sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

O Prefeito Sivaldo Albino (PSB) anunciou nessa quinta-feira, dia 17, a concessão de um reajuste de 12% aos Guardas  Municipais de Garanhuns. O anúncio veio junto com a notícia do percentual de aumento de 34% no Piso Salarial dos Professores e de 10,67% para a maioria dos Funcionários Efetivos.

Mas o percentual de reajuste não agradou aos Guardas Municipais. Em Nota publicada nas redes sociais e distribuída à Imprensa, o SindGuardas, que representa a Categoria, deixou claro que “não está satisfeito com o reajuste anunciado” e que “não o considera uma vitória, e que continuará lutando para que haja um reajuste que é considerado justo para toda a Categoria”.

“O Sindicato não foi comunicado sobre esse reajuste, e continua a aguardar uma reunião com o Chefe do Executivo, para que se continuem as tratativas sobre um reajuste que vise corrigir os três anos sem qualquer reposição salarial, com inflação acumulada acima de 20%”, registrou o SindGuardas.

Confira a Nota do SindGuardas na Íntegra:

Nota Oficial

O SindGuardas vem se manifestar perante seus filiados e toda a Guarda Municipal sobre o reajuste anunciado para a categoria na manhã desta quinta-feira.

O Sindicato não foi comunicado sobre esse reajuste, e continua a aguardar uma reunião com o Chefe do Executivo, para que se continuem as tratativas sobre um reajuste que vise corrigir os três anos sem qualquer reposição salarial, com inflação acumulada acima de 20%.

Durante esse período, enquanto muitas categorias se afastaram de suas atividades, a Guarda Municipal teve sua carga de trabalho aumentada desempenhou papel vital durante a gestão da pandemia: fez a segurança patrimonial durante o período noturno da Unidade de Tratamento COVID-19, e diversos pontos de vacinação da cidade. Esteve presente na fiscalização do cumprimento de diversos decretos municipais e estaduais, junto aos diversos órgãos empenhados no combate a pandemia. Esteve presente nas diversas feiras da cidade, fiscalizando o cumprimento das diversas normas sanitárias. Fiscalizamos o transporte de passageiros no município durante os períodos de Lockdown, e tudo isso enquanto desempenhamos nossas funções na fiscalização e organização do trânsito da cidade, e na segurança pública do município, onde a Guarda Municipal vem se destacando cada vez mais, algo que está sendo constantemente noticiado nos diversos órgãos de comunicação da cidade.

Com todo esse contexto, o SindGuardas deixa claro que não está satisfeito com o reajuste anunciado, que não o considera uma vitória, e que continuará lutando para que haja um reajuste que é considerado justo para toda a categoria”.

(Com informações do Blog de Carlos Eugênio)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Uma mulher ex-presidiária foi morta a tiros na noite desta quinta-feira (17), na cidade de Surubim, no Agreste de Pernambuco.

Maria das Dores Silva de Lima, de 41 anos, estava em casa, quando homens armados invadiram a residência e atiraram nela.

Maria não resistiu aos ferimentos e morreu no local, o corpo foi periciado pelo Instituto de Criminalística e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

O caso será investigado quando a greve da Polícia Civil acabar.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Uma agricultora foi espancada pelo companheiro na madrugada desta quinta-feira (17), no Sítio Riacho da Espera, na zona rural de Garanhuns.

Ela acionou a Polícia Militar, informou que além das agressões foi ameaçada de morte, o homem conseguiu fugir, a vítima foi encaminhada para a Delegacia de Plantão, registrado Boletim de Ocorrência, realizado exame traumatológico e solicitada medida protetiva.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Um homem foi assassinado a tiros na noite da quarta-feira (16), no bairro do Casado, distrito de Barra de Sirinhaém, na cidade de Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco.

O vendedor de água, Joan Monteiro da Silva, 43 anos, conhecido por “Juninho”, estava ingerindo bebidas alcoólicas em sua residência, quando foi surpreendido por um indivíduo desconhecido, que efetuou vários disparos de arma de fogo, Juninho não resistiu e morreu no local.

Até o momento a polícia não tem indicação de autoria ou motivação do crime e o caso está sendo investigado pela Delegacia de Sirinhaém.

Após a perícia, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

O homem que foi baleado na manhã da última sexta-feira (11), quando estava na feira do gado, no município de Capoeiras, morreu nesta quarta-feira (16), no Hospital da Restauração, em Recife.

Carlos Augusto de Souza, de 28 anos, havia sido transferido ainda na sexta, do Hospital Regional Dom Moura para a Restauração.

Na sexta quando foi alvejado, Carlos disse a polícia que estava na feira para comprar gado, quando dois homens chegaram e efetuaram diversos disparos de arma de fogo em sua direção.

Os autores do crime ainda não foram identificados, o corpo da vítima foi encaminhado para o IML e após ser liberado seguiu para a cidade de Venturosa, onde ele morava. >>Mais Homicídios<<

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Uma colisão entre duas motos deixou um homem morto e um casal gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira (17), na PE-218, no município de Brejão, no Agreste de Pernambuco.

A vítima fatal foi o Agente Comunitário de Saúde Gilberto Bezerra da Silva, de 49 anos, ele conduzia uma das motos, estava sozinho, foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura e veio a óbito.

Já o casal Sandro Valentino da Paz, de 24 anos e Maria Aparecida Calado dos Santos, de 29 anos, sofreram ferimentos graves e também foram socorridos para o Dom Moura.

