sistema de rodízio, e os demais servidores trabalhando em sistema “home office’. Apenas os serviços essenciais da pasta serão mantidos, como o abastecimento de água na área rural do município. A SDRMA também disponibiliza os contatos para atendimento não presencial, por meio do telefone: (87) 3761-0697 e e-mail: ([email protected]).
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos manterá o horário de expediente das 08h às 14h, bem como os atendimentos das demandas na cidade, porém com equipe reduzida, em virtude do rodízio no quadro de servidores.
A Secretaria de Infraestrutura suspende também os serviços da frota municipal, disponibilizando apenas os veículos essenciais para o atendimento das secretarias que permanecerão funcionando com atividades externas. A Gerência de Iluminação permanecerá atendendo às demandas urgentes no município, e estará disponível por meio do telefone: (87) 9 9957-9073.
Também fica suspenso o atendimento ao público in loco da Secretaria de Planejamento e Gestão. As atividades competentes a pasta serão exercidas pelos servidores em sistema de ‘home office’. A Seplag disponibiliza ainda os telefones: (87) 9 9993-3718, (87) 9 9934-5678 e (87) 9 9988-1577 para o esclarecimento de dúvidas e procedimentos emergenciais.
Os atendimentos ao público in loco da Secretaria de Turismo também ficam suspensos a partir de hoje. As atividades competentes aos servidores serão exercidas em sistema de ‘home office’. A secretaria disponibiliza ainda o seguinte e-mail para atendimento não presencial: ([email protected]).

O número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) subiu para 42 em Pernambuco, de acordo com balanço divulgado na tarde desta segunda-feira (23). Foram cinco casos a mais com relação ao domingo (22).
Os casos confirmados estão no Recife (30), Jaboatão dos Guararapes (3), Olinda (2), Caruaru (1), Belo Jardim (1) e Petrolina (1). Os outros casos são: um de outro estado e três de outro país (dois do navio que está atracado no Porto do Recife).
A prefeitura de Petrolina já havia divulgado uma nota no início da tarde confirmando o caso no município. Já a Prefeitura de Caruaru realiza uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda para falar sobre o caso.
(Com informações do NE10)
Nove pessoas ficaram levemente feridas no início da tarde deste domingo (22), no Km 87, na BR-424, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.
As vítimas estavam em uma carroça de burro, quando foram atingidas por um veículo que acertou a traseira da carroça, os ocupantes do veículo que tombou se evadiram do local, o socorro dos feridos foi realizado pelo SAMU e Corpo de Bombeiros, eles foram levados para a emergência do Hospital Regional Dom Moura.

O trânsito no local foi controlado pela Polícia Rodoviária Federal.

O governador do Estado, Paulo Câmara, anunciou, no final da manhã de hoje (23), mais uma série de medidas que vão impactar diretamente no controle da epidemia Covid-19. No pronunciamento, o governador determinou a contratação de 4.729 profissionais da área de Saúde, a abertura de duas seleções públicas, o repasse de R$ 11 milhões para a Assistência Social e Saúde e a edição de um novo decreto impedindo o transporte de passageiros em mototáxis e proibindo as reuniões e aglomerações para grupos com mais de 10 pessoas.
De acordo com o decreto, serão convocados 4.729 profissionais para reforçar o sistema de saúde. Serão contratados 430 médicos e 1.552 outros profissionais de diversas áreas, aprovados no último concurso. Esse pessoal vai fortalecer toda a rede pública de Saúde, inclusive o Hemope e o Hospital Oswaldo Cruz.
O governador também autorizou a realização imediata de duas seleções públicas simplificadas para a contratação de 2.747 novos profissionais. A primeira seleção, para a Secretaria de Saúde tem previsão para 160 vagas para médicos e 1.917 vagas em outros cargos.
A segunda seleção será feita pela Universidade de Pernambuco – UPE e vai contratar 65 médicos e 605 para profissionais como enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, entre outros.
“Todo esse time vai compor o atendimento nas unidades existentes e nas que estamos abrindo para enfrentar a epidemia do novo Coronavírus. Além disso, estamos repassando onze milhões de reais para ajudar as ações de saúde e assistência social dos municípios pernambucanos”, afirmou o governador que reforçou: ”quero ainda ressaltar que nossa melhor estratégia de combate à disseminação do vírus nesse momento é o isolamento social”.
Consta do novo decreto a proibição de reuniões e as aglomerações para grupos com mais de 10 pessoas, além de impedir o transporte de passageiros com a utilização de mototáxis. O governador informou que o Estado está repassando R$ 11 milhões para ajudar as ações de Saúde e Assistência Social dos municípios pernambucanos.

