terça-feira, 15 de março de 2022

A Polícia Federal em Pernambuco, autuou em flagrante, um suspeito, de 29 anos, natural e residente em Paudalho/PE, o qual foi preso por policiais militares do 2º BPM, lotados em Paudalho/PE. A prisão aconteceu através de rondas de rotina na qual, os militares se depararam com um indivíduo transtornado chutando vários carros e ameaçando várias pessoas com uma faca que estava portando no centro de Paudalho/PE.

Na sequência da prisão, os policiais militares assistiram ao vídeo da destruição da porta da agencia bancária da Caixa Econômica Federal de Paudalho/PE e constataram que se tratava da mesma pessoa, motivo pelo qual recebeu voz de prisão em flagrante foi informado dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida encaminhado para a Sede da Polícia Federal, para os procedimentos de polícia judiciária, onde acabou sendo autuado em flagrante pelo crime contido no artigo 163, parágrafo único do Código Penal (dano qualificado contra o patrimônio da União) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 6 meses a 3 anos de detenção, além de multa.

O crime é afiançável, porém foi dispensada a fiança pela Autoridade Policial, com fundamento no artigo 325, §1º, inciso I, do Código de Processo Penal, em virtude da condição econômica do preso. Ficando ciente de uma série de compromissos tais como o dever de comparecer perante a autoridade policial, todas as vezes em que for intimado para atos do inquérito e da instrução criminal, bem como não poderá mudar de residência sem prévia permissão da autoridade processante ou ausentar-se por mais de oito dias de sua residência sem comunicar.

Em seu interrogatório o preso falou que ocasionalmente faz uso de drogas e que na data de hoje, fez uso de crack e que após consumir a droga, ficou com muita raiva por conta de sua situação de desempregado e passou a quebrar as coisas pela rua. Disse também que não tinha condições de pagar fiança e nem de indenizar os prejuízos causados à Caixa Econômica Federal; Por fim falou que não está arrependido pelos danos causados.

Os representantes da Caixa Econômica Federal avaliam que o dano provocado pelo conduzido é de aproximadamente R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Da Polícia Federal

terça-feira, 15 de março de 2022

Em fevereiro, os homicídios motivados pela questão de gênero caíram 72,7%. No acumulado do ano, a redução é de 57,1%. As mortes violentas de mulheres e as violências doméstica e familiar como um todo seguiram a mesma tendência de retração. Os roubos mantiveram o recuo pelo segundo mês, com destaque para a diminuição dos latrocínios: nenhum no Sertão e -50% tanto na RMR como na Zona da Mata

Fevereiro deste ano foi um mês de redução de todos os tipos de violência contra a mulher, incluindo os feminicídios, Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), estupros e agressões domésticas. De todos os tipos, os assassinatos motivados pela condição de gênero da mulher tiveram a queda mais expressiva: 72,7% no segundo mês do ano (3 vítimas mês passado, contra 11 em fevereiro de 2021) e 57,1% no acumulado do 1º bimestre (de 21, ano passado, para 9 este ano).

Quando consideradas todas as motivações para mortes violentas intencionais contra pessoas do gênero feminino, a queda desse tipo de crime em Pernambuco chegou a 15,9%, somando os dados de janeiro e fevereiro deste ano. De 44 CVLIs com vítimas do sexo feminino no primeiro bimestre de 2021, baixou-se para 37 no deste ano. Especificamente em fevereiro, a redução de um ano a outro foi de 19 para 18.

Os demais indicadores de criminalidade contra mulheres seguem igualmente em declínio. Como as queixas devido a agressões e outros tipos de violência doméstica, que diminuíram tanto em fevereiro como no somatório do bimestre. No mês passado, as delegacias de Polícia Civil registraram 2.539 vítimas de crimes desse tipo, -29,48% em relação às 3.345 de fevereiro de 2021. Quanto ao bimestre, 5.406 mulheres denunciaram seus agressores este ano, contra 7.302 dos dois primeiros meses do ano passado, ou seja, -25,97%.

De igual maneira, o número de vítimas de estupro que buscam a polícia para denunciar o crime vem caindo este ano, chegando a ter -38,21% vítimas no 1º bimestre (de 471 para 291). Em fevereiro último, 117 mulheres prestaram boletim de ocorrência em Pernambuco por terem sofrido esse tipo de violência, o que representa -26,42% ao comparar com as 159 vítimas desse mesmo mês em 2021.

Segundo a gestora do Departamento de Polícia da Mulher (DPMul) da Polícia Civil de Pernambuco, delegada Fabiana Leandro, a retomada das atividades sociais e econômicas nos últimos meses tem facilitado a aplicação das políticas de prevenção e repressão às violências contra a mulher, o que gera impacto sobre as estatísticas criminais. “Saímos de uma fase com restrições de atendimento presencial, época em que houve aumento das violências contra a mulher, para um momento em que retomamos toda a nossa capacidade produtiva presencial, na forma de campanhas preventivas, palestras em comunidades, reforço do efetivo das delegacias. Isso permitiu aumentar as solicitações de medidas protetivas e representações judiciais por descumprimento dessas medidas. Agora, é importante lembrar que essa retomada é de toda a rede de proteção à mulher, na qual se incluem diversos órgãos do Poder Executivo, o Ministério Público e o Poder Judiciário. Além disso, desencadeamos operações específicas, como a Conquista e a Lar Seguro, para garantir a proteção de mulheres com histórico de violência doméstica. Estamos trabalhando também em um procedimento operacional padrão de atendimento a mulheres, feito em parceria com a SDS e a Secretaria da Mulher, para que protocolos de atendimento à mulher sejam cumpridos em todas as delegacias do Estado”, detalha.

MENOS LATROCÍNIOS NO ESTADO – Percentual semelhante ao da queda de CVLI de mulheres pôde ser observado em relação aos latrocínios. Somente em fevereiro, o recuo chegou a 16,67%, pois reduziu de 12 para 10. Destaque para o Sertão, que caiu de 2 para nenhum latrocínio em fevereiro, e para a Região Metropolitana e a Zona da Mata. Cada uma dessas duas regiões teve queda de 4 para 2 crimes desse tipo. Somando os dois meses já concluídos, a retração dos roubos seguidos de morte no Estado fechou em 15,38% (de 26 para 22).

Ao levar em conta o total de CVLIs, em fevereiro de 2022 Pernambuco registrou 297 vítimas. São 14,23% acima do total do mesmo mês de 2021, quando houve 260 homicídios. No acumulado do bimestre, o aumento chegou a 11,2%: de 555 para 617 vítimas.

ZONA DA MATA E CAPITAL REDUZEM HOMICÍDIOS NO BIMESTRE – Apesar do aumento dos homicídios no acumulado do ano, houve regiões do Estado em que esses crimes recuaram em relação a 2021. Na Zona da Mata, o número de vítimas caiu de 122 para 112 (-8,2%). E o Recife passou de 98 para 94 (-4,08%). O Sertão oscilou 2,9% (de 69 para 71), enquanto a Região Metropolitana subiu 22,08% (de 154 para 188) e o Agreste, 36,61% (de 112 para 152).

Considerando apenas fevereiro, a Zona da Mata apresentou queda de 7,69% em relação ao mesmo mês de 2021 (de 52 para 48). Nas demais regiões, os números aumentaram: no Recife, 10% (de 50 para 55); no Sertão, 15,15% (de 33 para 38); na RMR, 24,64% (de 69 para 86); e no Agreste, 25% (de 56 para 70).

ÁREA DE CARUARU TEM MENOR ÍNDICE DE CVLI DESDE 2013 – Nas Áreas Integradas de Segurança (AIS), destaque para a AIS-14, com sede em Caruaru, que atingiu o menor número de vítimas de CVLI em quase 9 anos. Os 9 homicídios em fevereiro deste ano foram o índice mais baixo desde julho de 2013, quando 3 pessoas foram mortas de forma violenta na região.

Outra AIS que sobressaiu pelo recuo nos CVLIs foi a 11, que tem como polo Nazaré da Mata. No mês passado, 14 pessoas foram assassinadas na região, menor número desde junho de 2019, quando houve 5 homicídios.

RECIFE TEM O MÊS COM MENOS ROUBOS NA HISTÓRIA – Fevereiro de 2022 foi o mês com menos roubos no Recife em toda a série histórica, iniciada em 2005. Ao todo, foram 1.247 ocorrências. Na soma dos dois meses iniciais do ano, a capital também alcançou seu menor patamar, com 2.823 CVPs notificados.

Já Pernambuco teve o melhor fevereiro da série histórica de estatísticas de CVP, com 3.546 registros. Em relação a 2021, que teve 4.282 casos, a redução foi de 17,2%. Quanto ao primeiro bimestre de 2022, os números do Estado só não estiveram abaixo dos de 2005, uma vez que em janeiro e fevereiro deste ano 7.882 ocorrências foram computadas, enquanto há 17 anos haviam sido 7.442 no período. Comparado com esse intervalo em 2021, com 9.004 roubos, os números deste ano diminuíram 12,46%.

