Estatísticas preliminares analisadas no Pacto pela Vida também revelaram que na região de Salgueiro não acontece um crime desse tipo há mais de seis meses
O governador Paulo Câmara conduziu, na tarde desta quarta-feira (03.11), a reunião do Pacto pela Vida (PPV), que avaliou as estatísticas criminais registradas em outubro de 2021. Nos homicídios, a redução no décimo mês do ano foi de 20%, em comparação ao mesmo período de 2020. Na série histórica, esse foi o outubro com menos registros desse tipo de crime desde 2013. Ainda de acordo com o painel de estatísticas do Estado, a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) também ocorreu na comparação do acumulado do ano. Os dados apontam para uma retração de 13% nos primeiros dez meses de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Temos todo um planejamento para redução da violência em Pernambuco e vamos continuar fazendo isso, dentro do Pacto Pela Vida, acompanhando os resultados mês a mês e continuar avançando nessa política, que é fundamental para salvar vidas no nosso Estado”, afirmou o governador Paulo Câmara. Os dados completos do mês de outubro serão divulgados no próximo dia 15.
O secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, destacou os resultados obtidos pela da Área Integrada de Segurança, com sede em Salgueiro, que há 185 dias não registra homicídios. No território, formado por sete cidades – Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante – último CVLI foi notificado no dia 16 de maio deste ano. “Atualmente essa região tem um índice abaixo do preconizado pela ONU, que é de 10 homicídios por 100 mil. Queremos irradiar essa experiência exitosa de prevenção e repressão aos crimes contra a vida para todo o Estado”, disse.
Participaram presencialmente da reunião os secretários estaduais Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão), Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Ana Elisa Sobreira (Mulher); e coronel Carlos José (Casa Militar). Também o comandante da Polícia Militar, Roberto Santana, o comandante dos Bombeiros Militares, Rogério Coutinho, e o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão, além de representantes da Polícia Científica, do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública e do Ministério Público.
Redução é reflexo das medidas adotadas pelo órgão nas rodovias federais do estado
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma redução de 77% dos acidentes envolvendo vítimas fatais nas rodoviais federais de Pernambuco, durante o feriadão de finados. O órgão contabilizou, de sexta-feira (29) a terça-feira (2), um total de 43 acidentes atendidos, com 55 feridos e 3 pessoas mortas. Os números apontam para a queda em relação ao mesmo período de 2020, quando foram registrados 41 acidentes, com 45 feridos e 13 mortos.
Dos acidentes envolvendo vítimas fatais, destaque para o que ocorreu na cidade de Igarassu, com o motorista de um ônibus de passageiros sendo atingido pela carga de um caminhão que transitava em cima do viaduto. O motorista do coletivo, de 43 anos, não resistiu à gravidade dos ferimentos. Houve, ainda, registro de acidente com morte envolvendo motocicletas em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e em Juazeiro, na Bahia, onde policiais da Delegacia de Petrolina realizaram atendimento.
No combate à criminalidade, a PRF registrou a detenção de um homem que possuía mandado de prisão em aberto e portava uma arma de fogo dentro do veículo. Ele tentou fugir, mas acabou sendo capturado pelos policiais. Ao todo, 10 pessoas foram detidas pela prática de diversos crimes nas rodovias federais do estado.
A PRF destaca, ainda, as ações de educação para o trânsito, que contemplaram mais de 500 pessoas. Através do “Cinema Rodoviário”, as pessoas abordadas são convidadas a assistirem a uma palestra ou a um filme sobre a necessidade de uma conduta prudente no trânsito.
Preocupação constate da PRF, os comandos de alcoolemia foram realizados em todo o estado de Pernambuco, com 25 condutores autuados por dirigirem alcoolizados ou se negarem a fazer o bafômetro. Nas infrações de trânsito, destaque para os 87 veículos autuados por ultrapassarem em local proibido e os 96 motoristas e passageiros flagrados sem o cinto de segurança. 20 motoristas desobedeceram à lei de transporte regular de crianças e acabaram atuados.
Nos veículos de transporte de carga, mais de 73 toneladas de excesso de peso foram identificadas por equipes da PRF, que se revezaram diuturnamente na Operação Finados. Além disso, 16 motoristas foram multados por descumprirem à Lei do Descanso e mais nove condutores desobedeciam à exigência do exame toxicológico.
