segunda-feira, 02 de agosto de 2021

A Câmara de Vereadores de Garanhuns vai vivenciar ao longo deste mês de agosto, o Agosto Lilás. Trata-se de uma Campanha que busca chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à Violência contra a Mulher.

A Campanha é uma realização da Comissão dos Direitos da Mulher, que é composta pelas vereadoras Magda Alves (PP); Nelma Carvalho (PTB) e Darliane Rodrigues (Cidadania), que contam com o reforço das vereadoras Luzia da Saúde (PTB) e Fany das Manas (PT) e conta com o apoio da Presidência da Casa, através do vereador Johny Albino (PSB).

Segundo a Comissão, o Agosto Lilás será marcado pela apresentação de Projeto de Resolução; Requerimentos; Divulgação nas Mídias Sociais e um Treino de Corrida alusivo à temática. Um evento contando com a participação de Mulheres que se destacam na repressão a violência de gênero no Município, a ser vivenciado no dia 26 de agosto, também marcará a realização.

De acordo com a vereadora Magda Alves, que preside a Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara de Garanhuns, as atividades visam alertar e informar sobre o que é violência contra a mulher e reforçar junto à comunidade o trabalho realizado no Município. “Vamos ampliar os debates sobre os diversos tipos de violência contra a Mulher, bem como divulgar as ações exitosas que já acontecem em nosso Município. A meta é fortalecer a Mulher perante a essa violência crescente, sobretudo nos lares garanhuenses”, destacou Magda Alves.

(Com informações da Assessoria de Comunicação)

segunda-feira, 02 de agosto de 2021

Uma jovem de 20 anos foi estuprada na madrugada desta segunda-feira (2), na cidade de São Bento do Uma, no Agreste de Pernambuco.

A vítima disse a polícia que estava saindo de um bar, quando avistou um conhecido junto com outro elemento que estava passando de moto, o conhecido lhe ofereceu uma carona, ela aceitou e acabou sendo levada por eles até um sítio, onde após se negar a manter relação sexual com os indivíduos foi agredida e estuprada.

O crime foi enunciado a Polícia Civil que já deu início as investigações.

segunda-feira, 02 de agosto de 2021

Um homem extremamente valente foi preso na tarde deste domingo (1º), no município de Saloá, no Agreste pernambucano.

Izac Gomes da Silva, de 26 anos, agrediu a companheira e tentou estrangular ela, a violência foi denunciada a Polícia Militar que conseguiu prender Izac.

O agressor foi apresentado no plantão da 18ª DESEC e autuado em flagrante.

segunda-feira, 02 de agosto de 2021

Por videoconferência, Paulo Câmara participou da aula inaugural do curso de formação dos profissionais, que deverão estar na ativa já no final deste ano

O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta segunda-feira (2), por videoconferência, da aula inaugural do Curso de Formação de Delegados da Polícia Civil de Pernambuco, composto por 60 alunos. A previsão é que a turma conclua a formação no final de 2021. Nos próximos meses, os candidatos terão 732 horas-aula no Campus de Ensino Recife, da Academia Integrada de Defesa Social (Acides), distribuídos em seis turmas e cumprindo sempre os protocolos necessários à prevenção da Covid-19.

“Estamos reafirmando nosso compromisso com a segurança pública, fortalecendo o Pacto Pela Vida, que tem ajudado Pernambuco a enfrentar momentos difíceis. Com essas formações, temos o objetivo de fazer com que todas as delegacias estejam cada vez mais fortalecidas e supridas, para que possamos atender bem a população pernambucana”, destacou Paulo Câmara.

De acordo com o secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, Pernambuco tem um cenário de redução contínua dos homicídios em 2021, mas é preciso aprofundar as investigações, dar mais celeridade aos inquéritos e ampliar a resolução de crimes de toda natureza, com definição de autoria. “Essas são metas do Pacto pela Vida, e é por meio dos recursos humanos, como essa nova turma de delegados, que conseguimos executar esse planejamento”, afirmou o secretário, acrescentando que em 2018 foram formados 140 delegados, e além dos 60 concluintes do curso iniciado agora, haverá nova convocação de mais 40 aprovados no mesmo concurso, fortalecendo o trabalho da Polícia Judiciária em todo o Estado.

Segundo o chefe de Polícia Civil, delegado Nehemias Falcão, o novo efetivo ampliará as Operações de Repressão Qualificada (ORQs). Em 2021, mais de 50 ORQs já foram realizadas, desarticulando organizações criminosas. “Estamos fazendo um estudo técnico para lotar esses futuros delegados em alguns territórios mais aquecidos, com maior dificuldade de reduzir a criminalidade na mesma proporção alcançada pelo Estado como um todo”, reforçou Falcão.

No mês de julho deste ano tiveram início as turmas de formação de 80 oficiais – sendo 60 para a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e 20 para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) – e a de 750 praças para a PMPE e 100 para o CBMPE. Nesta terça-feira (03.08), está programada a aula inaugural do curso que vai formar 50 novos médicos legistas e 45 auxiliares de perito da Polícia Científica de Pernambuco. Desde 2015, já foram formados e incorporados 6.798 profissionais à segurança pública do Estado, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares.