Até quando seremos obrigados a conviver com a falta de respeito e responsabilidade da Compesa em Brejão ?
É vergonhoso saber que apesar das inúmeras reclamações feitas nas redes sociais e na Rádio Brejão-FM, somos descaradamente ignorados por essa empresa enquanto clientes.
Até quando a falta de água nas torneiras ou a sua má distribuição, será um tormento na vidas das famílias ?
Em tempos de coronavírus como iremos fazer a higiene básica sem água ?
Até quando Compesa ? Onde está a direção regional, será que Brejão não consta no mapa de Pernambuco?
Fábio Oliveira
Morador de Brejão e usuário da Compesa

A Polícia Federal alerta para mais um golpe que está sendo enviado através de links divulgados no WhatsApp, Facebook e internet para os celulares e computadores das pessoas. Dessa vez os criminosos estão oferecendo de forma enganosa o acesso grátis da plataforma com todos os filmes e séries disponíveis na NETFLIX enquanto durar o período de isolamento contra do coronavírus e já foi enviado segundo a empresa em segurança digital PSAFE para mais de 1 milhão de pessoas e detectado cerca de 128 mil possíveis ameaças cibernéticas com termos relacionados a “coronavírus” ou “Covid-19”.

Desde a pandemia do coronavírus que os golpes virtuais tem se proliferado em contextos de crise e tem sido explorado por criminosos do ciberespaço para sustentarem as suas campanhas de ciberataques no alarmismo social e na atenção midiática global sobre o tema. É bastante comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções feitas por empresas e grandes lojas, liberação por parte do governo de vantagem financeira como FGTS, 13º salário, PIS para e aplicar golpes financeiros e captar senhas de acesso com temáticas personalizadas para enganar as pessoas. Infelizmente com a pandemia do Coronavírus, não tem sido diferente.
NESTE CASO, O GOLPE FUNCIONA ASSIM:
A mensagem que chega para as pessoas é essa: “Com a grande disseminação do coronavírus no mundo, a Netflix está liberando acesso a sua plataforma para os primeiros a se cadastrarem no site deles. Corre no site que é só para quem se cadastrar nos próximos 2 dias. É por pouco tempo”.* Você responde a um questionário, dizendo se está tomando os cuidados para a não proliferação do vírus, e se quer uma conta grátis da Netflix, independente da resposta, você verá a mensagem – Parabéns! Você ganhou! -. Em seguida é solicitado para o link ser compartilhado com 10 amigos e grupos de WhatsApp. Por fim, a pessoa é direcionada para preencher um cadastro com informações pessoais (CPF, endereço, RG, número de cartão crédito, Senha e Código de verificação). O perigo é que om esses dados o bandido pode abrir contas correntes m bancos virtuais ou físicos onde terá acesso a cartão de crédito, cheque especial, poderá abrir empresas fantasmas e fazer compras pela internet tudo em nome de terceiros. E quando as vítimas se dão conta são surpreendidas com contas em seu nome que não fizeram e dívidas que não contraíram. A boa notícia é que o link que foi utilizado para aplicação dos golpes já foi bloqueado.
COMO SE PROTEGER:
- Ao receber uma mensagem deste tipo, desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais.
- Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas.
- Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: agendamentos liberados até hoje, último dia para o saque, urgente, não perca essa oportunidade, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não averiguem a veracidade do conteúdo nas páginas e órgãos oficiais.
- Certifique-se no site oficial da empresa ou governamental sobre a veracidade do que está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, ofertas de dinheiro, brindes, descontos ou até promessas de emprego. Nesse caso, a NETFLIX já esclareceu e alertou que são falsas as informações sobre o acesso grátis para ver filmes e séries em sua plataforma streaming enquanto durar a pandemia do Coronavírus.
- Nunca preencha nenhum cadastro, formulário ou pesquisa fornecendo seus dados pessoais de links enviados pelo WhatsApp;
- Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;
- Instale um bom antivírus em seu celular ou computador.
Uma ultrapassagem em uma curva resultou na morte de um motociclista na tarde deste domingo (22), na BR-232, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.
Manoel Messias Gonçalves da Silva, de 33 anos, conduzia uma motocicleta, quando tentou ultrapassar um caminhão em uma curva e bateu de frente em uma Picape Strada, ele sofreu diversos ferimentos e morreu no local.

