sexta-feira, 10 de abril de 2020

Em boletim divulgado nesta sexta-feira (10), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 129 casos de Covid-19 no Estado, totalizando 684 casos da doença até agora. Também foram confirmados mais nove óbitos (2 mulheres e 7 homens, com idades entre 38 e 87 anos, ocorridos entre os dias 06.04 e 09.04.) Outras 44 pessoas já estão recuperadas. Entre as pessoas infectadas, 359 estão em isolamento domiciliar e 216 internadas (31 em UTI/UCI e 185 em leito de isolamento).

É importante ressaltar que, dando continuidade ao plano de expansão dos leitos, o Governo de Pernambuco já colocou em operação a Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, que será utilizada como retaguarda, servindo de apoio às unidades que serão centro de referência no tratamento do Novo Coronavírus. A Maternidade já conta com os primeiros 10 leitos de enfermaria e 10 UTIs. Ao todo, haverá 120 vagas, sendo 40 de Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

O Estado também fez a requisição administrativa do Hospital Nossa Senhora das Graças (Alfa), unidade privada localizada em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A estrutura, que estava desativada desde 2018, será centro de referência e já está passando por reformas para receber exclusivamente pacientes da Covid-19, garantindo a ampliação da assistência. Serão disponibilizados 230 leitos, sendo 100 de UTI. A previsão é que os primeiros sejam abertos ainda este mês.

Nos últimos dias, o Governo de Pernambuco abriu 353 leitos para o tratamento da doença, sendo 133 de UTIs e 220 de enfermaria.

Dados atualizados nesta sexta-feira (10/04).

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Pernambuco registrou uma nova disparada de casos confirmados do novo coronavírus. Nesta sexta-feira (10), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) atestou 129 novas ocorrências. Agora, o estado está com 684 infecções, ante 555 registrados nessa quinta (9), o que representa uma subida de 23%. A SES também confirmou mais 9 mortes em decorrência da Covid-19, a doença causada pelo vírus.

Dentre os novos óbitos, estão duas mulheres e sete homens, com idades entre 38 e 87 anos. As mortes aconteceram entre 6 e 9 de abril, mas somente nesta sexta o estado recebeu a confirmação de que foram causadas pelo novo coronavírus. Maiores detalhes sobre casos e mortes serão divulgados à tarde pela SES.

Com o reforço na testagem, Pernambuco está numa tendência crescente de confirmação de casos desde 2 de abril, quando chegou à marca de 106 casos confirmados. De lá para cá, o índice mais que triplicou, crescendo 545%.

(Com informações do Diário de Pernambuco)

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Um elemento efetuou diversos disparos de arma de fogo contra mãe e filho na Rua Carlos Gomes, no bairro do Magano, em Garanhuns.

A mulher de 39 anos, com diversas passagens pela polícia, foi alvejada nas pernas. Ela foi socorrida para o Hospital Dom Moura, sendo liberada após atendimento médico.

Populares disseram que um elemento chegou a casa deles durante a madrugada chamando na porta. O filho dela, que também tem várias passagens pela polícia, foi abrir, momento que iniciou-se os tiros que acertaram sua mãe. Ele apenas teria sido alvejado de raspão causando lesão superficial e não foi ao hospital.

A mulher contou a Polícia Militar que não sabia quem teria efetuado os tiros.

Um o cachorro que estava na casa foi alvejado pelos tiros e morreu na hora.

O caso será investigado pela delegacia de homicídios.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Um agricultor morreu atropelado na madrugada desta quinta-feira (8), na Br-423, no Povoado Campo Grande, município de Águas Belas, no Agreste pernambucano.

Felinto Bezerra de Sena, de 66 anos, foi atingido e arrastado por um caminhão não identificado, o corpo dele ficou dilacerado em cima da pista.

O veículo que atingiu o agricultor não identificado, o corpo passou por perícia realizada pelo Instituto de Criminalística, a Polícia Civil registrou a ocorrência e o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) e Caruaru.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

A 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns (18ª DESEC) volta ater o comando do delegado Marcos Omena que estava atualmente como titular da 134ª Circunscrição (1ª DP) de Garanhuns.