Outra importante ação na prevenção de acidentes é a retirada de animais soltos na via. Ao todo, 62 animais foram retirados da faixa de domínio das rodovias de Pernambuco. Durante o período foram registrados também a recuperação de seis carros e o resgate de duas pessoas em situação de vulnerabilidade.
Duas crianças de 11 e 12 anos ficaram feridas ao tentar atravessar a BR-232, em São Caetano, no Agreste de Pernambuco, na tarde desta quarta-feira (3).
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos veículos parou para que crianças pudessem atravessar a via, quando o segundo veículo bateu na traseira do carro, atingindo as menores.
Uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu) foi acionada até o local para socorrer as vítimas. Elas foram levadas para o Hospital Regional o Agreste, em Caruaru. A criança de 11 anos teve uma laceração profunda na região das nádegas e uma lesão no olho esquerdo. Já a de 12 anos apenas escoriações leves.
Os condutores dos veículos não ficaram feridos.
(Com informações do G1)

O caso aconteceu num posto de combustíveis na rodovia BR-101, no bairro de Cruz de Rebouças, em Igarassu, quando o dono do veículo parou o carro para abastecer e foi avisado por um frentista que havia um vazamento no tanque de gasolina. Ao verificar o veículo, o dono do carro encontrou um dispositivo conectado.
⠀Após a atuação da equipe especializada antibombas do BOPE, a Divisão Especializada em Perícias Patrimoniais (DEPP) do Instituto de Criminalística (IC) foi acionada ao local para realizar uma perícia no artefato explosivo.
⠀O Perito Criminal Arnedo Bacelar e a Auxiliar de Perito Flávia Roberta (DEPP/IC) realizaram, dentre outros exames, a coleta de materiais biológicos, vestígios químicos e aparelhos eletrônicos e de telecomunicação, que foram encaminhados aos competentes laboratórios e Institutos da Polícia Científica de Pernambuco. O Laudo Pericial será concluído nos próximos dias.
Informações da Polícia Científica de Pernambuco.
Ladrão estava escondido no mato e surpreendeu a vítima no momento que ela trafegava numa moto por uma estrada da zona rural.
Uma motocicleta Titan de cor vermelha com placa PDL-7773 foi tomada de assalto na manhã desta quarta-feira, 2, no Sítio Bulandeira, área rural do município de Canhotinho/PE. Um elemento armado com um revólver roubou a moto de um cidadão que passava pelo local.
O motoqueiro acionou a polícia e relatou que trafegava em sua motocicleta por uma estrada quando no trajeto surgiu um elemento de dentro do mato armado com um revólver anunciando o assalto. Assim, apossou-se da motocicleta e empreendeu fuga com destino a cidade de Quipapá.
A polícia fez rondas na região, mas não conseguiu prender o elemento.
Um menino de um ano foi baleado na manhã desta quarta-feira (3), na Rua Serra Branca, no Centro de Garanhuns.
Segundo informações, elementos armados chegaram na rua para matar um adolescente de 15 anos, durante os disparos acertaram o adolescente e o garotinho.
As vítimas foram socorridas para a emergência do Hospital Regional Dom Moura, as policiais Militar e Civil estão realizando rondas para identificar e prender os criminosos.
No local foram encontradas diversas cápsulas de pistola, Agentes da 22ª Delegacia de Homicídios já deram início as investigações.
Nesta terça-feira dia 2 de novembro, a radionovela Memórias de um Suicida começou a ser reexibida em três horários, nas emissoras que compõem a Super Rede Boa Vontade de Rádio, com sinal analógico e digital, por meio do streaming da emissora. Sucesso de audição, essa produção radiofônica é uma iniciativa do jornalista, radialista e compositor José de Paiva Netto, que teve seus direitos autorais gentilmente cedidos pela Federação Espírita Brasileira (FEB).
Memórias de um Suicida se consolidou como uma lição de arrependimento e renovação ao mostrar, em 41 capítulos, quais são as consequências espirituais do suicídio, a partir do relato do Espírito Camilo Cândido Botelho (pseudônimo), que narra os horrores que acontecem com as vidas interrompidas antes do tempo.
