Um agricultor morreu em um grave acidente na madrugada desta segunda-feira (14), na BR-101, no município de Joaquim Nabuco, na Mata Sul de Pernambuco.
A vítima foi identificada como Pedro Ricardo Barreto da Silva, de 44 anos. De acordo com as primeiras informações, o corpo do agricultor foi encontrado às margens da rodovia, próximo à sua motocicleta, o que indica que ele pode ter perdido o controle do veículo.
As circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas e estão sendo investigadas pela Polícia Civil. Não há informações sobre a possível participação de outro veículo no ocorrido.
O corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) da cidade de Palmares, onde passará por exames necroscópicos.
Vítima foi atingida por três tiros no tórax após desentendimento na comunidade; autor está foragido
Após passar dez dias internado em estado grave, José Daniel da Silva, de 28 anos, morreu em decorrência de ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O crime ocorreu no dia 3/7, por volta das 17h, no Loteamento Santo Antônio, em Aliança, Zona da Mata Norte de Pernambuco.
De acordo com a polícia, Daniel foi atingido por três tiros no tórax e socorrido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde permaneceu internado até falecer. Ele morava no centro de Aliança e era conhecido na comunidade por prestar pequenos serviços.
Segundo relatos de familiares, o desentendimento começou quando Daniel pulou de cima de um pé de goiaba e assustou duas jovens que passavam pelo local. Elas correram e relataram o ocorrido aos familiares, que foram ao local tirar satisfação. Daniel explicou que não teve qualquer intenção criminosa, mas durante a discussão, um homem armado apareceu e atirou contra ele.
O autor do homicídio segue foragido. A Delegacia de Aliança está investigando o caso para identificar o responsável pelo crime.
Um homem foi detido por populares após invadir uma residência e tentar fugir pulando de casa em casa, na noite desta segunda-feira (14), no bairro COHAB II, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. A ação mobilizou o efetivo do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), que realizava rondas ostensivas na região da Caixa d’Água.
De acordo com a Polícia Militar, moradores abordaram a equipe informando que um indivíduo havia entrado em uma residência localizada na Rua Governador Mário Covas. Ao ser surpreendido, o suspeito tentou escapar pulando os muros e telhados das casas vizinhas, o que gerou preocupação entre os moradores.
Durante as diligências, os policiais foram informados de que o homem havia sido contido por populares na Rua Iratama, nas proximidades do local da invasão. Ele foi detido até a chegada do efetivo, que realizou a abordagem e a identificação do suspeito.
Segundo testemunhas, o homem teria tentado furtar objetos da residência invadida, o que caracteriza, em tese, os crimes de tentativa de furto e violação de domicílio. O suspeito foi conduzido à 18ª Delegacia Seccional, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis.
A governadora Raquel Lyra assinou, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, gestores municipais e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), a Carta Compromisso “Construindo Planos de Prevenção”, que formalizou a união entre o Governo de Pernambuco e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para o fortalecimento das ações de combate à violência em 10 municípios do Estado. A assinatura ocorreu na noite desta segunda-feira (14), durante a reunião semanal de monitoramento do programa Juntos pela Segurança, na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), no Recife.
“Estamos redesenhando de verdade políticas públicas que chegam na ponta e que fazem diferença para quem vive nas cidades. Construir junto com os municípios um trabalho de prevenção à violência é o que nos permite dar um passo à frente para mantermos, de maneira sustentada, a redução da criminalidade no nosso Estado. Estamos fazendo tudo aquilo que está ao nosso alcance para garantir o combate à criminalidade de maneira inteligente e eficiente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), por meio do programa Juntos pela Segurança, o projeto terá como ponto de partida 10 municípios pernambucanos, número que será ampliado para 42 cidades até o fim de 2025, com base em indicadores sociais e níveis de vulnerabilidade. Serão contempladas nesta etapa do projeto as cidades de Aliança, Vicência, Igarassu, Olinda, Moreno, Ipojuca, Palmares, Caruaru, Bezerros e São José da Coroa Grande.
“Neste primeiro momento, estamos trabalhando com o escritório da ONU, oferecendo essa assistência técnica aos municípios com foco em planejamento. Os planos surgem com essa perspectiva, alinhando o que o poder público estadual e os municípios têm a oferecer em prol da população, ouvindo também a sociedade civil”, ressaltou Joanna Figueirêdo, secretária estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.
A secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência, Camilla Iumatti, que conduz a articulação com os municípios, destacou o ineditismo da ação. “Para que possamos, de fato, reduzir a criminalidade no Estado, é fundamental investir em ações de prevenção, descentralizando essas iniciativas e as levando também para o interior, tornando os municípios protagonistas e principais atores desse processo, pois cada território tem sua própria realidade”, explicou.
A partir da formalização da parceria, o UNODC será responsável por fornecer assessoria técnica especializada, realizar oficinas nos municípios, levantar dados e apoiar diretamente a construção dos planos municipais de prevenção. “Pela primeira vez, estamos construindo uma coalizão para desenvolver uma agenda municipal de prevenção ao crime e à violência. Esperamos que os resultados sejam duradouros, com soluções de curto, médio e longo prazo, e com uma lógica de corresponsabilização”, destacou Rafael Sales, analista de Monitoramento e Avaliação do UNODC.
Presente na cerimônia, a prefeita de Igarassu, Professora Elcione, reforçou a importância da iniciativa. “Esse plano cai como uma luva neste momento, porque nós já trabalhamos nas escolas a questão da prevenção, mas é preciso muito mais mãos e ações para vencer esse desafio”, disse.
Também assinaram o documento a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino; os vice-prefeitos Chiquinho (Olinda), Dayse Silva (Caruaru) e Neto (Palmares); o diretor de Segurança Pública e Mobilidade de Aliança, Everaldo Silva; o secretário de Administração e Defesa Social de Moreno, José Erigerson Negromonte de Barros; e o secretário de Defesa Social de Ipojuca, Wambergson Vieira Melo.
NOVAS UNIDADES DO CORPO DE BOMBEIROS – Outro tema abordado na reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança desta segunda foi o lançamento, no último sábado (12), de editais de licitação para a construção de duas novas unidades do Corpo de Bombeiros Militar no Estado. Os equipamentos serão implantados em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, e em Bezerros, no Agreste, com investimentos que somam mais de R$ 15 milhões.
Lucielle Laurentino destacou a importância da chegada do equipamento para a segurança de Bezerros e região. “Estamos imensamente gratos ao Governo do Estado pela parceria, sobretudo, na força-tarefa voltada ao Juntos pela Segurança. A nova sede do Corpo de Bombeiros será mais estruturada, para garantir uma atuação ainda mais ampla da corporação”, pontuou.
O encontro também contou com a presença dos secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social) Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Juliana Gouveia (Mulher), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), além do procurador-geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier; do desembargador do TJPE, Mauro Alencar; do chefe da Polícia Civil, Renato Leite; do secretário-executivo de Defesa Civil, Clóvis Ramalho; e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Cantarelli.
Crime ocorreu no estacionamento de agência bancária em Piedade; PM à paisana reagiu à ação

Uma tentativa de roubo a um malote de dinheiro terminou com um dos assaltantes morto e outro ferido e preso na tarde desta segunda-feira, 14/7, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. A ação aconteceu no estacionamento da agência do Banco Santander, localizada na Avenida Bernardo Vieira de Melo.
Segundo informações da polícia, dois criminosos abordaram a vítima no momento em que ela chegava ao banco. Após a entrega do malote, um policial militar à paisana que estava nas proximidades percebeu a movimentação e reagiu, efetuando disparos contra os suspeitos.
Um dos assaltantes morreu ainda no local antes da chegada do socorro. O outro, identificado como José Eduardo Bezerra dos Santos, de 26 anos, foi baleado, socorrido sob custódia policial e encaminhado para uma unidade hospitalar.
Após receber atendimento médico, José Eduardo foi autuado em flagrante no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e permanece à disposição da Justiça. O corpo do comparsa foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife.
A Polícia Civil investiga o caso e apura se há outros envolvidos na tentativa de roubo.
Com investimento de R$ 4 milhões, nova unidade terá capacidade para até 900 atendimentos por semana e promete reduzir filas de espera no SUS em Garanhuns e região
A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Garanhuns inaugura, no dia 15 de julho, sua nova Clínica Acadêmica, ampliando o acesso gratuito a serviços especializados de saúde na cidade e região. A estrutura iniciará realizando 300 atendimentos por semana, mas tem capacidade para 900, dependendo da demanda, em especialidades como cardiologia, geriatria, hematologia, mastologia, otorrinolaringologia, reumatologia e pequenos procedimentos cirúrgicos.
“A nova Clínica Acadêmica representa um marco para a saúde pública de Garanhuns e região. Nosso objetivo é garantir à população, de forma gratuita, atendimento especializado, humanizado e de qualidade, contribuindo diretamente para a redução das filas do SUS na região”, destaca Adriene Pereira, diretora da Afya Garanhuns. “Esse avanço reflete nosso compromisso com a responsabilidade social e com a formação de profissionais preparados para atender às necessidades reais da população.”
Com investimento superior a R$ 4 milhões, o novo ambulatório começará a operar no dia 28 de julho e traz diferenciais como duas salas para pequenas cirurgias, maior número de consultórios, sala exclusiva para otorrinolaringologia, estrutura moderna para exames de imagem e uma central de esterilização de última geração. O agendamento continuará sendo feito por meio de regulação, por meio da parceria com a V GERES, contemplando diversos municípios da macrorregião.
Ao todo, serão 27 médicos e 221 estudantes atuando diretamente no atendimento à população. A inauguração está marcada para às 16h do dia 15 de julho e contará com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais. A nova Clínica irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Os atendimentos da atual Clínica-Escola, localizada no primeiro andar do Centro Médico do Agreste Meridional (CEMEPP), continuarão funcionando normalmente, de forma complementar à nova unidade. As áreas já atendidas são psiquiatria, pediatria, ortopedia, dermatologia, gastroenterologia, obstetrícia, pneumologia, infectologia, ultrassonografia, coloproctologia e colposcopia, todas com agendamento também via regulação.
*Sobre a Afya* – A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e http://ir.afya.com.br.
Na manhã desta segunda-feira (14), policiais militares do 9º Batalhão realizavam rondas ostensivas no município de Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, quando flagraram um indivíduo realizando manobras perigosas em via pública.
O condutor empinava uma motocicleta em meio a pedestres e veículos, gerando risco evidente de acidente. De imediato, os policiais realizaram a abordagem e constataram que a motocicleta não apresentava condições mínimas para circular, estando sem farol, lanterna, retrovisores e placa — todos equipamentos obrigatórios por lei.
Durante a abordagem, o homem ainda informou que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Diante das infrações, tanto o condutor quanto o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Águas Belas para adoção das medidas cabíveis.
O veículo, por estar em desacordo com as normas de trânsito e representar risco à segurança pública, foi recolhido de forma administrativa.
Um grave acidente de trânsito registrado na noite deste domingo (13) resultou na morte de uma jovem e deixou seu namorado em estado grave. A colisão aconteceu na PE-123, na altura da conhecida Curva do Juá, na zona rural de Cupira, no Agreste de Pernambuco.
A vítima fatal foi identificada como Amanda Maria da Silva, de 23 anos. Ela morava com os pais no Loteamento Santo Antônio, em Cupira. Segundo informações da família, Amanda passou o dia com o namorado e amigos em uma piscina na cidade de Lagoa dos Gatos. No fim do dia, quando retornavam para Cupira, o casal acabou se envolvendo no acidente.
De acordo com o relato do pai da jovem, José Carlos, o veículo em que Amanda e o namorado estavam colidiu contra um guard-rail. Com o impacto, ambos foram arremessados para fora da pista. Amanda morreu no local.
O namorado dela, cujo nome não foi divulgado, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado inicialmente ao hospital local de Cupira. Diante da gravidade dos ferimentos, ele foi transferido para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru.
A PE-123 liga os municípios de Cupira e Lagoa dos Gatos e é considerada perigosa por conta de curvas acentuadas e sinalização deficiente. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
Na tarde da última sexta-feira (11), um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo durante uma operação realizada pela equipe da 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns. A ação aconteceu no distrito de São Pedro, localizado na zona rural do município, no Agreste de Pernambuco.
De acordo com a Polícia Civil, os agentes realizavam diligências na região quando se depararam com dois indivíduos em atitude suspeita. Durante a abordagem, um dos homens foi revistado, sendo encontrado com ele um revólver calibre 38.
Diante do flagrante, o suspeito foi detido e encaminhado à delegacia, onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo. A ação foi coordenada pelo delegado Victor Hugo.
Morreu na noite deste domingo (13), no Hospital da Restauração, em Recife, o jovem Kelvis Luiz da Silva, de 19 anos. Ele estava internado desde o dia 30 de junho, após sofrer um grave acidente de moto na PE-126, no município de Jaqueira, na Mata Sul de Pernambuco.
Na ocasião, Kelvis conduzia uma motocicleta quando colidiu com um cavalo que estava solto na pista. Desde então, o jovem lutava pela vida, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.
O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), onde foram realizados os procedimentos legais.
O caso reacende o alerta sobre os perigos de animais soltos em rodovias e a necessidade de fiscalização mais rigorosa para evitar tragédias como essa.












