INTÉRPRETE DE LIBRAS DE LAJEDO ATUA NO SHOW DE ANITTA

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Uma das intérpretes de Libras de Lajedo participou de show da cantora Anitta realizado em Recife, no último final de semana. Heloiza Jakeline foi contratada para a etapa pernambucana dos “Ensaios da Anitta” e recebeu com antecedência o repertório das apresentações em Português, Inglês e Espanhol.

“A gente precisa receber o repertório com umas duas semanas de antecedência para pesquisar e entender para a sinalização, caso contrário a gente não tem as ferramentas para criar as estratégias para a tradução. Fizemos videoconferência para alinhar. Cada música é uma estratégia de comunicação”, explicou Heloiza ao blog UOL.

Heloiza e mais três intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (São Paulo, Brasília e Rio Grande do Norte), dominaram o palco junto com a cantora a fim de tornar o show acessível e inclusivo, uma vez que todas as canções, inclusive dos convidados foram traduzidas para o público não-ouvinte.

“Então, para mim levar o nome da minha cidade é uma honra. Eu queria representar minha terra, fazer parte da história de Lajedo. É uma visibilidade muito boa para mim, para a cidade e para a comunidade surda”, comemorou a intérprete de Libras que aprendeu Libras através de cursos gratuitos feitos pela Prefeitura e hoje trabalha na Escola Técnica Estadual.

É um compromisso da gestão a oferta de intérpretes para as pessoas com deficiência auditiva que estudam na Educação Pública do município. Inclusive, a Escola Municipal Dom Expedito Lopes é referência na Educação Inclusiva.

Postado Por: Paulo Fernando