VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO HRDM ALERTA A POPULAÇÃO DE GARANHUNS SOBRE O AUMENTO DE CASOS SUSPEITOS DE DENGUE

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Além de dores no corpo, febre e manchas vermelhas, sintomas gripais, dores abdominais, entre outros sinais do corpo, podem ser indicação de dengue

A cidade de Garanhuns tem registrado um aumento nos casos de dengue durante este mês de fevereiro. Em comparação com janeiro, o número de casos suspeitos cresceu, colocando em alerta as autoridades de saúde e a comunidade local.

A Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional Dom Moura (HRDM) destacou que, em fevereiro, já foram notificados 205 casos suspeitos de dengue no hospital. Em janeiro, foram registrados 9 casos. A diferença de um mês para o outro ratifica a rápida propagação da doença.

A dengue é uma doença que se prolifera em locais úmidos. Ultimamente, Garanhuns tem apresentado chuvas frequentes, criando um ambiente favorável para a reprodução do mosquito.

A enfermeira sanitarista e coordenadora da Vigilância Epidemiológica do HRDM, Lara Almeida, explica que, além do uso de repelentes, eliminação dos criadouros (locais com água parada), proteção das residências com mosquiteiros, limpeza e manutenção adequada da área externa das casas, deve-se misturar uma colher de sal com meio copo de cloro e colocar nos ralos dos banheiros.

Lara Almeida ainda faz um alerta à população diante do aumento dos casos. “Em janeiro tivemos apenas 9 casos e agora, em fevereiro, já foram 205 casos suspeitos. Preciso citar que esses casos são de pessoas que nos procuraram com os sintomas. Nós colhemos os exames e aguardamos chegar os resultados. Então, notificamos esses casos baseados nos sintomas. Diante disso, precisamos alertar a população com relação às medidas de prevenção. Se fizermos nossa parte juntos, conseguiremos combater o mosquito e diminuir o índice de pacientes adoecendo”, citou Lara.

A população com sistema imunológico menos eficiente, como crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com condições médicas crônicas, como diabetes ou doenças cardiovasculares, podem enfrentar complicações adicionais se contraírem dengue. Por isso, as pessoas precisam estar cientes da possibilidade de variação dos sintomas e buscar a assistência médica em caso de suspeita de dengue, para diagnóstico e tratamento adequados.

Vale destacar que, além dos sintomas mais comuns, como febre alta, dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas na pele, outras manifestações podem ocorrer, incluindo sintomas gripais, dores abdominais, vômitos e, em alguns casos, sangramento.

Todos devem assumir um papel ativo na prevenção da doença. Com a colaboração de cada indivíduo, pode-se controlar a propagação do mosquito na cidade e proteger a saúde de todos.

Postado Por: Paulo Fernando