O delegado volta ao comando da regional após ter passado pelas delegacias de São João, Águas Belas e última delas, a 1ª DP de Garanhuns que fica situada no centro da cidade.

O chefe da Polícia Civil nomeou Omena para assumir a vaga do delegado Luiz Bernardo que foi transferido para a cidade de Caruaru, também no Agreste do Estado.

Omena deixou o comando da Delegacia Regional no ano de 2015, desde então, sua volta era esperada pelos demais policiais da área, pois teve uma excelente administração a frente da seccional. As mudanças feitas por ele na administração fizeram com que estivesse entre os melhores delegados que já passaram pelo comando da delegacia.

Em seu retorno, Omena promete manter a mesma linha de administração, com mudanças, seriedade e respeito aos demais policiais.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

O delegado Paulo Bicalho estará deixando nos próximos dias, após um pouco mais de um ano, o comando da 138ª Delegacia de Polícia Civil da cidade de Lajedo, no Agreste.

No Boletim da Secretaria de Defesa Social publicado nesta quinta-feira (8), consta sua transferência para a 8ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENAC), em Garanhuns.

Sua gestão à frente da 138ª DP é avaliada de forma positiva, deixando Lajedo entre as 5 cidades com maior redução de homicídios no estado, quase 200 prisões realizadas, mais de 50 armas e vários quilos de drogas apreendidos.

Com a atuação do delegado e sua competente equipe em conjunto com a Polícia Militar, foi evitado um grande número de homicídios que seriam praticados em 2019.

A frente da 8ª DENARC, Paulo Bicalho deve repetir o trabalho realizado em Lajedo e Capoeiras por onde também teve passagem.

A delegacia do DENARC é atualmente comandada pelo delegado Flávio Pessoa, que também já foi delegado regional em Garanhuns. Sua transferência ainda não foi comunicada pela Polícia Civil.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Um homem morreu afogado na tarde desta quinta-feira (9), no Açude Novo, na zona rural do município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

A vítima não teve o nome divulgado, era morador da cidade de Garanhuns, ele estava no local ingerindo bebidas alcoólicas e tomando banho com amigos, em um dos mergulhos não conseguiu saída da água e se afogou.

O grupo de pessoas que não estavam nem ai para a pandemia do coronavírus, são moradores da cidade de São João.

O corpo foi retirado da água pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o IML de Caruaru.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Populares acionara a Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (9), e informaram que havia uma motocicleta abandonada dentro de um matagal no Sítio Lagoa Grande, no município de Terezinha/PE.

O policiamento foi ao local e encontrou a moto que após ser verificada a placa PCS 6697, foi constatado que ela tinha queixa de roubo, sendo de modelo Titan 150, preta, com placa da cidade de Palmeirina.

A moto foi apreendida e apresentada na delegacia de Polícia Civil da cidade.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

A Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco distribuiu, ontem, dia 09/04/2020, 250 cestas básicas dentro da CAMPANHA PF FRATERNA, que tem por objetivo distribuir cestas básicas e material de limpeza para famílias carentes do nosso Estado, garantindo assim a segurança alimentar.

Os alimentos foram obtidos por meio de doações dos próprios policiais federais, bem como através das entidades de classe (ANSEF-Associação Nacional dos Servidores Federais, SINPEF-Sindicato dos Policiais Federais e ADPF-Associação dos Delegados de Polícia Federal)

A ação busca demonstrar que a Polícia Federal, além de trabalhar permanentemente em suas atribuições (combate ao crime organizado, controle de fronteiras, demandas administrativas), atua em prol da sociedade e se solidariza nesta época em que muitas pessoas passam por dificuldades em decorrência da pandemia do coronavírus.

A Polícia Federal sempre teve consciência do seu papel social, tanto é assim, que nosso foco de atuação é o combate à corrupção e ao desvio de recursos públicos. Essa ação de hoje, para além da responsabilidade social da nossa Instituição, representa a solidariedade dos nossos policiais com os menos favorecidos.

