Literalmente ‘com o pé na estrada’ desde o início do ano quando o enfraquecimento da pandemia da Covid-19 permitiu um maior contato presencial, falando para dezenas de veículos de comunicação, escutando as populações de todas as regiões e costurando alianças no estado, a candidata a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) vem sendo acolhida pelo eleitorado pernambucano e já desponta como uma das favoritas a uma das 49 vagas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) em 2023.
Aos 43 anos, a procuradora federal de carreira e ex-prefeita por duas vezes em São Bento do Una no agreste, surgiu como protagonista de uma das campanhas reconhecidamente mais organizadas do estado nos últimos anos. Pelo fato de ser servidora federal com formação em Direito, Débora e equipe, no entanto, avança desde o início da pré-campanha observando e cumprindo fielmente os prazos e determinações da legislação eleitoral vigente, sem queimar etapas ou burlar leis e por isso mesmo, sem sofrer sanções.
Uma das explicações para seu crescimento e desdobramento da campanha está no fato de ser uma das protagonistas na cena eleitoral do estado por mais de uma década e utilizar com maestria os espaços na mídia tradicional – principalmente rádios, – bem como nas redes sociais em lives e podcasts, recursos que utiliza com desinibição desde sua reeleição de prefeita e que a coloca em condição de maior visibilidade para este pleito.
Além disso, a desenvoltura e conhecimento de causa nas pautas às quais vem debatendo e sendo demandada nas entrevistas e ‘rodas de conversa’, despertam inicialmente atenção, na sequência admiração e por fim adesão de políticos com ou sem mandatos e da população que já a reconhece e abraça nas feiras livres e demais espaços públicos.
Atualmente, a tucana que adotou o codinome de ‘A voz do Agreste’, mantém base eleitoral em 37 municípios das regiões da Mata, Agreste e Sertão. À propósito, Débora Almeida estará neste final de semana revisitando bases no sertão do estado.
Fotos: Júnior Sousa/Nayara Vicente
Um homem foi encontrado assassinado na manhã desta quinta-feira (25), no centro de Ouricuri, no Sertão de Pernambuco.
O corpo de Antônio Coelho de Oliveira, de 35 anos, apresentava diversas lesões provocadas por pedradas.
No local do crime não houve testemunhas que dessem informações que ajudem a Polícia Civil com as investigações.
O corpo foi periciado e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina.
Autoria do crime é desconhecida e está sendo investigada pela polícia.
Um eletricista foi encontrado assassinado na manhã de quarta-feira, 24, às margens da BR-101, no Engenho Bela Rosa, no município de Joaquim Nabuco. A vítima foi executada a tiros e estava próxima ao seu veículo modelo Corsa. O homem foi identificado como Alexsandro da Silva Rodrigues, 44 anos, conhecido como Scooby que trabalhava como eletricista.
Conforme a polícia, populares acionaram o policiamento e comunicaram que havia um homem morto às margens da rodovia. Logo que os policiais chegaram o local constataram as informações e acionaram a Polícia Cientifica que encaminhou o corpo ao Instituto de Medicina Legal (IML).
A motivação e autoria do crime está sendo investigada pela Polícia Civil.
Produto havia saído de Trindade em direção a São Paulo
Uma carga de 35 toneladas de gesso que estava com uma nota fiscal irregular foi retida, na quarta-feira (24), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O flagrante foi realizado em uma fiscalização no Km 82 da BR 116, em Belém de São Francisco, no Sertão pernambucano.
Durante a abordagem, o motorista informou que havia carregado o caminhão em Trindade, também no Sertão, e iria entregar a carga no município paulista de São Carlos. Ao verificar os documentos do veículo e a nota fiscal do produto, a equipe constatou que o remetente era incompatível com o informado na documentação, o que configura irregularidade fiscal.
A equipe entrou em contato com a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), que confirmou se tratar de uma prática supostamente adotada para sonegar ou reduzir tributos. O veículo foi retido para providenciar a regularização fiscal da mercadoria.
A Polícia Federal em Pernambuco através de sua Delegacia em Caruaru deflagrou, na tarde de ontem 24/08, a Operação Polegar com o objetivo de elucidar a autoria de furtos realizados em terminais eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF). Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva em Fortaleza/CE, expedidos pela 24ª Vara da Justiça Federal.
