CONSCIENTIZAÇÃO NAS RUAS: GARANHUNS RECEBEU A CAMINHADA DO AUTISMO

segunda-feira, 08 de abril de 2024

A Conscientização ganhou as ruas de Garanhuns com a realização da Caminhada do Autismo. Mais de mil pessoas estiveram presentes na mobilização que teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade para causa. A atividade é organizada pelo grupo Autismo em Foco e teve o apoio da Prefeitura de Garanhuns. O ponto de partida foi o Parque Euclides Dourado, onde pais de autistas, estudantes, profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social se reuniram e seguiram em direção ao centro da cidade.

Esta edição da campanha tem como tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”. A Semana de Conscientização do Autismo é uma iniciativa global, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de trazer informações para a sociedade sobre o espectro autista.

Rennata Amorim, do grupo Autismo em Foco, expressou a gratidão por ver o crescimento e o engajamento da comunidade em prol da causa. “Esta é a nossa nona caminhada e é importante frisar que Garanhuns foi a primeira cidade no Brasil a ter uma caminhada de conscientização do Autismo, isso quando ainda não se falava tanto sobre o assunto. Ver hoje cerca de mil pessoas nas ruas em prol da nossa causa é gratificante”, destacou.

A campanha contou com engajamento de diversas Secretarias Municipais de Garanhuns, demonstrando o compromisso coletivo com a inclusão. “Contamos com a participação de cerca de 30 escolas municipais somente na caminhada. Objetivo é sensibilização destes estudantes, despertando também na sociedade que pessoas têm necessidades específicas, mas que devem ser respeitadas na sua individualidade. Durante os últimos dias, todas as escolas, creches e centro de Educação Infantil do nosso município também realizaram várias ações para essa conscientização”, afirmou Michelle Diana, diretora de Ensino.

Atividades também foram desenvolvidas pela Secretaria de Saúde. “Além de participar da Caminhada do Autismo, realizamos ações voltadas para o público nas 38 Unidades Básicas de Saúde, como palestras, sala de espera, orientações odontológicas, ausculta psicológica e vacinação. Planejamos ainda atividades com o tema para no ‘Bora para Avenida’ do próximo domingo, onde será ofertado o serviço de assistência à saúde física, como também a saúde mental dos participantes”, explicou Sweney Herculano, Diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde.

“Quero agradecer de uma forma muito especial ao Governo Municipal, de todas suas secretarias, pelo apoio incondicional que nos prestou para toda realização de conscientização acontecesse. É motivo de muita alegria para os corações de nós pais que calçamos esses sapatos todos os dias, que lutamos pela qualidade de vida dos nossos filhos”, concluiu Rennata Amorim.

Postado Por: Paulo Fernando