Os testes da Adutora do Agreste em Águas Belas avançaram mais uma etapa nessa quinta (14) com água dos poços de Tupanatinga chegando a um dos reservatórios da Estação de Tratamento (ETA) da Compesa.
O sistema voltou a ser acionado após serem feitos ajustes em questões pontuais que apareceram no teste realizado no dia 15 de agosto, quando a adutora entrou em operação para trazer pela primeira vez a água dos poços até a ETA.
Ressaltando a parceria com o governo do estado, o prefeito Luiz Aroldo comemorou o resultado. “Avançamos em direção à reta final dos trâmites técnicos para abastecimento da água da adutora à nossa cidade. Um momento de muita felicidade e de agradecimento à nossa governadora Raquel Lyra pela parceria e compromisso com Águas Belas.”
Dois policiais militares morreram em um tiroteio no bairro de Tabatinga, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), na noite de quinta-feira (14). Os dois estavam em serviço e a situação aterrorizou os moradores. Uma grávida de 7 meses e um adolescente de 14 foram baleados durante a troca de tiros.
Os policiais militares Rodolfo José da Silva, de 38 anos, e Eduardo Roque Barbosa de Santana, de 33, chegaram à avenida Luiza de Medeiros em uma viatura da corporação, com um terceiro policial, para atender a uma ocorrência de disparos de arma de fogo.
De acordo com as primeiras informações, os agentes faziam uma abordagem a um grupo de pessoas que consumia bebida alcoólica na laje de uma residência quando um homem armado correu e desceu uma escadaria. Os dois policiais foram atrás dele e então teve início uma troca de tiros.
O cabo Rodolfo José foi internado em um hospital de Camaragibe e foi transferido em seguida para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde.
Já o soldado Eduardo Roque foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, na Zona Oeste do Recife. Ele, que tomou um tiro na cabeça, também morreu.
Mais duas pessoas foram baleadas no meio da troca de tiros: uma mulher grávida de 7 meses e um adolescente de 14 anos. Os dois também foram levados inicialmente para a UPA da Caxangá e, depois, transferidos para o HR.
A assessoria de comunicação do HR informou que a mulher tem quadro de saúde considerado grave e o estado do adolescente é estável.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil e a Polícia Militar e aguarda retorno.
(Com informações da Folha de Pernambuco)
A nova Central de Abastecimento de Garanhuns deve ser entregue até setembro de 2024
Na manhã da quarta-feira (13), o prefeito Sivaldo Albino, assinou no Palácio Celso Galvão, junto do secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), Neilton Cavalcante, a Ordem de Serviço (OS) que autoriza a retomada das obras para conclusão da nova Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga). O prazo para entrega das novas instalações é de 12 meses, podendo ocorrer antes. Além desta OS, o prefeito também autorizou a construção das praças Mosteiro de São Bento (antiga Praça Tiradentes) e Dom Helder Câmara, na Boa Vista. E ainda a de manutenção dos prédios da Rede Municipal de Ensino.
A Prefeitura de Garanhuns está investindo mais de R$ 1,5 milhão, garantidos através de recursos próprios. A empresa que irá executar a obra é a BL Construtora & Serviços, vencedora do processo licitatório. A iniciativa mostra o compromisso da gestão com o erário público e o bem estar da população. Os feirantes e consumidores de Garanhuns, agora terão mais qualidade nas vendas e compras de produtos.
Vale destacar que a obra estava paralisada desde 2020, gerando prejuízos aos cofres públicos, diante da má gerência da então administração. Por conta dos erros cometidos, o município passou a ser, inclusive, “proibido” de dar continuidade aos serviços na Ceaga e em outros projetos de infraestrutura, situação na qual, através do diálogo e compromisso do prefeito Sivaldo Albino e equipe, foi resolvida e que tem resultado no andamento de grandes ações que beneficiam diretamente a nossa gente.
O chefe do executivo enfatizou a importância da conclusão e entrega do espaço público. “Eu sabia que toda a espera valeria a pena. Para hoje podermos estar assinando esta Ordem de Serviço, a nossa equipe teve muitas tratativas com as áreas que nos impediam, por erros do passado, de dar continuidade a esta tão grande obra. Não tenho dúvidas que quem comercializa ou compra na feira livre da Ceaga, passará a ter mais dignidade com a concretização deste sonho”, pontuou Albino.
Um detento do Centro de Ressocialização do Agreste, foi encontrado assassinado na manhã desta quinta-feira (14), no Sítio Cerquinha, na zona rural do município de Angelim, no Agreste de Pernambuco.
O corpo de Daniel Lopes da Silva, de 50 anos, apresentava várias perfurações causadas por disparos de arma de fogo.
Na cena do crime ninguém deu qualquer informação que ajude a Polícia Civil nas investigações.
O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Uma moto Honda, CG-125, cor vermelha, placa KIX-4857, foi furtada na noite desta quinta-feira (14), no centro de Pesqueira, no Agreste.
O proprietário foi assistir aula e deixou estacionada na Rua Duque de Caxias, no momento do intervalo ele percebeu o furto.
Ele comunicou a polícia e o caso está sendo investigado.
A Polícia Civil de Pernambuco por meio da equipe da Delegacia de Rio Formoso deu cumprimento ao Mandado de Prisão, em desfavor de Matheus Gabriel Arruda Cabral, de 19 anos. A captura do indivíduo foi efetuada nesta quarta-feira (13), no município de Rio Formoso, no Litoral Sul de Pernambuco.
Matheus Gabriel é suspeito de assassinar a blogueira Bruna do Nascimento Marques Maciel, de 21 anos, em março de 2022, no bairro do IPSEP, na Zona Sul do Recife.
Bruna estava em frente a uma casa de shows, quando foi executada com vários disparos de arma de fogo.
Após a prisão, o acusado foi conduzido à 13ª DESEC, para ser apresentado na audiência de custódia e posteriormente conduzido ao sistema prisional.
A conselheira Cláudia Moura, coordenadora geral dos conselhos tutelares de Olinda, conversou com o g1 sobre a situação em que se encontra o bebê de 10 meses que estava sendo torturado pela mãe e pela madrasta. Entre os vários sinais de maus tratos, foram identificadas queimaduras de bituca de cigarro, cortes e anemia.
O Conselho Tutelar foi acionado, junto com a Polícia Militar, pelos profissionais do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos quando o bebê deu entrada na unidade com sinais de maus tratos.
De acordo com a conselheira, o bebê foi enrolado numa manta térmica devido ao quadro de desnutrição e encaminhado ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, no centro do Recife. Lá, a equipe profissional deu prosseguimento ao atendimento e identificou mais sinais de tortura e maus tratos.
“Precisaram fazer o aquecimento porque ele está com 4 kg, muito abaixo do peso esperado para um bebê de 10 meses. Depois, na Restauração, os médicos identificaram que também existem marcas de bitucas de cigarro no corpo. A tomografia que ele fez deu TCE [traumatismo cranioencefálico]. Também foi identificado que as feridas da boca e das mãos estão infectadas. Vai ter que tomar antibiótico e vai precisar tomar sangue, devido a anemia dele”.
Ainda segundo a conselheira, além do bebê, a mãe tem outros seis filhos. Três deles moravam com ela e outros três, com a família no Ceará.
(Com informações do G1)
Um dos veículos havia sido furtado em Alagoas
Um carro furtado e outro com registro de apropriação indébita foram recuperados, na quarta (13) e quinta-feira (14), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os condutores dos veículos foram detidos durante fiscalizações na BR 232, em São Caetano, no Agreste.
O primeiro carro havia sido furtado em outubro do ano passado em São Miguel dos Campos/AL. O motorista disse que havia adquirido o veículo em São Bento do Una por R$30,9 mil, dando R$8,5 mil de entrada e parcelando o restante.
Na outra abordagem, a equipe da PRF constatou que um HB 20 estava com registro de apropriação indébita desde terça-feira(12). O condutor disse que estava negociando a compra de uma caminhonete e havia pego o carro emprestado com o vendedor, sem saber da irregularidade.
Os homens foram encaminhados junto com os veículos à Delegacia de Polícia Civil da região.
A comitiva formada pelos deputados estaduais Débora Almeida, ‘A voz do Agreste’, Eriberto Filho, João Paulo, Lula Cabral e Coronel Alberto Feitosa, participou, desde o dia 09 de Setembro, de diversas agendas e audiência com gestores de segurança pública daquele país.
Foi uma viagem a trabalho de intensas atividades, na qual os parlamentares da ALEPE puderam escutar lideranças e populares acerca do modelo assertivo adotado pelo governo municipal de Bogotá, capital colombiana e também de Medellín, em relação à segurança pública. Os encontros aconteceram com o Secretário de Segurança Pública de Bogotá, Andrés Camilo Nieto Ramires, na tarde desta segunda-feira (11).
Com visitas a órgãos como a Secretaria Distrital de Segurança, Convivência e Justiça, onde os convidados escutaram do gestor noções de como o governo adotou medidas que fizeram a diferença para melhor na redução da violência, que na década de 1990 eram alarmantes, os deputados entenderam como isso fez com que uma cidade com mais de 8 milhões de habitantes conseguisse reduzir os índices de criminalidade, tornando-se referência na América Latina. Já em Medellín, nos anos 90, a taxa de homicídios era de 380 mortes a cada 100.000 habitantes, hoje reduzidas para apenas 13 homicídios para 100.000 habitantes.
Ao longo da semana, o grupo conheceu algumas comunidades como a “Comuna 13”, o bairro Nova Aurora e várias outras regiões de Medellín, onde constataram serviços públicos de qualidade para a população e pessoas felizes e seguras.
A presença dos parlamentares estaduais naquele pais sulamericano, que faz fronteira com o Brasil, servirá para que no retorno do grupo ao país – programado para acontecer nesta quinta-feira (14) – , possa ser sugerido ao Governo de Pernambuco e também aos gestores municipais boas práticas que, se implementadas de forma eficiente, tendem a revolucionar o estado nesse necessário combate ao crime.
Na opinião de Débora, que vem utilizando as suas mídias sociais para colocar os pernambucanos à par da agenda de trabalho no exterior, a iniciativa vem sendo proveitosa: “Fiquei muito impressionada com as ações como são feitas, também muito com o social! Primeiro o social, a educação e depois por último é que entra a parte da polícia chegando para reprimir… Então, isso é muito bom e o pertencimento da população com cada um dos equipamentos, com a cidade! Muito proveitosa a iniciativa.”
Ainda nas redes, Débora Almeida revelou “As principais lições que vou levar comigo daqui são “é possível fazer!” e “basta termos coragem e priorizarmos os que mais precisam.”
Uma moto Honda, CG-150, cor vermelha, placa OYP-2529, foi tomada de assalto na manhã desta quinta-feira (14), na rodovia PE-180, próximo ao escritório da Compesa, no município de Lajedo.
A vítima foi interceptada por dois assaltantes, o que estava na garupa estava armado e exigiu que o cidadão parasse.
Após a investida a dupla fugiu cada um em uma moto.

















