O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Secretaria de Defesa Social (SDS) implementar política antidiscriminatória na Polícia Civil de Pernambuco. A referida política deve contemplar medidas educativas e informativas voltadas a garantir o exercício das atividades da Polícia Civil em consonância com os direitos de mulheres, pessoas negras, indígenas, ciganas, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência e demais grupos sociais não hegemônicos.
Além do caráter educativo, o MPPE recomendou a promoção, nos órgãos de controle interno da Polícia Civil, de investigações e eventual responsabilização pela prática de atos discriminatórios por integrantes da Polícia Civil no exercício das suas funções.
Por fim, o Ministério Público cobrou a implantação de mecanismos eficientes de compliance antidiscriminatórios para prevenir e combater a prática de violência institucional contra grupos historicamente vulnerabilizados.
“As ações antidiscriminatórias proporcionam reestruturação de poder, através da emancipação de grupos estigmatizados e consequente transformação social, proporcionando, assim, a implantação de um Estado Social Democrático de Direito, nos moldes dos fundamentos elencados no artigo 1º e os objetivos fundamentais listados no artigo 3º da Constituição Federal”, destacou o Promotor de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, Maxwell Vignoli.
A SDS deverá apresentar, no mês de fevereiro de 2024, seu planejamento para elaborar e implementar a política antidiscriminatória.
Do MPPE
Celulares, smartwaches, cabos e fones sem fio estavam na bagagem de mulher que embarcava em voo doméstico para Fortaleza. (Vídeos)

Uma mulher de 20 anos foi presa em flagrante hoje (9/11), no Aeroporto do Recife, ao tentar transportar em voo doméstico 32 celulares, 16 relógios smartwatch, cabos e seis fones sem fio, todos sem nota fiscal que comprovasse a sua origem. Os aparelhos, estimados em aproximadamente R$ 500 mil, estavam na bagagem de mão da passageira, que também levava medicamentos sem prescrição, em voo que partia de Recife para Fortaleza.
O material foi encontrado durante fiscalização da Polícia Federal. Além dos eletrônicos, que foram apreendidos, a passageira também levava na bagagem de mão oito ampolas de medicamento com etiqueta indicando se tratar de testosterona. Natural do Paraná e residente em Foz do Iguaçu, a mulher foi presa em flagrante e ainda vai passar por audiência de custódia. Ela responderá na Justiça Federal pelos crimes de descaminho e falsificação de produto terapêutico ou medicinal. Somadas, as penas podem chegar a 19 anos de reclusão.
Dois agricultores foram assassinados na manhã desta quinta-feira (9), próximo ao Curral do Gado, no município de Manarí, no Sertão de Pernambuco.
Josivaldo Júlio Da Silva, de 36 anos e Antônio José da Silva, de 72 anos, estavam em uma caminhonete, quando dois homens não identificados se aproximaram e efetuaram diversos disparos de arma de fogo.
As vítimas não resistiram e morreram dentro do veículo.
A Polícia Militar preservou a cena do crime, o Instituto de Criminalística realizou a perícia e os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Lrgal (IML) de Caruaru.
A Polícia Civil investiga o caso.
Um homem cometeu suicídio na manhã desta quinta-feira (9), no Alto São José, no município de Correntes, no Agreste.
A vítima foi Renato Bezerra da Silva, de 39 anos, ele foi encontrado pendurado com um fio de eletricidade amarrado no caibro do telhado da casa que morava.
A Polícia Militar isolou o local, a Polícia Científica realizou a perícia e a Polícia Civil registrou a ocorrência e encaminhou o corpo para o IML de Caruaru.
Na chegada à capital, o grupo que vem da cidade de Arcoverde terá viatura e motos da PRF abrindo passagem até a praia de Boa Viagem
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fará, neste sábado (11), a escolta de 12 crianças portadoras de deficiência física que sonham em conhecer o mar. Elas irão viajar pela primeira vez de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, até a capital. Já em recife, o grupo contará com a escolta de viatura e motos da PRF até a Praia de Boa Viagem, onde estarão sendo esperadas pelos parceiros do Projeto Praia sem Barreiras.
São 12 crianças, sendo 11 usuárias de cadeira de rodas e uma com microcefalia e mobilidade reduzida, que terão a oportunidade de ver o mar pela primeira vez. A ação vai ocorrer no Posto 07, na Avenida Boa Viagem, por meio do projeto social Praia sem Barreiras, realizado pela UNINASSAU, em parceria com a Prefeitura do Recife e Empetur.
“Impossível não nos sensibilizarmos com uma ação como esta. Nos sentimos honrados em poder fazer parte dessa experiência e da realização do sonho dessas crianças. Nossos policiais farão a escolta desse grupo mais do que especial desde a chegada à capital até a praia e, sem dúvida, estamos todos ansiosos para ver a alegria desse momento”, disse o Superintendente da PRF/PE, Alexandre Rodrigues.