RMR É DESTAQUE NA REDUÇÃO DE CVPs – A Região Metropolitana foi a que mais teve recuo nos roubos nos dois primeiros meses de 2022: caiu de 2.974 em 2021 para 2.441 em 2022 (-17,92%). Depois, veio a Zona da Mata, que reduziu 14,1% de um ano para o outro: de 766 para 658 casos. As ocorrências de CVP diminuíram 10,95% no Recife (de 3.170 para 2.823) e 8,65% no Agreste (de 1.665 para 1.521). Apenas o Sertão registrou oscilação para cima, de 2,33%, ao passar de 429 para 439.

AIS ATINGEM MENOR NÚMERO DE ROUBOS DOS ÚLTIMOS ANOS – Quatro Áreas Integradas de Segurança (AIS) de Pernambuco registraram os menores índices de roubos para fevereiro em mais de 8 anos. Na AIS-4, que engloba a Várzea e outros bairros da Zona Oeste do Recife, as 304 ocorrências do mês passado foram maiores apenas do que o total de junho de 2013 (299 casos). Já a AIS-6, composta pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes e de Moreno, terminou fevereiro com 347 queixas de roubo, o mais baixo patamar desde setembro de 2013 (323). Por sua vez, a AIS-16, com sede em Limoeiro (Agreste), teve 54 ocorrências e chegou ao menor número desde fevereiro de 2014 (47). Finalmente, a AIS-24 (Ouricuri) atingiu a marca de 10 CVPs, a menor desde novembro de 2008, que teve 9 casos.

CERCA DE 20% DE QUEDA NOS ROUBOS DE CELULAR – A quantidade de celulares roubados vem caindo em 2022, com fevereiro anotando uma queda de 19,7% em relação ao segundo mês de 2021. Se em fevereiro último as delegacias receberam queixas por 1.814 aparelhos subtraídos violentamente, no mesmo mês do ano anterior tinham sido 2.259. Considerando o primeiro bimestre deste ano e do anterior, a diminuição foi de 4.772 para 4.293 celulares roubados, isto é, -10%. Além de atuar na prevenção a esse tipo de crime, as forças de segurança pública de Pernambuco têm efetuado operações que resultam na apreensão de celulares roubados. Somente em janeiro e fevereiro, 1.294 telefones foram recuperados.

TRANSPORTE COLETIVO COM MENOS ROUBOS – As investidas criminosas ao sistema de transporte coletivo seguem em redução no Estado: em fevereiro deste ano, registraram-se 37 ocorrências, o que representa -22,92% em comparação com as 48 contabilizadas em 2021. Já no somatório dos dois meses, o recuo chegou a 9,8% em 2022, que teve 92 roubos a coletivos, contra 102 no mesmo período do ano anterior. A Força-Tarefa Coletivos segue ativa para inibir esse tipo de crime e já conseguiu prender 51 pessoas acusadas de roubar ônibus no Estado este ano.

ZERO INVESTIDAS CONTRA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS – Não houve nenhum roubo consumado a agências bancárias, caixas eletrônicos e carros-fortes em 2022 em Pernambuco. Em 2021, havia sido registrado um roubo a banco no mês de fevereiro.

PRODUTIVIDADE POLICIAL – As forças de segurança pública de Pernambuco prenderam 7.818 pessoas em flagrante em janeiro e fevereiro deste ano, além de terem cumprido 570 mandados de prisão. Apreenderam, ainda, 744 armas e atuaram em 1.171 ocorrências de tráfico de entorpecentes.

terça-feira, 15 de março de 2022

O vereador prof. Márcio (PTB) defendeu ontem segunda-feira (14), na 7ª Reunião Ordinária do 1º Período Legislativo, a implantação de câmeras nos uniformes e nas viaturas da Guarda Municipal do nosso município.

A iniciativa visa ampliar o monitoramento das ações em diferentes regiões do município. A utilização dos equipamentos tem como objetivo evitar eventuais abusos contra os cidadãos e registrar também desacatos e atos de violência cometidos contra os Guardas, tendo em vista que a tecnologia vai captar áudio e vídeo ao vivo, oferecendo mais segurança e transparência nas atividades policiais.

“A medida vai preservar a maioria expressiva da Guarda Municipal de Garanhuns, bem como de todos os cidadãos que cumpre seu dever e sua obrigação de forma exemplar”, enfatizou o parlamentar.

(Com informações da Assessoria de Comunicação)

terça-feira, 15 de março de 2022

Uma bebedeira terminou com um homem tentando matar um amigo na madrugada desta terça-feira (15), no Sítio São João, no município de Sanharó, no Agreste de Pernambuco.

O autor do crime identificado como Cícero Antônio, estava em casa bebendo com o amigo José Ariclécio Pires, de 32 anos, quando se desentenderam e Cícero Golpeou José com um facão na região da cabeça.