O conduto da Strada que seguia para Caruaru, prestou os primeiros socorros, permaneceu no local, realizou o teste do bafômetro, tendo o resultado dado negativo, ele revelou que ainda tentou desviar da motocicleta, o mesmo foi liberado após prestar depoimento.
O corpo Da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
Um homem morreu e uma mulher ficou gravemente ferida na noite deste domingo (22), na BR-316, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.
As vítimas trafegavam em uma motocicleta quando colidiram em um caminhão que estava parado em cima da pista de rolamento, na colisão o homem morreu na hora e a mulher foi socorrida em estado grave para o Hospital da Restauração, em Recife.

Segundo informações o caminhão estava quebrado, chovia no momento do acidente e não havia sinalização que indicasse a presença do veículo de carga.
O corpo da vítima fatal foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina.

O deputado estadual Sivaldo Albino participa de reunião nesta segunda-feira (23) na sede do Governo Estadual, onde apresentará sugestões de locais que possam se transformar em leitos para atender pacientes do COVID 19, em Garanhuns. O deputado recebeu a missão direta do governador Paulo Câmara, e ao longo da semana, Sivaldo Albino esteve com a gestora da V GERES, Catarina Tenório, com o diretor médico do HRDM, Dr. Paulo Mendonça, visitou hospitais particulares, antigas unidades de saúde e até prédios que possam ser equipados para leitos de retaguarda.
O Hospital Monte Sinai não tem espaço físico para ampliar a oferta de leitos. O Hospital Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro tem espaço externo que será apresentado na reunião. A visita ao hospital particular, que atende também pela Rede SUS, foi acompanhada pela deputada Priscila Krause, seu esposo Jorge Branco, José Tinoco Filho, Duílio Tinoco, Dr, Gustavo, Johny Albino, Dr. Paulo Mendonça e Dra Catarina Tenório.
Segundo Albino, outras alternativas serão apresentadas. “Na área de saúde poderia se buscar a reativação do antigo Hospital Municipal Santa Terezinha, o Hospital da Providência, ou ainda equipar a UPA24h da prefeitura” – afirma o deputado. A secretária municipal de saúde, Nilva Mendes, já colocou o prédio à disposição.
O Bispo Diocesano Dom Paulo Jackson colocou o Seminário São José também à disposição do estado, assim como o casal Luna e Patrícia Luna ofereceram a AGA para receber os leitos de retaguarda. O Hospital Regional Dom Moura estará implantando ala extra com novos leitos para Coronavirus.
Na reunião desta segunda-feira, com o secretário estadual de saúde, Dr. André Longo, e com o secretário dr. Antônio Figueira, Sivaldo Albino estará acompanhado de Priscila Krause, José Tinoco Filho, entre outras pessoas.

Na noite deste domingo (22) duas pessoas morreram numa colisão de trânsito no bairro Alto do Moura em Caruaru. Sérgio Henrique de Almeida, de 40 anos e o sobrinho, Edson Junior Souto Maior, de 39 anos, que moravam na Vila Kennedy, estavam trafegando numa moto Bis e colidiram de frente em um veículo Corsa sedan branco, os dois morreram no local.
O Samu foi acionado, mas quando chegou no local constatou os dois óbitos, porém socorreu o motorista do Corsa identificado por Vandark, que apresentava sintomas de embriaguez alcoólica, recebeu atendimento do Samu, foi levado para o Hospital Regional do Agreste, mas antes foi levado ao posto da Polícia Rodoviária Federal no Sítio Jurití, para ser submetido ao teste de alcoolemia.
Os corpos foram encaminhados para o IML.