As doações seguiram as orientações do Ministério da Saúde, tendo sido os alimentos previamente higienizados e a entrega foi organizada de maneira a não haver aglomerações.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

A Polícia Federal alerta para um novo golpe via WhatsApp que promete ovos de páscoa gratuitos que estariam sendo doados por duas grandes empresas (Nestlé e Cacau Show). Pelo menos 6 links diferentes estavam sendo enviados para as contas do WhatsApp e Facebook das pessoas durante esta semana e mais de 560 mil brasileiros já foram enganados somente em três dias que esse golpe começou a se espalhar*prometendo ovos de páscoa de forma gratuita entregue na residência das vítimas. As supostas promoções contemplariam 5.000 participantes com ovos de chocolate entregues em casa. Uma das mensagens circuladas justificava dizendo que, como *os mercados “cancelaram suas compras de ovos de Páscoa por causa da pandemia”, as empresas estariam distribuindo seus estoques gratuitamente.

É bastante comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas(carnaval, páscoa, São João, dia das mães, natal), promoções feitas por empresas e grandes lojas, liberação por parte do governo de vantagem financeira ou até a situação que envolvam calamidades para aplicar golpes roubando dados pessoais e financeiros das vítimas, acessar os aplicativos de contas de banco, ou levá-las à páginas falsas para visualizar publicidades. E para tornar o ataque mais crível, os bandidos costumam sempre utilizar o nome de grandes empresas.

A mensagem que aparece na tela do celular é bastante tentadora e diz o seguinte:
ESTAMOS DOANDO E ENTREGANDO 5000 OVOS DE PÁSCOA INTEIRAMENTE GRÁTIS #FIQUE EM CASA.

Os bandidos utilizam uma mecânica fácil que solicita às vítimas que respondam algumas questões simples como:
QUAL TIPO DE CHOCOLATE DE SUA PREFERÊNCIA? AO LEITE? CACAU 70%?
JÁ COMPROU EM NOSSAS EMPRESAS NOS ÚLTIMOS 3 MESES

Após a vítima responder a essas perguntas, abre-se uma tela com a seguinte informação:
VOCÊ ACABA DE GANHAR UM OVO DE PÁSCOA GRÁTIS – VEJA COMO PROCEDER.
1-COMPARTILHE A PROMOÇÃO COM 35 CONTATOS OU GRUPOS DE WHATSAPP
2-APÓS COMPARTILHAR ESCOLHA O SABOR E SIGA AS INSTRUÇÕES
3-VOCÊ RECEBERÁ SEU OVO DE PÁSCOA EM ATÉ 3 DIAS ÚTEIS
4-QUAL O ANO DE FUNDAÇÃO DA KOPENHAGEN? 1998 0U 1928?
5-EM QUAL DATA SE COMEMORA A PÁSCOA EM 2020? 14 DE ABRIL OU 12 DE ABRIL?
6-QUAL O OVO DA PÁSCOA MAIS VENDIDO NA KOPENHAGEN? LÍNGUA DE GATO OU NHA BENTA?

COMO SE PROTEGER:

  1. Ao receber uma mensagem deste tipo, desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais.
  2. Cuidado com o imediatismo e sensacionalismo de mensagens tais como: ”promoção durará até hoje”, “faça seu cadastro agora”, “urgente, não perca essa oportunidade”, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não averiguem a veracidade do conteúdo nas páginas e órgãos oficiais.
  3. Certifique-se no site oficial da empresa sobre a veracidade, através do SAC-Serviço de Apoio ao Consumidor se o está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, ofertas de dinheiro, brindes, descontos ou até promessas de emprego. Nesse caso, as empresas já se manifestaram alertando e esclarecendo que são falsas as informações sobre as promoções de ovos de páscoa grátis sendo entregues na residência das pessoas.
  4. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas.
  5. Jamais preencha nenhum formulário fornecendo ou repassando informações sobre senha de banco, conta bancária, dados financeiros, benefícios, dentre outros.
  6. Preste atenção nos erros de português dos anúncios e veja sempre a terminação dos links se tem a grafia .com.br ou ,gov.br
  7. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;
  8. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados.