terça-feira, 12 de setembro de 2023

Em sessão realizada nesta segunda-feira (11), a Câmara de Vereadores de Águas Belas seguiu recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e aprovou, por unanimidade, as contas do prefeito Luiz Aroldo (PT) referente ao exercício financeiro de 2019. 

Com isso, o prefeito conseguiu aprovar todas as contas de seu primeiro mandato (2017/2020) à frente da Prefeitura de Águas Belas. Um fato histórico em Águas Belas. “Esse é um feito histórico que mostra a seriedade e compromisso da nossa gestão”, destaca o prefeito Luiz Aroldo.

Em quase sete anos de gestão de Águas Belas, o governo Luiz Aroldo tem desenvolvido um trabalho de destaque na região, com ações importantes em áreas como educação, saúde e infraestrutura, onde mais de 80 obras de calçamento já realizadas.

Além disso, a chegada da água da adutora na cidade, a reconstrução da alameda da entrada da cidade e o asfaltamento das principais avenidas e ruas da cidade são marcas alcançadas pelo trabalho do governo Luiz Aroldo. Principalmente, pela proximidade com a governadora Raquel Lyra.

NOME FORTE EM PERNAMBUCO

Além do destaque como prefeito em Pernambuco, a atuação de Luiz Aroldo como presidente do Consórcio de Municípios Pernambucanos (COMUPE) e como vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios tem sido elogiada no meio político.

No caso do COMUPE, o reconhecimento é pelos expressivos resultados alcançados à frente do consórcio, ampliando o quadro de associados e garantido políticas sustentáveis aos municípios. Além disso, as pautas municipalistas tiveram o debate reforçado em gabinetes e Ministérios em Brasília.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Na noite desta segunda-feira (11), mãe e filha foram encontradas mortas dentro de casa na Rua Paris, no bairro Xique-Xique, em Caruaru, no Agreste.

As vítimas, Suilani Mirele de Almeida, de 49 anos e a filha Vitória Tauani, de 10 anos, foram assassinas, possivelmente por asfixia. O corpo de Vitória foi encontrado em cima da cama, enquanto o corpo da mãe no chão ao lado da cama.

Os Soldados Alysson e Muniz da Cavalaria da Polícia Militar, prenderam o suspeito em frente ao Terminal Rodoviário, Everaldo Santos da Silva, de 50 anos, que estava mantendo um relacionamento amoroso com Suilani. Ele negou ter assassinado as vítimas e foi apresentado na Divisão de Homicídios. No carro dele foram encontrados um facão e uma faca-peixeira.

A irmã da Suilani, Suilan Micheline, disse que a irmã estava querendo o fim do relacionamento, mas o Everaldo não aceitava e que possivelmente esse foi o motivo para ele matar a sua irmã e a filha dela.

Os corpos foram periciados e encaminhados para o IML local.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Dois carros roubados no último domingo (10), foram recuperados pelo GATI da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira (11), no Sítio Açude do Meio, na zona rural do município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.

A PM recebeu denúncia que elementos estavam na caminhonete S10, cor preta, placa PCE-8B76, que foi tomada de assalto em Alagoinha, após rondas ela foi encontrada abandonada com um Pálio, cor prata, placa PGG-8769.

Os veículos foram levados para delegacia e adotados os procedimentos para devolução aos proprietários.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Uma carga com material de uso hospitalar foi tomada de assalto na madrugada desta terça-feira (12), no município de Sanharó, no Agreste de Pernambuco.

O motorista informou que foi interceptado por vários elementos que estavam em dois veículos e começaram a atirar, obrigado ele a parar.

Ele foi colocado em um dos carros da quadrilha e após algum tempo foi deixado em Belo Jardim.

O assalto foi informado a polícia e até o momento a Sprinter, cor prata, placa QYI-1J63 não foi recuperada.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Coletes à prova de bala foram encontrados com os envolvidos

Policiais civis da Delegacia de Bom Conselho, sob o comando do Delegado Alysson Câmara, após minucioso trabalho investigativo contra o tráfico ilícito de entorpecentes, desmantelaram na manhã desta segunda-feira, 11, mais uma “boca de fumo”, desta vez situada na Rua Boa Esperança, bairro Parmalat, Bom Conselho/PE, local onde foram presos em flagrante três pessoas envolvidas com tráfico de drogas, entre elas dois menores de 16 e 17 anos.

O trio foi flagrado na posse de farta quantidade de entorpecentes (maconha e crack) já embalados para comercialização, além de duas balanças de precisão, uma quantia em dinheiro fruto da venda de drogas, revólver calibre 38, 15 munições de mesmo calibre, duas balas clavas, dois coletes à prova de balas, uma faca, dois facões e um aparelho celular.

De acordo com informações fornecidas pela polícia, após a lavratura do auto de prisão em flagrante por tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores, o preso, de maior idade, foi submetido a exame traumatológico e encaminhado à Audiência de Custódia na Comarca de Garanhuns.

Já os adolescentes infratores foram autuados pela prática de ato infracional análogo aos crimes de tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico, submetidos a exame traumatológico e aguardarão a manifestação da justiça acerca de suas internações provisórias.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Um homem foi preso por policiais do GATI na noite deste domingo (10), no Loteamento Água Viva, no município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco.

Os militares abordaram dois homens que estavam em uma moto, um deles estava portando a arma ilegalmente.

Ele foi conduzido para a delegacia de plantão e autuado por Porte Ilegal de Arma de Fogo.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Nesta segunda-feira (11), Lajedo vive mais uma data marcante e histórica para a classe dos trabalhadores. O Prefeito Erivaldo Chagas assinou o Projeto de Lei para a complementação financeira para o Pagamento do Piso de Enfermagem. O documento foi encaminhado para aprovação na Câmara Municipal de Vereadores. Profissionais da Enfermagem participaram do momento que foi realizado no Clube Millennium.

A Lei foi sancionada ano passado e desde então a Secretaria Municipal de Saúde vem se atualizando e estudando todas as exigências do Ministério da Saúde. O recurso de contrapartida da União já chegou e é responsabilidade do município executar o processo da forma correta, respeitando os direitos e deveres da classe, uma vez que o Governo Federal fiscaliza a carga horária, vínculos e outras questões dos profissionais de enfermagem.

Os profissionais comemoraram a notícia com muita alegria, pois é uma luta de todos e que finalmente o repasse da contrapartida da União foi feita para então o Governo Municipal dar prosseguimento.

(Com informações da Assessoria)

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Um mototaxista foi assaltado na manhã desta segunda-feira (11), na zona rural do município de Caetés, no Agreste de Pernambuco.

Ele informou a polícia que estava em seu ponto em frente a prefeitura, quando um homem chegou e solicitou uma corrida para a zona rural, no caminho o elemento sacou um revólver e anunciou que era um assalto.

O criminoso ordenou que a vítima não desligasse a moto e tirou uma quantia em dinheiro que estava no bolso do trabalhador.

A moto roubada foi uma Honda, CG-150, cor vermelha, placa PFO-2A93.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Um ex-presidiário foi preso na madrugada desta segunda-feira (11), no município de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco.

José Adriano de Miranda Pimentel, de 29 anos, tentou matar um homem em um bar na Rua José Lopes da Silva.

Após atirar na vítima, José Adriano ficou apontando a arma para as pessoas que estavam no bar, impedindo que elas acionassem o socorro.

A Polícia Militar foi acionada e prendeu o elemento em flagrante, ele foi levado para a Delegacia de Plantão, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Um dos exemplos notáveis de política pública direcionada à segurança e aliada ao desenvolvimento econômico, geração de empregos e renda é o caso de Medellín, na Colômbia. Para observar os métodos que levaram a cidade a este patamar, uma comissão de deputados da Alepe está no país desde a última sexta feira (08/9)

Durante os anos 1990, a cidade de Medellín era conhecida como uma das mais violentas do mundo, tendo sido considerada a capital mundial do narcotráfico. No entanto, a cidade passou por uma transformação significativa nas últimas décadas, com a redução da violência e a promoção do desenvolvimento econômico e social. Para conhecer um pouco dessa história e trazer para Pernambuco ideias que possam ser implementadas após adequação à realidade local, 05 deputados estaduais pernambucanos chegaram nesta última sexta-feira, 08 de Setembro ao país caribenho. Com visita programada à capital Bogotá e principalmente à Medellín, o grupo foca em conhecer os planos de segurança, convivência e transformação urbana desta última e emblemática cidade, que é capital do departamento de Antioquia.

A delegação é formada pela deputada Débora Almeida (PSDB) além de outros quatro parlamentares da Alepe.

Em Bogotá, capital do país, os parlamentares pernambucanos visitaram neste domingo (10) o ‘Centro da Felicidade’ – (equivalente ao COMPAZ do Recife) e o serviço público de transporte Transmilênio/BRT.

Segundo Débora, “Essa missão oficial vem sendo uma experiência importante para cada um de nós, parlamentares pernambucanos. Estamos investindo nosso final de semana para nos aprofundar no conhecimento de novas maneiras de melhorar a vida da população, com experiências testadas e aprovadas por países vizinhos, alguns, como é o caso aqui da Colômbia, que tem muitas similaridades com nossa realidade no Brasil e que portanto poderão ser implementadas no nosso estado.”     

Na cidade de Medellín, a cerca de 413 quilômetros de Bogotá e objetivo principal da missão, os deputados visitarão desta terça-feira 12 até a quinta 14 de setembro pontos como a COMUNA 13 – Casa da Justiça, UVA e Escadas elétricas; o Centro de operações e Videomonitoramento; conhecerão os CAI’s – Centro de Atendimentos Imediatos da Polícia de Medellín e se reunirão com o Secretário de Segurança Cidadã de Medellín e possivelmente com o Comando da Polícia Nacional Metropolitana. 

Medellín é importante para a região por suas universidades, academias, comércio, indústria, ciência, serviços de saúde, floricultura e festivais.