POLÍCIA CIVIL E GAECO DEFLAGRAM OPERAÇÃO “ALVITRE II” CONTRA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA EM IPOJUCA

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a 75ª Operação de Repressão Qualificada de 2025, batizada de “Alvitre II”, em ação conjunta com o GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A ofensiva é vinculada à Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) e comandada pelo delegado Ney Rodrigues, titular da Delegacia de Polícia da 43ª Circunscrição, em Porto de Galinhas, pertencente à 10ª Delegacia Secional.

A investigação teve início em outubro de 2024 com o objetivo de identificar e desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em delitos como corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro e falsidade documental. A primeira fase da operação ocorreu em outubro deste ano.

Nesta segunda etapa, estão sendo cumpridos três mandados de prisão, 19 mandados de busca e apreensão domiciliar, além de ordens judiciais de bloqueio de ativos financeiros, sequestro de bens e suspensão do exercício de função pública. Todas as medidas foram expedidas pelo Juízo de Garantias.

A operação mobilizou um grande efetivo: 70 policiais civis — entre delegados, agentes e escrivães —, 12 promotores de Justiça, 29 servidores do Ministério Público e 35 policiais militares. As investigações contaram com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel) e apoio operacional do CORE/PCPE, da Polícia Militar de Pernambuco e do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social.

A Operação “Alvitre II” reforça o compromisso das instituições pernambucanas no enfrentamento ao crime organizado, especialmente em casos envolvendo desvios de recursos públicos e corrupção estrutural.

Postado Por: Paulo Fernando