Mais de 120 mil veículos devem circular em direção ao Litoral Sul durante o feriado prolongado
Começou à zero hora de sexta-feira (3) e segue até a meia-noite de terça-feira (7), a Operação Independência 2021 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas rodovias federais de Pernambuco. Nesse período, será promovido um reforço concentrado no policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade, para garantir mais segurança, conforto e fluidez do trânsito.
O feriado de 7 de setembro é marcado por uma maior movimentação de veículos nas rodovias do estado, principalmente na BR 101, em direção ao Litoral Norte e Sul de Pernambuco. Uma previsão da Concessionária Rota do Atlântico é de que cerca de 120 mil veículos trafeguem pelas rodovias que dão acesso às praias de Porto de Galinhas, Muro Alto, Serrambi e Tamandaré, entre os dias 3 a 7 de setembro.
Uma das principais preocupações da PRF no feriado se refere à mistura de bebida e direção, que prejudica o reflexo e a capacidade de reação do motorista, pois aumenta o tempo para frear o veículo quando ele se depara com um pedestre ou um obstáculo na pista. Para coibir essa prática, serão realizados testes de bafômetro, principalmente com condutores que apresentarem sinais de embriaguez ou se envolverem em acidentes.
Outros comportamentos imprudentes, como a realização de ultrapassagens em local proibido, uso irregular de motocicletas, falta de equipamentos obrigatórios e transitar pelo acostamento também estarão no foco das abordagens.
As ações de enfrentamento ao crime buscam coibir crimes que utilizam o modal rodoviário para serem praticados, como o contrabando, tráfico de drogas, assaltos, receptação de veículo roubado e porte ilegal de arma. Para intensificar essas ações, grupos especializados estarão de prontidão para atuar ao longo do feriado prolongado.
Dicas de segurança
- Antes de pegar a estrada, programe sua viagem. Descanse bem antes de dirigir, organize as bagagens no veículo e escolha a rota e o horário mais seguros;
- Confira se a documentação pessoal e do veículo estão em dia;
- Mantenha a atenção na rodovia e em tudo que a rodeia: pessoas, veículos e animais;
- Aumente a distância entre os veículos para evitar colisões traseiras ou saídas de pista;
- Caso se envolva em acidentes sem vítima, pegue o máximo de informações com os envolvidos e registre a ocorrência no site gov.br/prf, no campo DAT;
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (3), 541 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 58 (11%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 483 (89%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 609.698 casos confirmados da doença, sendo 53.440 graves e 556.258 leves.
Também foram confirmados 20 óbitos, ocorridos entre 14/03/2021 e 02/09/2021. Com isso, o Estado totaliza 19.445 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
Um homem foi assassinado na manhã desta sexta-feira (3), no bairro Nova Palmares, município de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.
O ex-presidiário, Josivaldo Ferreira de Lima, 41 anos, vulgo “Jó”, foi alvejado por vários disparos de arma de fogo, quando estava a caminho do trabalho. Os tiros atingiram a cabeça da vítima, que não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu no local.
Segundo informações preliminares, Josivaldo havia saído do presídio há cerca de vinte dias, após cumprir oito anos de reclusão em regime fechado. Até o momento não há indicação de autoria ou motivação do crime por parte da polícia.
Uma equipe do Instituto de Criminalística (IC), foi acionada para realizar o levantamento cadavérico, sendo em seguida o corpo encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), do Recife.
Três homens foram presos pela Polícia Militar na noite desta quinta-feira (2), no município de Águas Belas, no Agreste de Pernambuco.

A PM informou que dois deles tentaram fugir em uma moto em alta velocidade, foi realizado acompanhamento e na abordagem encontrada com os mesmos maconha e cocaína, o terceiro elemento foi preso na casa dele de onde os outros dois haviam saído, na casa foi encontradas sementes de maconha e uma pequena poção da droga.
Os elementos foram levados para delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
O desespero de um pai fez ele acorrentar o filho dentro de casa no município de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco.
É que o jovem de 19 anos é usuário de drogas, a atitude do pai foi para evitar que o filho saísse de casa para beber e se drogar.
O caso foi denunciado a Polícia Militar, nesta quinta-feira (2), pai e filho foram levados para delegacia e um inquérito foi instaurado para investigar o caso.
O corpo de um idoso foi encontrado em decomposição na casa que ele morava, na manhã da última quarta-feira (1º), no município de Ibirajuba, no Agreste de Pernambuco.

José Pedro da Silva, de 72 anos, sofria de problemas mentais e morava só, vizinhos sentiram o mal cheiro vindo da residência, acionaram a família e a porta da casa foi arrombada. O cadáver não apresentava marcas de agressões e foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal.
A Polícia Federal, prendeu em flagrante, na data de hoje, 02/09/2021, por volta das 12h, no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, um suspeito de 28 anos, natural e residente em Campo Grande/MS-(possui antecedentes criminais – já foi preso por tráfico de drogas e porte de armas e havia sido solto há 9 meses).
A prisão aconteceu durante fiscalização de rotina destinada a reprimir o tráfico internacional e doméstico de entorpecentes bem como outros tipos de ilicitudes de competência federal no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre. Os Policiais Federais através de um procedimento padrão, perceberam que o suspeito demonstrava nervosismo, inquietação e impaciência quando desembarcou num voo procedente de Campo Grande/MS, com conexão em Campinas/SP e destino final em Recife/PE.
O suspeito foi separado para uma entrevista prévia onde os policiais começaram a lhe questionar sobre o motivo de sua viagem para Recife/PE e o que havia no interior de sua mala, tendo respondido com bastante insegurança aos questionamentos. A ação foi concluída quando os federais ao abrirem sua mala encontraram vários tabletes de maconha, totalizando um peso bruto de 24,7Kg (vinte e quatro quilos e setecentos gramas). Além da droga também foram apreendidos, passagem aérea, cartão de embarque e um aparelho celular.
Terminado os trabalhos investigativos e tendo sido a droga encontrada, o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante foi informado dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida conduzido para a Superintendência da Polícia Federal no Cais do Apolo, onde acabou sendo autuado pela prática do crime contido no artigo 33 e 40, V da Lei nº 11.343/2006 (tráfico interestadual de entorpecentes) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão.
Em seu interrogatório o preso disse que recebeu a mala com a droga no aeroporto de Campo Grande/MS de um traficante (não deu maiores detalhes) para se dirigir até Recife/PE e depois que desembarcasse iria se encontrar num hotel para fazer a entrega do entorpecente e por esse serviço de transporte iria receber a quantia de R$ 2.500 reais. Por fim disse que a droga era oriunda do Paraguai. O preso passará por audiência de custódia e caso seja confirmado sua prisão preventiva será encaminhado para o COTEL-Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, onde ficará à disposição da Justiça Estadual/PE. Caso contrário responderá ao processo em liberdade.
Um homem foi assassinado a tiros na tarde desta quinta-feira (2), no bairro Coahb 1, na cidade de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco.
Manuílson Alves, 31 anos, foi alvejado por cerca de 10 disparos de arma de fogo e morreu no local. De acordo com as primeiras informações a vítima já trabalhou como motorista para o ex-prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos. Até o momento a autoria e motivação do crime são desconhecidas.
A Polícia Militar esteve na cena do crime para fazer o isolamento da área, em seguida foram acionadas as equipes da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística (IC), que realizou o levantamento cadavérico e em seguida o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), de Caruaru.
Um homem de 33 anos foi preso na tarde da última quarta-feira (1º), no Sítio Lajeiro dos Ninos, na zona rural do município de Águas Belas, no Agreste de Pernambuco.
Ele foi denunciado pela mãe de 70 anos, a idosa informou a Polícia Civil que ele a agredia um chicote, agentes da Delegacia de Águas Belas agiram rápido e conseguiram prender o meliante que possuía uma arma de fogo.
Ele foi levado para delegacia, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
O vereador Professor Márcio (PTB) reivindicou a realização de serviços de Arborização e de instalação de Iluminação no trecho que liga o acesso ao bairro Dom Hélder Câmara (Cohab 3) e a entrada da Cidade, via Avenida Sátiro Ivo, no bairro do Magano.
A proposição do Parlamentar seguiu para avaliação do Prefeito Sivaldo Albino após ser aprovada por unanimidade de votos na Câmara de Garanhuns.
“Trata-se de uma ação que garantirá beleza e segurança ao acesso a Cidade via o viaduto da BR 424. Com essa reivindicação, buscamos contemplar os moradores da Cohab 3, já que muitos realizam o trajeto a pé, se sentindo inseguros, sobretudo pela falta de iluminação”, chamou a atenção o vereador Professor Márcio.












