GARANHUNS E REGIÃO REGISTRAM QUEDAS EXPRESSIVAS NOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE NO 1º SEMESTRE DE 2025
O delegado seccional Marcos Omena divulgou nesta sexta-feira (4), os dados oficiais da Área Integrada de Segurança 18 (AIS-18), referente ao primeiro semestre de 2025. Os indicadores mostram avanços significativos no combate à criminalidade em Garanhuns e municípios da região.
Violência contra a mulher
A AIS-18 destacou-se com a maior redução em tentativas de feminicídio de todo o estado de Pernambuco. No período, Garanhuns não registrou nenhum caso, em contraste com os cinco ocorridos no mesmo semestre do ano anterior. Houve ainda uma redução de 4% no total de ocorrências relacionadas à violência contra a mulher em 2025, com destaque para Garanhuns, que apresentou queda de 8%, passando de 547 para 505 registros.
Mortes Violentas Intencionais (MVI)
A região também apresentou resultados expressivos na redução de homicídios. No segundo trimestre, a AIS-18 foi a terceira área do estado com maior redução nas Mortes Violentas Intencionais, tanto em números absolutos quanto percentuais.
Crimes Violentos Patrimoniais (CVP)
Um dos maiores avanços ocorreu nos crimes contra o patrimônio. A AIS-18 teve a segunda maior redução percentual do estado, com queda de 34% nas ocorrências — de 398 para 261 casos. No segundo trimestre isoladamente, a área registrou a maior redução do estado: 43%, caindo de 202 para 115 ocorrências.
Roubos e furtos de veículos (RFV)
Houve queda nos índices de roubo (-9%) e furto (-26%) de veículos, reforçando a tendência de diminuição da criminalidade patrimonial na região.
Armas apreendidas
Embora o total de armas apreendidas na AIS-18 tenha diminuído em comparação com 2024, a 18ª Delegacia Seccional (DESEC) registrou um aumento de 43% nas apreensões, demonstrando a efetividade das ações direcionadas.
Cumprimento de mandados de prisão e flagrantes
O número de mandados de prisão cumpridos também cresceu. A 18ª DESEC teve um aumento de 9%, passando de 64 em 2024 para 78 em 2025. Considerando toda a AIS, o crescimento foi de 14%.
Em relação aos flagrantes, o crescimento foi ainda mais expressivo: 47%, saltando de 38 para 56 registros.
Ao comentar os dados, o delegado Marcos Omena destacou o empenho das forças de segurança da região e reforçou o compromisso com a sociedade:
“Sigamos firmes neste segundo semestre na busca de mais avanços e resultados positivos em prol da sociedade pernambucana.”
Postado Por: Paulo Fernando

