APÓS LANÇAMENTO DE PRÉ-CAMPANHA EM BREJÃO, ADVERSÁRIO DO GOVERNO COMEÇA A DIVIDIR OPOSIÇÃO

sexta-feira, 01 de março de 2024

No jargão popular, adaptado à política, “vôo de galinha” ocorre quando um agente político inicia um processo de crescimento, porém por falta de condições estruturais não consegue ir muito longe e, pouco tempo depois recua ou, na melhor das hipóteses se detém em patamares baixos.

Com a decisão de sair pré-candidato a prefeito, após romper com o grupo que lhe proporcionou a condição de vice-prefeito desde 2020, Saulo Maruim (MDB) buscou apoio em opositores ao Governo Beta Cadengue (PSB).

Um destes, com os quais conversou, foi com o ex-vereador Janio Moraes (União Brasil), que vem disputando as últimas eleições majoritárias e deve também disputar a deste ano de 2024, sendo a mais importante via de oposição e com isso anulando uma possível 3ª via encabeçada por Maruim.

Janio vem de uma tradicional família política de Brejão e já ocupou relevantes cargos públicos no município, dentre estes uma cadeira na Câmara Municipal como vereador, além de ter sido secretário de agricultura. O político está certo de que voltará a disputar o cargo majoritário nas eleições de outubro. Em 2020, encabeçando a oposição, Jânio não conseguiu vencer o favoritismo da atual prefeita Beta. Vale lembrar que apesar de fazer oposição, Janio sempre se mostrou respeitoso com a família Cadengue, o que não o coloca na condição de ‘inimigo’ mas de ‘adversário político’.

Segundo observadores da política local, Janio sentiu-se desrespeitado pela própria oposição que integra, ao ver Saulo chegar de forma impositiva, já na condição de pré-candidato.

PRÉ-CAMPANHA MURCHA

Com a adesão até agora de poucas lideranças relevantes de Brejão, a pré-candidatura do vice-prefeito Maruim, sem a condição de unir todos os opositores do município no seu palanque, pode realizar esse ‘vôo de galinha’, fazendo inicialmente muito barulho e até saindo um pouco do solo, mas sem a possibilidade de vôos mais altos ou mesmo chances de sucesso nas urnas.

Por: Felipe Alves

Postado Por: Paulo Fernando