O grupo realizava furtos nas contas das vítimas por meio de dispositivos eletrônicos chamados de “chupa-cabras” através da clonagem das trilhas e senhas dos cartões por dispositivos maliciosos instalados nos terminais eletrônicos do banco, além da captura de envelopes de depósitos bancários. As investigações tiveram início no ano de 2021 quando houve registros de furtos em Pernambuco, Caruaru, Belo Jardim, Santa Cruz do Capibaribe, Carpina, Paudalho, Paulista, Recife e Ipojuca. A Caixa também informou outros delitos ocorridos no Rio Grande do Norte, Tocantins e Ceará.
As buscas foram feitas nas residências de dois investigados de 34 e 35 anos que executavam o crime e não possuem profissão definida. Foram apreendidos diversos cartões bancários e dispositivos eletrônicos utilizados no golpe. Os crimes que estão sendo investigados é o de furto qualificado e organização criminosa, cujas penas ultrapassam os 15 anos de reclusão.
O trabalhador disse à polícia que a estrada estava cheia de buracos e facilitou a abordagem do marginal.
Um pedreiro morador do bairro Magano em Garanhuns foi assaltado durante à tarde de quarta-feira, 24, quando trafegava pela estrada de acesso ao Povoado de Frexeiras, área rural de Garanhuns. Um marginal encapuzado e armado com um revólver roubou uma moto de placa QYY-4B52, modelo Fazer 250 na cor vermelha.
O motoqueiro contou a polícia que trafegava na moto pela estrada em baixa velocidade devido a enorme quantidade de buracos, quando um elemento que caminhava na via segurou a moto com as mãos e anunciou um assalto apontando um revólver. Assim, apossou-se do veículo e fugiu levando também seus objetos de trabalho.
O roubo está sendo investigado pela Polícia Civil.
Em ato realizado na noite desta quarta-feira (24), o prefeito de Gameleira, Doutor Leandro, oficializou seu apoio à reeleição do deputado federal Fernando Rodolfo (PL). O gestor destacou a parceria com o parlamentar, que destinou emendas para obras e compra de equipamentos para o município durante o mandato.
“Fernando tem sido um deputado federal dedicado, atuante, que é o que Gameleira precisava. Muitos vieram, prometeram e a cidade ficou esquecida. Isso mudou depois que Fernando chegou, por isso vamos fechados com ele para apoiar sua reeleição”, afirmou o prefeito, que também anunciou Henrique Queiro Filho como seu candidato a deputado estadual.
“Fico muito feliz e agradecido por essa demonstração de reconhecimento pelo nosso trabalho. Quando vim pela primeira vez a Gameleira, falei que não queria ter um voto se não trouxesse ações, obras, recursos pra cá. E essas iniciativas vieram, para compra de equipamentos, custeio, pavimentação de ruas. E ainda tem muita coisa por vir, o trabalho só vai aumentar para justificar a confiança que o prefeito e o povo de Gameleira estão nos depositando”, destacou Fernando Rodolfo.
O corpo de um homem foi encontrado assassinado na tarde desta quarta-feira (24), em um açude no Sítio Samambaia, na zona rural do município de Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco.
José Fabrício Aleixo de Souza, o popular Bitinha, de 38 anos, não era visto desde o domingo (21), quando desapareceu após participar de uma bebedeira com amigos no Sítio Samambaia, onde teria discutido com dois deles, ido embora e desaparecido.
Com apoio da família que estava em busca de informações, a Polícia Civil conseguiu chegar aos dois amigos que brigaram com a vítima, durante interrogatório, Clécio Moreira Alves, de 21 anos e José Henrique Nogueira da Silva, de 18 anos, revelaram que assassinaram José Fabrício e que o corpo estava no açude próximo da casa onde estavam bebendo.
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros foram acionados e conseguiram localizar o cadáver que já estava em estado de decomposição, o corpo de Bitinha apresentava perfurações provocadas por golpes de faca e estava amarrado a uma pedra de mais de 50 quilos.