Trata-se de um testemunho de quem descobriu, depois do suicídio, que a morte não acaba com a vida. Ao ficar cego, no fim do século 19, depois de sofrer vários conflitos conjugais e familiares e a decadência financeira, Camilo Cândido Botelho (pseudônimo) suicidou-se aos 65 anos de idade acreditando que a “morte seria o fim” de seu sofrimento.
Mas, como nos relatos bíblicos da visão Profética de Jesus, a morte não o aceitou e Camilo (Espírito), mais vivo do que antes, apesar do suicídio, viu seus dramas multiplicados dolorosamente por mais de 50 anos de padecimentos e remorsos jamais experimentados por ele na Terra.
Esta superprodução radiofônica, adaptada do livro de mesmo nome psicografado pela médium Yvonne do Amaral Pereira conta com a direção da consagrada atriz Arlete Montenegro e reúne os melhores atores e dubladores do Brasil.
Não perca essa oportunidade de acompanhar, diariamente, capítulos tão instrutivos sobre a vida após a morte. Pela Super Rede Boa Vontade de Rádio, a radionovela vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, 22h e às 2h. Para a relação das emissoras ou acompanhar o streaming digital, acesse: www.boavontade.com/radio. Na sequência, os capítulos estarão disponíveis no aplicativo Boa Vontade Play.
Preocupado com o avanço da violência em Garanhuns, marcado por diversos casos de roubo, furtos e tráfico de drogas, além de assassinatos, o vereador Johny Albino (PSB) encaminhou solicitação ao Governador Paulo Câmara (PSB) visando aumentar o efetivo de Polícia Militar em Garanhuns.
“Os policiais do 9º BPM realizam um trabalho compromisso e de destaque na repressão da violência, porém com um maior efetivo e num trabalho conjunto com outros órgãos de segurança, esse trabalho será ampliado, dando um basta na criminalidade e garantindo mais segurança para os garanhuenses”, justificou o Vereador, que também preside o Poder Legislativo Garanhuense.
A proposição do vereador Johny Albino foi aprovada por unanimidade de votos na Câmara de Garanhuns e seguirá apreciação do Governador e do comandante geral da PMPE, o Coronel José Roberto Santana.
Os criminosos conseguiram fugi dos policiais e abandonaram uma caminhonete que haviam roubado em São João/PE, após colidirem numa parede.

Policiais militares do 9º BPM conseguiram apreender uma caminhonete Saveiro que havia sido roubada nas proximidades do cemitério de São João, no fim da tarde de terça-feira, 2. Os ladrões após avistarem o policiamento em Garanhuns abandonaram o veículo e fugiram após uma colisão numa casa no Loteamento Petrópolis.
Conforme os militares, o motorista relatou que estava nas proximidades do cemitério de São João em sua caminhonete modelo Saveiro, quando surgiram dois elementos, um deles portava um revólver e anunciou o assalto. Após o assalto, eles empreenderam fuga por uma estrada de acesso ao Povoado de Frexeiras, com destino a Garanhuns. Com isso, o policiamento foi intensificado na área de fuga, sendo o veículo avistado no bairro da Liberdade, em Garanhuns, momento que os ladrões perderam o controle e bateram numa parede de uma residência e fugiram para dentro do mato e desapareceram, apesar das buscas no local.
Dessa forma, o veículo e vítima foram levados ao plantão policial para registro do flagrante e continuidade das investigações.
Uma mulher identificada como Joseane de Lima, de 45 anos, foi presa na noite desta terça-feira (2), no município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco.
Policiais do Batalhão de Policiamento do Interior (BEPI) realizavam rondas no bairro Bom Jesus, quando receberam uma denúncia que uma casa servia como ponto de venda de drogas.
No local a proprietária convidou os policiais para entrar e autorizou que fosse realizada uma busca, foi quando foram localizadas 139 pedras de crack e mais duas pedras com cerca de 20 gramas.
Ainda na casa foi encontrado um aparelho celular onde haviam conversas de negociações da venda da droga e fotos da contabilidade do tráfico.
A mulher recebeu voz de prisão, foi levada para Delegacia de Plantão e autuada em flagrante.