A vítima conseguiu correr, pediu ajuda e foi socorrida para o hospital municipal, o autor do crime foi preso horas depois pela Polícia Militar, levado para delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante.

terça-feira, 15 de março de 2022

Um mototaxista foi assaltado na manhã desta terça-feira (15), no Sítio Belamente, na zona rural de Garanhuns.

A vítima foi abordada por dois assaltantes armados que estavam em uma cinquentinha, após anunciarem que era um assalto exigiram a carteira e celular da vítima e fugiram levando a moto Honda, CG-125, cor vermelha, placa PEG-9763.

A vítima comunicou o fato a polícia e até o momento a moto não foi encontrada.

terça-feira, 15 de março de 2022

Imagem Ilustrativa

Um jovem de 21 anos identificado como Anderson Francisco, foi detido na tarde desta terça-feira (15), no município de Lajedo, no Agreste.

Uma viatura da Polícia Militar passava pela rua da delegacia de Polícia Civil, quando o elemento começou a empinar a moto que conduzia após passar em um quebra-molas, ele foi conduzido para delegacia e autuado pela prática de direção perigosa.

terça-feira, 15 de março de 2022

Mercadoria havia saído de Santa Cruz do Capibaribe e seria entregue em Salvador

Uma carga de confecção sem nota fiscal foi retida na noite de segunda-feira (14) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 423, em Garanhuns, no Agreste pernambucano. A mercadoria havia saído de Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste, em direção a Salvador, na Bahia.

Policiais do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF realizavam uma fiscalização no Km 93 da rodovia, quando abordaram um caminhão com placas de Caruaru. Ao solicitar a documentação da mercadoria transportada pelo veículo, o motorista informou que não possuía nenhuma nota fiscal.

O caminhão foi encaminhado junto com a carga ao pátio. A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE) foi acionada para providenciar a regularização fiscal da mercadoria.

terça-feira, 15 de março de 2022

A Polícia Civil, através do delegado Alysson Câmara, com apoio da Polícia Militar, prendeu o Saulo Vieira Isidório, vulgo “Thuco”, envolvido num latrocínio, como também em um duplo homicídio ocorrido no município de Bom Conselho, local da prisão nesta segunda-feira, 14.

Conforme o delegado, foi montada uma operação com objetivo de prender o Thuco, contra o qual havia dois mandados de prisão preventiva em aberto, ambos expedidos pela Comarca de Bom Conselho/PE, sendo o primeiro expedido pelo envolvimento do indivíduo no Latrocínio que vitimou a pessoa de Fabrício Ferreira, jovem que teve sua motocicleta roubada após ser morto; O segundo, pelo envolvimento no duplo homicídio que vitimou as jovens: Juliana Marques Bezerra, a “galega”, e Gislane Silva Mendes, conhecida popularmente como “baiana”.

Após a prisão, Thuco foi levado a sede da Delegacia Regional em Garanhuns para ser apresentado em audiência de custódia, posteriormente ser recolhido ao sistema prisional.

Com esta prisão, o delegado Alysson Câmara conseguiu prender os dois principais envolvidos no duplo homicídio das jovens que foram enterradas após serem executadas, como também no latrocínio do adolescente que trafegava numa moto quando foi atingido a tiros e morto, em seguida os suspeitos roubaram sua moto.

Relembre:

POLÍCIA PRENDE ACUSADO DE MATAR E ENTERRAR DUAS MULHERES EM BOM CONSELHO EM 2021

terça-feira, 15 de março de 2022

Um grave acidente resultou na morte de um adolescente na manhã desta segunda-feira (14), no Km 64,3, na BR-424, no município de Caetés, no Agreste de Pernambuco.

Sandro Cordeiro Calado, de 16 anos, conduzia uma motocicleta, quando invadiu a faixa contraria, bateu em um caminhão, sofreu ferimentos graves e morreu no local.

A vítima tinha passado a noite fora de casa e no momento do acidente estava retornando.

A PRF, o Instituto de Criminalística e a Polícia Civil estiveram no local, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

terça-feira, 15 de março de 2022

Na manhã de segunda-feira, 14, foi roubado um veículo Celta de placa KKJ-8265 na cor prata. O assalto ocorreu numa estrada do Sítio Luz, no município de Canhotinho. Dois marginais armados numa motocicleta praticaram o roubo. Eles também roubaram dinheiro, celular, cartões de créditos e documentos pessoais.

Segundo relato das vítimas que estavam no veículo, no momento do assalto foi possível visualizar que os marginais portavam duas armas de fogo, entre elas uma pistola. Logo que praticaram o crime, seguiram em fuga com destino a cidade de Lajedo.

Equipes policiais foram acionada, todavia, sem êxito na localização dos assaltantes.