SDS DETÉM POLICIAIS FILMADOS INVADINDO CASA EM QUE HOMENS FORAM MORTOS DURANTE AÇÃO DA PM NO RECIFE

terça-feira, 21 de novembro de 2023

A Secretaria de Defesa Social (SDS) deteve nove policiais militares que invadiram a casa em que dois homens foram mortos em uma ação da PM, na comunidade do Detran, na Iputinga, Zona Oeste do Recife. Agentes foram filmados arrombando a porta da residência e, depois, carregando os corpos das vítimas.

Os PMs detidos são do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Eles tiveram as armas apreendidas e são ouvidos na Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DJPM), responsável por investigar delitos cometidos por militares.

De acordo com a PM, os homens mortos, identificados como Rhaldney Fernandes da Silva Caluete e Bruno Henrique Vicente da Silva, são suspeitos de tráfico de drogas. Os policiais teriam ido ao local para verificar uma denúncia e, lá, teria havido uma troca de tiros em que os suspeitos morreram.

Pouco tempo depois da ação da PM, moradores da comunidade protestaram na BR-101 e incendiaram um ônibus às margens da via. Pneus e entulhos também foram queimados na pista.

Ação filmada

Uma câmera de segurança do local registrou o momento em que policiais militares arrombam o portão de uma casa, entram na residência e, posteriormente, retiram corpos num lençol (veja vídeo no início do texto).

De acordo com a Polícia Civil, agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram à comunidade após receberem denúncias de que os dois homens, com 28 e 31 anos, estavam com armas de fogo e entorpecentes.

O g1 perguntou à corporação se havia algum mandado contra os homens, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Os homens foram identificados como Rhaldney Fernandes da Silva Caluete e Bruno Henrique Vicente da Silva. Eles, segundo a Polícia Civil, foram “abordados pelo efetivo policial”.

“Houve troca de tiros entre as vítimas e o efetivo policial. As vítimas foram socorridas, porém não resistiam aos ferimentos”, afirmou a Polícia Civil.

Nas imagens da câmera de segurança de uma residência da comunidade, é possível ver, também, os PMs colocando os corpos retirados do local num camburão. Os dois homens foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, mas não resistiram aos ferimentos.

Postado Por: Paulo Fernando