
Na última sexta-feira (27), a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou seis operações simultâneas em diversas cidades do Agreste Meridional. As ações envolveram as delegacias de Bom Conselho, Paranatama, Calçado, Jurema e Palmeirina, com apoio operacional de unidades de outros municípios, como Águas Belas, Saloá, Iati, Correntes, Lagoa do Ouro, entre outros.
Em Garanhuns, foi intensificada a Operação Checklist, que também incluiu áreas da zona rural. As operações resultaram na instrução de 21 inquéritos policiais, abrangendo a relatoria de dois casos de homicídio. Além disso, foram cumpridos dois mandados de busca domiciliar e quatro mandados de prisão. Entre os detidos, está o suspeito de assassinar uma adolescente em Bom Conselho no início deste mês, um traficante em Calçado e o autor de um homicídio em Garanhuns.
Segundo informações da Polícia Civil, diversas atividades de campo foram realizadas com o objetivo de coletar informações estratégicas para o planejamento operacional de 2025. A meta é consolidar a redução dos índices de criminalidade registrados nos anos de 2023 e 2024.
As operações, conduzidas por todos os delegados da 18ª Delegacia Seccional, contaram com a supervisão do delegado seccional Marcos Omena.

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns, iniciou nesta sexta-feira (27) a Operação Checklist, uma ação estratégica que tem como objetivo localizar e capturar foragidos da justiça com possíveis vínculos com o Agreste Meridional. A operação, que conta com o apoio de diversas unidades policiais, deverá se estender até o final do ano ou até que todos os alvos sejam verificados.
Sob a coordenação do Delegado Seccional Marcos Omena, a ação foi planejada com base em informações fornecidas pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e pelo Setor de Inteligência da Diretoria Integrada do Interior 1 (DINTER 1). Uma lista de foragidos foi compartilhada, permitindo a identificação de indivíduos com ligação direta à região.
Para executar as buscas, equipes de diferentes delegacias e forças especializadas foram mobilizadas, incluindo a Força de Ação da 18ª DESEC, a 1ª e 2ª Delegacias de Polícia de Garanhuns, a 22ª Delegacia de Polícia de Homicídios, além do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) do 9º Batalhão de Polícia Militar.
Segundo o Delegado Marcos Omena, a operação reforça o compromisso da polícia com a segurança da população. “Estamos empenhados em localizar esses foragidos e garantir que sejam responsabilizados pelos seus crimes. Essa ação é resultado de um trabalho integrado e coordenado entre as forças de segurança do estado”, afirmou.
A operação também busca aumentar a sensação de segurança na região. A expectativa é que a iniciativa resulte em um número significativo de prisões e no cumprimento de mandados judiciais pendentes.
A Operação Checklist segue como um exemplo do uso estratégico de inteligência policial e da integração entre diferentes setores da segurança pública no combate à criminalidade.
A Polícia Militar (PM) apreendeu dois papelotes de cocaína na tarde desta sexta-feira, dia 27, durante uma ação na localidade conhecida como Rua Nova, em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco.
Segundo a PM, o efetivo realizava rondas na área quando avistou um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a presença dos policiais, o homem tentou se desfazer do material ilícito, mas foi impedido pela rápida intervenção do policiamento.
Durante a abordagem, os policiais encontraram os papelotes de cocaína em posse do suspeito. Questionado sobre a droga, o homem alegou que seria para uso pessoal.
O imputado foi conduzido à delegacia local, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em seu desfavor.
A Polícia Militar recuperou uma mesa de som furtada e conduziu um suspeito à delegacia do município de Cortês, na Mata Sul de Pernambuco, na tarde desta sexta-feira, dia 27. O caso ocorreu no Engenho Macaco, após a vítima, um comerciante de 50 anos, localizar o equipamento nas redes sociais.
A vítima relatou à polícia que sua mesa de som havia sido furtada de seu estabelecimento comercial meses atrás, crime que foi registrado em Boletim de Ocorrência. Recentemente, o comerciante identificou o item sendo anunciado para venda no Facebook e entrou em contato com o anunciante, marcando um encontro na cidade de Cortês.
No local combinado, o comerciante reconheceu o equipamento como sendo de sua propriedade, devido a avarias específicas. O suspeito, um homem de 39 anos residente no Engenho Macaco, afirmou ter adquirido a mesa de som por R$ 3.000,00 de um terceiro em Caruaru/PE, utilizando-a por alguns meses antes de anunciá-la para venda.
Diante da situação, a polícia conduziu ambos à delegacia local para que as medidas cabíveis fossem adotadas. O caso segue em investigação para esclarecer as circunstâncias do furto inicial e o envolvimento de terceiros.
A Polícia Civil prendeu Anderson Felipe Teixeira de Lima, de 27 anos, que estava foragido da justiça. A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 27, no município de Quipapá, na Mata Sul de Pernambuco, e contou com o apoio do Serviço de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).
Anderson possuía um mandado de prisão em aberto expedido pela 2ª Vara da Comarca de Água Preta, pelo crime de tentativa de latrocínio. A operação foi realizada por agentes da 77ª Delegacia de Polícia de Quipapá.
Após a prisão, o suspeito foi conduzido à carceragem da Delegacia Seccional de Palmares, onde permanecerá à disposição da justiça enquanto aguarda a audiência de custódia.
Adeilson Lima da Silva, conhecido como “Timbu”, de 34 anos, foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira, dia 27, no centro de Surubim, no Agreste de Pernambuco. O crime ocorreu por volta das 6h, e a vítima foi atingida por disparos na região da cabeça e braço.
De acordo com informações fornecidas por familiares à polícia, Adeilson possuía histórico de envolvimento com drogas e furtos, o que pode estar relacionado ao homicídio. O local foi isolado para os trabalhos da perícia, e o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para os procedimentos cabíveis.
A Polícia Civil está investigando o caso, mas até o momento, não há informações sobre a autoria ou a motivação do crime.

Na manhã desta sexta-feira (27), a Polícia Civil de Pernambuco, em ação conjunta com a Polícia Militar, cumpriu um mandado de prisão contra Thiago Pedro da Silva, de 18 anos, suspeito de feminicídio contra a adolescente Dafine Leriano da Silva, de 13 anos. O mandado foi expedido pela Comarca de Igaci, onde ocorreu a prisão durante a Operação Esforço Concentrado, coordenada pelo Delegado James Karlos.
De acordo com informações, Thiago era investigado pelo assassinato brutal de Dafine, ocorrido no dia 21 de dezembro. O corpo da vítima foi encontrado nas arquibancadas do Ginásio Poliesportivo José Marques, no distrito de Lagoa de São José, zona rural de Bom Conselho/PE. A jovem apresentava sinais de violência, com ferimentos causados por pauladas.
Segundo a investigação, Dafine havia retornado recentemente à casa do pai, após ser resgatada de Igaci, onde vivia com o suspeito. O relacionamento entre os dois havia terminado pouco antes do crime, o que reforçou a suspeita contra Thiago.
Após ser detido, Thiago foi apresentado em audiência de custódia no Estado de Alagoas e recolhido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Relembre o Caso
Na manhã do dia 21 de dezembro, populares encontraram o corpo de Dafine no ginásio de Lagoa de São José. A Polícia Militar isolou a área e peritos do Instituto de Criminalística realizaram a análise da cena do crime. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru para exames complementares.
O caso gerou comoção na comunidade local, destacando mais uma vez a gravidade da violência de gênero no Brasil. A Delegacia de Bom Conselho assumiu as investigações e trabalhou para localizar o suspeito, culminando na prisão realizada nesta sexta-feira.
A programação das solenidades de Posse e de Transmissão de Cargo, bem como dos Shows Festivos em Jupi, que acontecerão na próxima quarta-feira, dia 1º, foi divulgada pela Prefeita Diplomada Rivanda Freire (PSD).
Logo às 9h acontecerá a posse da Prefeita; do Vice-prefeito Lêdson Liberato e dos Vereadores. O Evento acontecerá na Câmara de Vereadores, onde na sequência será realizada a eleição da Mesa Diretora do Legislativo Municipal para o biênio 2025/2026.
Na sequência, por volta das 9h30, acontecerá a transmissão do cargo entre o Prefeito Marcos Patriota e a Prefeita Rivanda Freire. O Ato será realizado defronte ao Palácio Municipal Adalberto Teixeira Lima.
A programação ainda contará com a celebração da Santa Missa em Ação de Graças, a partir das 19h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Já por volta das 21h, também na Praça do Rosário, acontecerá a festa da posse, com shows de Jô Gomes; Wallas Arrais e da Banda Limão com Mel.
“Vamos celebrar juntos a vitória do povo de Jupi com a grande solenidade que irá me empossar como Prefeita, ao lado de Lêdson Liberato como Vice-prefeito e dos Vereadores Eleitos. Convido você, que acreditou, caminhou e esteve ao nosso lado, para viver esse dia especial com a gente!”, publicou Rivanda Freire nas redes sociais.
(Com informações do Blog de Carlos Eugênio – https://www.blogdocarloseugenio.com.br
Na manhã desta quinta-feira (26), um estupro de vulnerável foi registrado na cidade de Belo Jardim. A Polícia Militar foi acionada para verificar um caso de estupro de vulnerável envolvendo uma criança de apenas sete anos de idade. Segundo relatos da mãe da vítima, o terrível crime aconteceu após o menor ter sido levado por um homem para pegar algaroba em troca de dinheiro.
A genitora da criança informou que, na tarde de quarta-feira (25), seu filho saiu com o suspeito e não retornou. Ao chegar em casa por volta das 21h00, a mãe encontrou o menino dormindo, apresentando sinais de desconforto. Ao questioná-lo sobre o ocorrido, o pequeno revelou que o agressor havia abusado dele, tirando suas roupas, tocando em suas partes íntimas e cometendo a conjunção carnal.
Diante da denúncia, as diligências foram imediatamente iniciadas, resultando na captura do agressor em sua própria residência. O indivíduo confessou o crime e foi encaminhado à delegacia, onde foi autuado em flagrante, encaminhado para audiência de custódia e recolhido ao sistema prisional.
O delegado de Polícia Civil Helianthus Bezerra assumiu nesta quinta-feira (26) a chefia da Delegacia de Polícia do município de Caetés, no Agreste de Pernambuco.
Com uma vasta experiência no combate à criminalidade, ele chega com a missão de ampliar as ações de segurança pública.
Anteriormente, Helianthus esteve à frente das delegacias dos municípios de Correntes e Lagoa do Ouro, onde coordenou operações que resultaram em expressivas reduções nos índices de violência. Sua atuação foi marcada por estratégias integradas e um trabalho incisivo no enfrentamento da criminalidade.
Além disso, o delegado já atuou em importantes delegacias da região, incluindo Paranatama, Garanhuns, Canhotinho e Lajedo, consolidando sua trajetória como um dos principais nomes da segurança pública no Agreste de Pernambuco.
Em contato com a redação do Portal Agreste Violento, Helianthus destacou a importância da união entre a polícia e a comunidade local no enfrentamento ao crime. “Estou ciente dos desafios que temos em Caetés, mas sei também do potencial de transformação quando trabalhamos em conjunto. Quero reforçar meu compromisso com a justiça e a segurança de todos os cidadãos deste município”, afirmou o delegado.