“O contato dessas crianças com o mar não é apenas um momento de diversão, mas também de novas experiências. É a realização de sonhos, que resultará em rostos de alegria e admiração. Nossa Instituição sempre busca realizar ações que fazem a diferença e ressoam em toda a comunidade, demonstrando o poder da solidariedade e compaixão”, destaca Sérgio Murilo, diretor de Governança Social da UNINASSAU.
“A primeira criança com microcefalia em Arcoverde e as demais terão a oportunidade de sentir a areia nos pés, a água salgada, o banho de mar. É um dia de alegria e de inclusão que elas terão graças ao Praia sem Barreiras. Será uma manhã diferente e com grande significado para cada uma e suas famílias”, comenta Ana Zélia Belo, professora e coordenadora de Pesquisa e Extensão da ESSA.
Sobre o Praia sem Barreiras
O projeto teve início em 2013 e funciona de sexta-feira a domingo, das 08h às 13h, sempre em dias em que a maré está baixa. Para facilitar o acesso dos usuários, é montada uma estrutura na areia com uma esteira especial que levam as pessoas até o mar, além do uso de cadeiras anfíbias. Elas possuem braços que funcionam como boias e cintos para não haver o risco de quedas. Toda a assistência é dada por estudantes de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Turismo da UNINASSAU. Todos os voluntários passam por capacitações para poder atender melhor aos usuários.
Um caminhão pegou fogo na madrugada desta quarta-feira (8), no Km 57, na BR-423, no município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco.
O motorista informou que a cabine começou a pegar fogo, ele conseguiu parar no acostamento, tentou e não conseguiu apagar as chamas.
A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros foram acionados, os Bombeiros apagaram o fogo da cabine e a PRF realizou o controle do trafego para evitar acidentes.
Uma mulher foi assassinada e a filha esfaqueada na manhã desta quinta-feira (9) em Caruaru. Esse caso aconteceu por volta das 5 horas da manhã no distrito de Lajes, na zona rural do município. As vítimas foram a idosa Maria Josefa da Silva, de 65 anos e a filha, Ednalva Maria da Silva, de 48 anos, que foram socorridas e levadas para o hospital de Toritama, onde a Dona Maria Josefa já chegou sem vida.
O crime foi cometido por, Heleno Porfirio da Silva, de 46 anos, que está foragido e quem souber do paradeiro dele que entre em contato com a Divisão de Homicídios, através do Whatsapp-Denúncia (81) 9 9488-7042 ou pelo Disque-Denúncia Agreste 37194-545 ou ainda o Whatsapp do Disque-Denúncia 9 8256-4545 e em qualquer um dos canais o denunciante terá a garantia do anonimato.
O genro de Dona Ednalva, Sivaldo, foi quem socorreu a sogra e a mãe dela e falou que o assassino não aceitava o fim do relacionamento, que não tinha uma boa relação com ele justamente pelo fato do assassino viver batendo na sua sogra e que ele primeiro esfaqueou a sua sogra e a mãe que morava com ela ao ver a filha apanhando foi pra cima e foi esfaqueada pelo assassino, ela chegou a ser degolada. Dona Maria Josefa era esquizofrênica.
Este foi o primeiro feminicídio registrado no ano de 2023, foi o quarto registro de homicídio no mês de novembro e o 112º do ano de 2023 em Caruaru.

Foi assassinado no final da tarde desta quarta-feira (8), na Rua Zilda Costa Caetano, no bairro Independente, as margens da PE 90, no perímetro urbano da rodovia a cidade de Toritama, o serralheiro, Erivaldo Martins da Silva, de 37 anos, que era natural de Quipapá e morava há alguns anos em Toritama. Ele deixou quatro filhos e o último ainda é um bebê.
A Polícia Militar foi acionada para realizar o isolamento do local, a CTTU também foi acionada para controlar o trânsito e posteriormente foram acionadas as equipes da Polícia Civil, IC e IML, que realizaram a perícia no local e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.
Três pessoas morreram em um grave acidente com uma ambulância na manhã desta quinta-feira (9), na PE-218, no município de Terezinha, no Agreste de Pernambuco.
As vítimas foram, mãe e filha identificadas como, Maria Edileuza Bastos de Oliveira, de 63 anos, Maria Betânia Bastos de Oliveira, de 41 anos e o motorista Carlos Augusto de 23 anos, eles voltavam da cidade de Serra Talhada, quando colidiram em um caminhão.
Com o impacto da batida a ambulância saiu da pista e os três ocupantes morreram na hora, o Corpo de Bombeiros foi acionado as 05h15, quando a equipe do resgate chegou ao local confirmou os óbitos.
Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
Um adolescente de 17 anos morreu ao colidir a moto que pilotava num cavalo. O acidente ocorreu no início da madrugada desta quinta-feira, 9, numa estrada do Sítio Cacimba, em Pedra.
Conforme a polícia, José Eduardo guiava uma motocicleta, quando no trajeto colidiu violentamente no animal, vindo a óbito no local.
Diante do ocorrido, equipes das polícias civil e científica foram acionadas para proceder nas investigações e encaminhar o corpo ao Instituto de Medicina Legal (IML).