Participaram da cerimônia desta segunda-feira a vice-governadora Luciana Santos; os secretários Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Ana Elisa Gadelha (Mulher) e Rinaldo Souza (executivo de Defesa Social); além do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira; a desembargadora do TJPE, Daisy Maria de Andrade; o promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Luís Sávio Loureiro; e o defensor público-geral, José Fabrício Silva de Lima.

segunda-feira, 02 de agosto de 2021

Mais de 200 veículos participaram da ação; condutores doaram alimentos para campanha

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, neste domingo (1), o Passeio Motociclístico Estrada Solidária, na BR 232, entre Caruaru e Gravatá, no Agreste de Pernambuco. A ação arrecadou 1,7 tonelada de alimentos para a campanha idealizada pelo órgão, que teve início no dia 30 de junho e segue até 8 de agosto.

O evento teve início às 10h na Delegacia da PRF de Caruaru, seguiu para o posto do órgão em Gravatá, e foi concluído às 13h no Alto Moura, também em Caruaru. A ação reuniu mais de 200 veículos, entre motocicletas e carros antigos, de 30 motoclubes e um clube de automóveis do município.

Durante a concentração do passeio, os participantes realizaram a entrega de centenas de quilos de alimentos não-perecíveis. Os donativos serão destinados a instituições sociais cadastradas no Programa Pátria Voluntária, do Ministério da Cidadania.

segunda-feira, 02 de agosto de 2021

Atividades de enfrentamento ao crime e prevenção de acidentes foram intensificadas nas rodovias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu, no sábado (31), a segunda edição da Operação Rota Brasil, que teve como foco promover ações de segurança pública e viária, nas rodovias federais que cortam Pernambuco. A iniciativa foi realizada durante uma semana e nesse período foram detidas 16 pessoas por diversos crimes, recolhidos 65 veículos irregulares e recuperados seis carros roubados em diversas regiões do estado.

A primeira fase da operação teve como foco ações direcionadas para o enfrentamento ao crime, e em seguida foram realizadas atividades de fiscalização voltadas para a prevenção de acidentes. Em sete dias, foram fiscalizados 711 veículos e 689 pessoas, emitidos 729 autos de infração e registrados 145,6 toneladas de excesso de peso em veículos de carga.

Destacam-se 29 autuações pelo desrespeito à Lei do Descanso do motorista, 26 por transporte de carga com peso excedente, 25 pelo não uso do cinto de segurança, 13 pela falta do capacete e oito por ultrapassagens em local proibido. As ações de combate à criminalidade também resultaram na retenção de 51,4 m³ de madeira irregular, na apreensão de 22,9 Kg de maconha e 15 unidades de anfetamina.  

segunda-feira, 02 de agosto de 2021

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (02/08), 524 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 69 (13%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 455 (87%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 591.952 casos confirmados da doença, sendo 52.169 graves e 539.783 leves.

Também foram confirmados 14 óbitos, ocorridos entre 18/05/2021 e 30/07/2021. Com isso, o Estado totaliza 18.822 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

segunda-feira, 02 de agosto de 2021

O veículo estava com placa falsa e sinais identificadores com indícios de adulteração

Equipes da Polícia Militar (PM) apreenderam uma motocicleta que estava com queixa de roubo, na manhã de domingo, 1, no Povoado Bela Vista, em Iati/PE. Segundo a PM, o policiamento realizava ronda pela localidade quando avistou um motoqueiro em atitude suspeita, ao ser abordado foi constatado a adulteração no veículo.

A moto modelo Fan de cor vermelha e placa original OHF-0246 estava com os sinais identificadores adulterados, tipo regravados. A placa utilizada no veículo naquele momento também era falsa e estampava a cidade de Taquaritinga do Norte. Mesmo assim, o policiamento conseguiu a verdadeira característica da moto e placa original, sendo constatado uma queixa de roubo no Estado de Alagoas tendo como cidade Feira Grande.

Ainda segundo a polícia, O condutor apresentou um CRLV(Certificado de Registro de licenciamento de Veículo), o qual havia sido roubado da CIRETRAN em 2018 e continha informações falsas. Diante disto, a ocorrência foi apresentada no plantão da Delegacia Regional de Garanhuns para autuação do flagrante relativo aos crimes de receptação, adulteração de sinais identificadores e uso de documento falso.

segunda-feira, 02 de agosto de 2021

Um agressor de mulheres foi preso na noite deste domingo (1º), no bairro de Heliópolis, no município de Garanhuns.

Fábio Júnior da Silva, de 36 anos, agrediu a companheira e a filha dela de 14 anos, além das agressões ele disse que caso fosse preso mataria as duas.

A prisão foi realizada pela Polícia Militar, Fábio foi levado para delegacia de plantão e adotadas as medidas cabíveis.

segunda-feira, 02 de agosto de 2021

Segundo a polícia federal, a droga estava escondida numa mala de viagem

A Polícia Federal em Pernambuco, prendeu em flagrante, no último sábado, 31, por volta das 23:30h, no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, um homem de 39 anos, natural de Quipapá/PE. Ele foi flagrado quando transportava em sua bagagem cerca de 3,9kg de cocaína (três quilos e novecentos gramas). O preso não possuía antecedentes criminais.

A prisão aconteceu durante os trabalhos de fiscalização da Polícia Federal destinados a reprimir o tráfico de entorpecentes, bem como outros tipos de crimes praticados no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre.

O suspeito foi autuado pela prática do crime contido no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006 (tráfico de entorpecentes), e caso seja condenado, poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão.