POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA DUAS OPERAÇÕES CONTRA FRAUDES EM CONCURSOS PÚBLICOS EM PERNAMBUCO

quarta-feira, 25 de março de 2026

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quarta-feira (25), duas operações de grande porte para combater fraudes em concursos públicos e crimes de lavagem de dinheiro. As ações, batizadas de Operação Kýma e Operação Crivo, mobilizam mais de 200 policiais e ocorrem em diversas cidades de Pernambuco e também no Rio Grande do Norte.

Na Operação Kýma, estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 15ª Vara Criminal da Capital. A investigação teve início em dezembro de 2025 e também resultou em uma decisão judicial para bloqueio de ativos financeiros dos investigados.

O nome da operação tem origem grega e significa “onda” em português. Ao todo, 130 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, participam da ação.

Os mandados estão sendo executados nas cidades de Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Itaquitinga, Vitória de Santo Antão, Petrolina, Araçoiaba, além do COTEL, e também no município de Extremoz, no Rio Grande do Norte.

A operação conta com apoio do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE), da Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, além do Instituto de Criminalística, da Polícia Federal e da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Operação Crivo

Paralelamente, a Polícia Civil também deflagrou a Operação Crivo, voltada igualmente ao combate de fraudes relacionadas a concursos públicos.

Nesta ação, estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juízo da 19ª Vara Criminal da Capital. Participam da operação 110 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

As investigações tiveram início em 2025 e receberam apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, além da colaboração do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), da Polícia Federal e da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Recife, Olinda, Igarassu, Petrolândia, Salgueiro, além de Parnamirim e Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Civil, as operações fazem parte de um esforço para desarticular organizações criminosas envolvidas na manipulação de concursos públicos e em esquemas financeiros ilegais.

Postado Por: Paulo Fernando