Um homem identificado como Cícero Manoel da Silva, de 46 anos, foi executado a tiros na manhã desta quinta-feira (9/10), por volta das 7h, na Rua José Bonifácio, no bairro Novo Horizonte, em Cupira, no Agreste de Pernambuco.
Conforme a polícia, a vítima foi atingida por tiros de pistola calibre 9mm enquanto estava na porta da residência onde morava. Familiares relataram ter ouvido os tiros e, ao saírem para verificar, encontraram Cícero já em óbito.
O local foi isolado até a chegada das equipes do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil. Durante a perícia, foi constatado que a vítima foi atingida por três disparos na região da cabeça.
O corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).
A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. O caso segue sob investigação da Delegacia de Polícia Civil de Cupira.
Um homem identificado como Raikkonen Henrique Soares da Silva, de 20 anos, foi morto com vários tiros dentro de uma casa abandonada na Rua Isabel Rosa do Espírito Santo, área central do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. O crime ocorreu na tarde desta quinta-feira (9/10).
De acordo com informações repassadas pela polícia, moradores ouviram disparos de arma de fogo e, ao verificarem a situação, encontraram a vítima já sem vida dentro do imóvel.
O local foi isolado para a realização dos trabalhos periciais pelo Instituto de Criminalística (IC) e pela Polícia Civil, que ficará responsável pela investigação.
O corpo de Raikkonen Henrique foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.
Até o momento, não há informações sobre a autoria ou motivação do homicídio.
Um jovem de 23 anos morreu vítima de um acidente na tarde desta quinta-feira (9), no Povoado Barra do Brejo, na zona rural do município de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco.
A vítima foi o jogador de futebol Antônio Zenicio Vieira de Lima, de 23 anos. Ele conduzia uma motocicleta por uma estrada vicinal quando perdeu o controle em uma curva, caiu e, devido à gravidade dos ferimentos, morreu no local.
A Polícia Militar, o Instituto de Criminalística e a Polícia Civil estiveram no local.
O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
Um homem foi preso em flagrante na noite desta quinta-feira (9), acusado de estuprar uma jovem de 25 anos no distrito de São Pedro, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. A prisão foi realizada por policiais da ROCAM, e GT de Trânsito do 9º Batalhão de Polícia Militar.
De acordo com as informações, o pai da vítima procurou a equipe policial após receber uma ligação desesperada da filha pedindo ajuda. Os militares acompanharam o homem até a residência do suspeito. No local, enquanto os familiares eram ouvidos, o acusado foi visto tentando fugir, mas acabou sendo reconhecido e detido pelos policiais.
A vítima relatou que estava em casa preparando comida quando ele pulou o muro do quintal, a atacou e rasgou suas roupas. Ainda abalada, ela afirmou que o crime foi consumado, com penetração.
O suspeito foi conduzido à 18ª Delegacia Regional de Garanhuns, onde foi autuado em flagrante delito por estupro. Ele deverá passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (10).
Casos como este reforçam a importância de denunciar. Vítimas de estupro ou qualquer forma de violência sexual devem procurar imediatamente a polícia, o hospital mais próximo ou acionar o Disque 180, canal gratuito e confidencial de atendimento à mulher. A denúncia é o primeiro passo para interromper o ciclo de violência e garantir justiça.
Na última quarta-feira (8), uma mulher foi vítima de novas ameaças do companheiro, no Povoado Curral Novo, zona rural do município de Águas Belas, no Agreste de Pernambuco. O caso foi registrado pela Polícia Militar como mais uma ocorrência de violência doméstica enquadrada na Lei Maria da Penha.
De acordo com informações repassadas pelo 9º Batalhão da PM, a vítima acionou a polícia após conseguir fugir do agressor. Ela relatou que o homem tem a ameaçado constantemente e que já havia registrado uma queixa contra ele em abril deste ano, ocasião em que o suspeito foi autuado em flagrante, mas liberado mediante pagamento de fiança.
Ainda segundo o relato, o acusado possui uma pistola, com a qual já teria ameaçado a mulher em frente a uma escola, levantando a camisa para exibir a arma. Com medo, a vítima correu e se abrigou dentro da unidade de ensino.
Mesmo temendo pela própria vida, a mulher informou que voltou a conviver com o agressor, sob constantes ameaças. Ele dizia que, se ela o deixasse, não permitiria que se relacionasse com mais ninguém, ameaçando matá-la com tiros na cabeça.
Na quarta-feira, o homem teria pulado o muro da casa onde o casal vivia, surpreendendo a mulher. Ele tomou o celular da vítima e afirmou que iria verificar as conversas no WhatsApp, dizendo que, se encontrasse algo que não gostasse, a mataria. Aproveitando um momento de distração, a vítima conseguiu fugir para a casa dos pais e pedir ajuda à polícia.
