ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024 EM PARANATAMA: CENÁRIO PROMETE SER O MAIS DISPUTADO DO AGRESTE MERIDIONAL

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Henrique de Nino, Luciano Brito, Enilda Leonel

Os ventos políticos começam a soprar em Paranatama, no Agreste Meridional, indicando que as eleições municipais de 2024 serão um campo de batalha intenso. A pesquisa de opinião pública realizada recentemente revela um quadro complexo para o atual prefeito, Valmir do Leite, cuja gestão recebeu avaliações mistas.

Dos entrevistados, 46% classificaram a gestão de Valmir do Leite como regular, ruim ou péssima, sinalizando um desafio considerável para o candidato apoiado pelo prefeito, Henrique de Nino que é seu sobrinho. Embora Henrique lidere a pesquisa espontânea com 16% das intenções de voto, a dinâmica muda quando outros candidatos são apresentados.

Luciano Brito e Enilda Leonel emergem como protagonistas, mesmo sem anunciarem oficialmente suas candidaturas. Na pesquisa induzida, ambos conquistam parcelas significativas do eleitorado, destacando-se como alternativas fortes em meio à incerteza que permeia o cenário político local.

A rejeição aos candidatos também sinaliza desafios para Henrique de Nino, que figura com 16% de rejeição, contrastando com Luciano Brito (8%) e Enilda Leonel (3%). A cidade, marcada por uma expressiva parcela de eleitores indecisos, configura um terreno fértil para reviravoltas e surpresas.

A pesquisa revelou o seguinte panorama:

1. Avaliação da Gestão de Valmir do Leite:

   – Ótima: 20%

   – Bom: 28%

   – Regular: 26%

   – Ruim: 18%

   – Péssimo: 8%

2. Intenção de voto (Espontâneo):

   – Henrique de Nino: 16%

   – Luciano Brito: 14%

   – Enilda Leonel: 10%

   – Valmir do Leite: 7%

   – Caluxo: 3%

   – Não sabe: 39%

   – Ninguém: 11%

3. Intenção de voto (Induzida):

   – Henrique de Nino: 24%

   – Luciano Brito: 20%

   – Enilda Leonel: 10%

   – José filho de Zé Texeira: 6%

   – Não sabe: 27%

   – Ninguém: 13%

4. Rejeição dos candidatos:

   – Henrique de Nino: 16%

   – José filho de Zé Texeira: 10%

   – Luciano Brito: 8%

   – Enilda Leonel: 3%

   – Não sabe: 48%

   – Ninguém: 15%

5. Intenção de voto

   – Henrique de Nino: 30%

   – Luciano Brito: 24%

   – Não sabe: 33%

   – Ninguém: 13%

A eleição de 2024 em Paranatama promete ser uma das mais acirradas do Agreste Meridional, refletindo a complexidade e a diversidade de opiniões entre os eleitores. Luciano Brito e Enilda Leonel surgem como forças ascendentes, desafiando a lógica tradicional da política local, enquanto Henrique de Nino enfrenta obstáculos significativos.

À medida que o município se prepara para o pleito, a única certeza é a imprevisibilidade que permeia o cenário político em Paranatama, transformando essa eleição em um marco para a democracia local e consolidando-a como um dos momentos mais cruciais da história política da região.

Postado Por: Paulo Fernando