Os assassinos foram autuados em flagrante, serão apresentados em audiência de custódia e devem ser recolhidos ao sistema prisional
O corpo de José Fabrício foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) terá um prazo de até oito meses para reduzir, em 70%, o número de presos que cumprem pena no Complexo Prisional do Curado, no Recife, uma das maiores unidades prisionais do Brasil. Atualmente, o Complexo abriga 6.508 detentos, apesar de só ter 1.819 vagas.
A medida tem como meta diminuir a superlotação comprovada no último dia 15 de agosto, quando foi iniciada a correição extraordinária da Corregedoria Nacional de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no sistema prisional de Pernambuco.
A Comitiva do CNJ que visitou a unidade prisional, na semana passada, ficou em choque com as condições desumanas em que vivem os presos. Alguns precisam até rastejar para entrar em buracos improvisados para dormir. Há também sérios problemas de estrutura e higiene por todas as unidades.
O quadro de violações aos direitos humanos inclui, ainda, pavilhões onde pessoas são forçadas a dormir no chão por falta de celas, abrigadas da chuva por pedaços de lona.
A previsão é de que pouco mais de 4,5 mil homens deixem os três presídios que compõem o Complexo Prisional do Curado. A decisão para que seja reduzido o número de presos foi publicada, na noite da última terça-feira (23), pela corregedora Nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, que também esteve em Pernambuco durante a inspeção.
Na ocasião, em reunião com o governador Paulo Câmara, a ministra fez duras críticas e até questionou o motivo pelo qual, após tantos anos, o Complexo Prisional do Curado ainda permanece em condições tão precárias.
QUAIS MEDIDAS SERÃO ADOTADAS NO COMPLEXO DO CURADO?
O TJPE deverá reduzir a superpopulação prisional tomando uma série de medidas listadas na decisão. A primeira delas é proibir a entrada de novos presos nas três unidades que formam o Complexo.
Além disso, um mutirão conduzido pelo TJPE, a ser iniciado em até dez dias, deverá analisar a situação prisional de todos os custodiados.
A lotação é 360% superior à capacidade das três unidades que formam o Complexo Prisional do Curado.
No Presídio Marcelo Francisco de Araújo (PAMFA), a taxa de ocupação é de 430,4%. No caso do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJALLB), a taxa é de 288,7%.
Por sua vez, no Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), a superlotação é de 445,5%.
Durante a análise processual, de acordo com a decisão, serão priorizados os casos dos presos provisórios.
Serão revisadas, em “regime especial de prioridade e atenção”, as prisões preventivas, para que os magistrados reavaliem a necessidade de manter encarcerados nas unidades do Curado as que ainda não foram condenadas à prisão.
Todas as unidades da justiça criminal da Justiça de Pernambuco também deverão regularizar o andamento dos processos referentes a pessoas privadas de liberdade por mais de 100 dias, informando ao CNJ quem são essas pessoas e qual a situação processual de cada uma delas.
Os acusados de crime que estão presos sem terem sido julgados representam mais da metade (56%) da população do Complexo do Curado, o que equivale a 3,6 mil dos 6,5 mil presos no local.
A decisão da ministra Maria Thereza de Assis Moura se baseia nos direitos da pessoa presa assegurados na Constituição Federal, na Convenção Americana de Direitos Humanos, que proíbem qualquer cidadão de ser “submetido a torturas, nem a penas ou tratos cruéis, desumanos ou degradantes”, e na Lei de Execuções Penais (Lei 7.210/84), que impõe às “autoridades o respeito à integridade física e moral dos condenados e dos presos provisórios”.
A decisão também se fundamenta nos resultados preliminares da missão a Pernambuco encaminhados em despacho pelo supervisor Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ (DMF/CNJ), conselheiro Mauro Martins.
(Com informações do Ronda/JC)
Uma espingarda foi apreendida pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (24), no Sítio açaí de Baixo, na zona rural do município de Poção, no Agreste de Pernambuco.
A espingarda estava com um homem que ao perceber a aproximação dos policia jogou a arma e entrou em uma área de mata fechada.
A PM informou que realizou diligências e não conseguiu capturar o elemento, a arma foi entregue na delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.



