Os militares realizaram diligências no local e, durante as buscas, encontraram um simulacro de pistola e uma faca tipo espada, objetos reconhecidos pela vítima como os mesmos utilizados nas ameaças anteriores. O suspeito, entretanto, não foi localizado.
A mulher foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Águas Belas, onde o caso será investigado e novas medidas protetoras deverão ser adotadas.
Professores e diaristas foram os mais afetados por reduções que, segundo relatos, chegaram a R$ 900; prefeitura alega recomendações do TCE, mas não apresentou documento formal
Uma série de cortes salariais anunciados recentemente pela Prefeitura de Calçado tem gerado forte insatisfação entre servidores municipais. As reduções atingiram inicialmente professores contratados por meio da última seleção pública realizada no início de 2025 e, em seguida, funcionários diaristas vinculados à Secretaria de Obras.
De acordo com informações de servidores e relatos colhidos pela reportagem, os cortes chegaram a R$ 900,00 em alguns casos. A justificativa repassada pela gestão municipal, conforme esses relatos, seria uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). No entanto, até o momento, nenhum documento oficial ou parecer foi apresentado publicamente para sustentar a medida.
Professores tiveram salários reduzidos e cargo alterado
Os professores afetados foram os mesmos que, há alguns meses, protagonizaram uma mobilização na Câmara Municipal, reivindicando o pagamento do piso salarial prometido no edital da seleção pública. Na ocasião, o vereador de oposição Roberval Gomes utilizou a tribuna para cobrar uma solução imediata. Ele afirmou que os educadores estavam recebendo R$ 1.400,00, valor abaixo do estipulado no edital.
Após o protesto e a repercussão do caso, o prefeito José Elias se manifestou nas redes sociais, garantindo que passaria a pagar o piso de R$ 2.400,00. De fato, os professores relataram que o valor foi regularizado e pago durante alguns meses.
Contudo, nas últimas semanas, o cenário mudou novamente. Segundo os servidores, os salários foram reduzidos para R$ 1.500,00, e os cargos desses profissionais foram alterados na folha de pagamento para “auxiliar de sala”, o que teria permitido a redução formal dos vencimentos.
A medida provocou revolta entre os educadores, que alegam se sentir desrespeitados e enganados. Até o momento, a Prefeitura de Calçado não apresentou nota oficial detalhando as razões da mudança contratual nem as bases legais que a sustentam.
Diaristas também foram atingidos
Outro grupo afetado pelos cortes é o dos diaristas — trabalhadores de serviços gerais vinculados à Secretaria de Obras. Nas últimas semanas, eles tiveram suas diárias fixadas em R$ 50,00 e a jornada de trabalho reduzida para apenas três dias por semana, o que na prática representa uma queda significativa na renda mensal.
Os profissionais afirmam que as alterações impactam diretamente o sustento de suas famílias e reclamam da falta de diálogo com a administração municipal.
Concurso público também gera críticas
Além dos cortes salariais, a gestão municipal enfrenta críticas em razão do edital do novo concurso público lançado recentemente. Segundo dados do Portal da Transparência, a Prefeitura de Calçado conta atualmente com cerca de 500 servidores contratados, mas o concurso foi aberto com apenas 68 vagas efetivas, número considerado baixo diante da demanda do funcionalismo.
Sindicatos e lideranças locais têm questionado se o concurso atenderá de fato à necessidade de regularização dos vínculos e valorização do serviço público.
Espaço aberto para a Prefeitura
A reportagem tentou contato com representantes da Prefeitura de Calçado para esclarecimentos sobre as medidas adotadas, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno oficial.
O Portal Agreste Violento permanece à disposição do governo municipal para apresentar sua versão dos fatos e quaisquer esclarecimentos adicionais que julgar pertinentes.
Três homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas, na manhã desta quinta-feira (9), durante uma ação do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), em Garanhuns, no Agreste.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada após diversas denúncias informando sobre a venda de drogas em um beco localizado na Avenida José Leitão, bairro Boa Vista. No local, os suspeitos foram identificados como Cirilo, Vitor e Ruan, que, segundo as informações, comercializavam maconha e cocaína em pequenos quartos na área.
Ao chegar ao endereço, os policiais avistaram um homem que, ao notar a viatura, tentou fugir, mas foi alcançado no interior de um dos cômodos. Ele foi identificado como Alessandro André Pereira de Andrade, conhecido como Cirilo. Com ele, os militares encontraram uma sacola contendo três invólucros de maconha. No mesmo quarto estava Ruan Rikelme Gomes dos Santos Silva.