O corpo de Gilberto Bezerra foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

 Velório e enterro de Albérisson Carlos tiveram carreata e homenagem ao presidente, mas ninguém falou sobre a motivação do violento crime

O silêncio e a desconfiança dominaram o velório e o enterro do presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros de Pernambuco (ACS-PE) Albérisson Carlos da Silva, 50 anos, executado com quatro tiros na noite desta quarta-feira (16/2), na Madalena, Zona Oeste do Recife. A família evitou falar com a imprensa e tentou de todas as formas proteger a viúva de Albérisson, Verônica Maria de Souza Silva, que estava ao lado dele no momento do crime e é a principal testemunha ocular da execução.

O velório atrasou aproximadamente seis horas e, por isso, aconteceu rapidamente na sede da ACS-PE, na Rua Carlos Gomes, na Madalena, a 70 metros de onde Albérisson foi assassinado. O carro do ex-presidente estava estacionado na Rua Ricardo Salazar, ao lado da sede, hábito que tinha desde que ingressou na associação, há oito anos. Ao chegar ao veículo, foi surpreendido por homens em um carro branco e uma moto, que fizeram os disparos e fugiram. A viúva nada sofreu.

Muitos policiais militares, amigos e familiares estiveram presentes no velório. Dois dos três filhos de Albérisson passaram o dia no local e, à tarde, com a chegada do corpo por volta das 15h, a viúva e o terceiro filho apareceram. Em pouco tempo, uma carreata seguiu em direção ao Cemitério Parque das Flores, localizado em Tejipió, na Zona Oeste do Recife. O enterro aconteceu por volta das 17h.

As poucas pessoas que deram declarações foram o vice-presidente da ACS-PE e atual presidente interino, sargento Torres, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros. Mas sem qualquer detalhe sobre a motivação do crime.

O sargento Torres, por exemplo, não quis informar, sequer, se Albérisson Carlos vinha sofrendo algum tipo de ameaças. “Não posso falar sobre ameaças. Confiamos no trabalho da Polícia Civil para desvendar esse crime. Albérisson era um companheiro que lutou muito pela categoria e muito querido. Mas não podemos falar mais nada. Acreditamos que a Polícia Civil vai descobrir quem fez isso”, disse.

Robson de Castro, irmão do ex-presidente da ACSP, foi quem mais conversou com os jornalistas, mas também sem falar do crime em si, apenas sobre a pessoa que era o irmão e a saudade que ele deixa. “Não tenho palavras para dizer o quanto ele foi importante na minha vida. Foi um pai para mim. Meu irmão me criou por um tempo. Por ser o mais velho, cuidava da gente. Sempre gostou de cuidar da família e tentou nos engajar na polícia. Esse mesmo prazer tinha em cuidar da categoria. O que queremos agora, além de justiça, é que o legado dele seja preservado. A dor é muito grande”, afirmou, aos prantos.

INVESTIGAÇÃO

Uma equipe do Instituto de Criminalística de Pernambuco esteve no local do homicídio pouco tempo depois do crime para realizar as perícias. O delegado Sérgio Ricardo, de plantão no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), também esteve no local. Mas nenhum dos policiais estava autorizado a dar entrevista.

“Só havia uma perfuração de bala no capô do carro da vítima. E manchas de sangue. Ele não chegou a entrar no veículo”, explicou o perito criminal Tadeu Cruz, responsável pela perícia preliminar. Cruz disse ainda que nenhum projétil foi encontrado no local.

Fontes ouvidas pelo JC apontam para a hipótese de crime político. Mas a polícia prefere, neste primeiro momento, não descartar nenhuma linha de investigação. Até agora, não há informações de suspeitos identificados ou presos.

Em nota, a assessoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que “O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está responsável pelas investigações, e não haverá descanso até a elucidação do crime, assim como a responsabilização penal de seus autores. A Polícia Militar, por meio de unidades de área e especializadas, está envolvida nos trabalhos”.

“A SDS e suas operativas solidarizam-se com familiares, colegas de trabalho e amigos de Alberisson Carlos neste momento de dor e perda. E reforçam que todo o esforço será feito no sentido de esclarecer o homicídio e levar responsáveis ao sistema de justiça criminal”, completou o texto.

(Com informações do JC)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Na manhã desta quinta-feira, 17, a Polícia Civil, com apoio de militares do 10º BPM, deu comprimento a um mandado de prisão por crime de  Lesão Corporal e Ameaça, decorrente de Violência Doméstica. A prisão ocorreu na cidade de Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco.

Segundo a polícia, o preso foi Jucélio Messias da Silva, 31 anos, morador do bairro de Lama, em Água Preta/PE. Ele foi levado a sede da delegacia local e encaminhado ao sistema prisional.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Policiais militares da cidade de São Caetano apreenderam uma Kombi que estava sendo roubada com mercadorias de uma empresa de cosmético. O assalto ocorreu nesta quarta-feira, 16. Os ladrões conseguiram escapar.

Segundo a polícia, foi obtido informações que criminosos tomaram uma Kombi de assalto na cidade, em seguida, foi iniciado diligências com intuito de localizar os assaltantes, quando durante as buscas o carro foi avistado na Estrada Velha, em direção a cidade de Caruaru/PE. Porém, os criminosos ao perceberem os policiais entraram em outro veículo e abandonaram a Kombi não sendo mais encontrados. A carga estava avaliada em R$ 4.489,27, conforme notas fiscais.

O caso foi comunicado a Polícia Civil para prosseguimento das investigações e prisão dos assaltantes.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Um rapaz de 20 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo na tarde desta quarta-feira (16), na BR-423, no município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco.

Policiais do BEPI realizavam deslocamento pela rodovia, quando visualizaram o rapaz em atitudes suspeitas, ao perceber a aproximação das viaturas, José Wesley, jogou um revólver calibre 32 dentro do mato.

A ação do meliante em tentar se livrar da arma foi em vão, ele foi levado para delegacia de plantão e autuado em flagrante.