Durante buscas no local, o efetivo apreendeu ainda cerca de 800 gramas de maconha, 250 gramas de cocaína, duas balanças de precisão, 500 invólucros plásticos usados para embalar as drogas e etiquetas adesivas com a logomarca “El Patrón”, utilizadas para identificar os entorpecentes.
Em seguida, os policiais seguiram até a residência do terceiro envolvido, Vitor Edmundo Alves do Santos, que também foi detido. Ele admitiu participação no preparo e na venda das substâncias ilícitas.
Segundo a PM, Cirilo já havia sido preso anteriormente por tráfico de drogas e roubo à mão armada.
Os três suspeitos, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados à 134ª Delegacia de Polícia de Garanhuns, onde o caso foi registrado e as medidas legais adotadas.
Um cidadão trabalhador perdeu a vida de forma trágica na manhã desta quinta-feira (9), na cidade de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. O acidente aconteceu por volta das 9h, no bairro Newton Carneiro.
A vítima foi identificada como Manuel José da Silva, de 66 anos. Segundo informações, ele realizava uma reforma na casa que havia adquirido recentemente, quando perdeu o equilíbrio e caiu de um andaime com aproximadamente um metro e quarenta de altura.
Em entrevista ao repórter Renê Macedo, Antônio Vieira, pai do ex-genro de Manuel José, relatou que o pedreiro era um homem muito querido e trabalhador, mas enfrentava problemas de saúde desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).
Seu Antônio acredita que Manuel possa ter passado mal antes da queda, já que o andaime não era muito alto, o que reforça a hipótese de um mal súbito.
O corpo de Manuel José da Silva foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Palmares.
Um homem identificado como Amadeus foi preso na tarde desta quinta-feira (9) durante uma ação conjunta da Polícia Civil de Pernambuco e da Guarda Municipal de São João, no Agreste do Estado. Ele é suspeito de praticar diversos furtos no município, o que vinha gerando preocupação entre os moradores.
De acordo com a Polícia Civil, diante do grande número de ocorrências registradas contra o investigado e da reiteração dos crimes, a Delegacia de São João solicitou à Justiça a prisão preventiva de Amadeus, medida que foi concedida e cumprida pelos agentes.
A operação foi realizada de forma integrada entre as forças de segurança, demonstrando o empenho das autoridades em garantir mais tranquilidade e segurança à população.
Após ser detido, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia de São João, onde foram adotadas as medidas legais de praxe. Em seguida, ele foi encaminhado para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.
A deputada estadual Débora Almeida, aproveitou seu tempo na tribuna hoje, quinta-feira (dia 9), no expediente da Assembleia Legislativa de Pernambuco para denunciar um episódio grave, que mostra o desrespeito de uma gestão municipal com os recursos públicos e principalmente com a população, verdadeira dona destes recursos.
É que após solicitar e ser atendida pelo Governo do estado com a entrega há alguns meses de uma ambulância de grande porte, totalmente equipada, inclusive com UTI, ao seu município São Bento do Una, um equipamento até então inédito na frota municipal, a parlamentar vem sendo continuamente alertada de que o veículo encontra-se sem utilização na garagem municipal, o que além das perdas que já vem ocorrendo, com a falta de assistência da mesma nas necessidades dos são-bentenses, existe o risco da total deterioração e depreciação do veículo.
Por irresponsabilidade do Governo do prefeito Alexandre Batité (MDB), movido por questões menores, políticas já que sua gestão posiciona-se contra a governadora Raquel Lyra (PSD) e é adversário declarado da deputada, o governo emedebista vem “escondendo as emendas” direcionadas pela parlamentar, bem como as suas ações, portanto sacrificando a saúde da população. Ao ser questionada, a Secretária Municipal de Saúde alega que o motivo da ambulância não estar ainda incorporada à frota por falta de seguro, alegação sem fundamento.
UTILIZAÇÃO INADEQUADA
Débora relembrou que vem destinando recursos constantemente para São Bento do Una, a exemplo dos R$ 400 mil que serviram para aquisição da ambulância UTI abandonada.
No entanto, um fato ainda mais grave é que o caro e desejado equipamento, montado especificamente para o serviço de socorro de problemas emergenciais de saúde, vem sendo utilizado como veículo TFD, desviando a função do equipamento.
Após informar que fará denúncia ao Ministério Público, ela fez um forte apelo ao prefeito: “Prefeito, coloque a ambulância UTI para circular com a função que ela tem, de salvar vidas! E adquira veículos TFD! Nosso mandato inclusive já disponibilizou recursos para essa finalidade e esses recursos já estão no município!”
Créditos das imagens: Matheus Augusto















