ÁGUA DA ADUTORA DO AGRESTE CHEGA À ETA DA COMPESA EM ÁGUAS BELAS

terça-feira, 15 de agosto de 2023

A Compesa e a empresa CBS concluíram com êxito, nesta terça (15), a etapa de testes da adutora em Águas Belas. Após 32 dias de trabalho intenso desde a retomada da obra, em julho, a água do sistema de poços de Tupanatinga chegou à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Compesa – a caixa d’água.

O êxito dos testes foi festejado pelo prefeito do município, Luiz Aroldo, cuja participação foi decisiva para a conquista da água da adutora, na busca por soluções para os problemas da obra, que passou a ser prioridade na gestão do governador Paulo Câmara e agora no da governadora Raquel Lyra, de quem Luiz Aroldo é aliado.

Com o prefeito em Brasília-DF, foi o secretário de Assuntos Institucionais, Maurício de Josué, quem acompanhou os testes. “Em dezembro [de 2022], chegamos com a água no município de Águas Belas, teve os empecilhos de peças que precisam ser trocadas, mas, graças a Deus, conseguimos superar e chegar com a água hoje na Compesa”, comemorou o secretário.

Com o sistema pronto para operar, o próximo passo é a ampliação da rede da Compesa, que hoje abrange apenas cerca de 60% das casas da cidade. “Nós já fizemos o levantamento das ruas e reivindicamos a ampliação da rede junto à Compesa, para que a água possa chegar a todas as casas da cidade”, ressalta Maurício.

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA

Nesse primeiro momento, a água da Adutora do Agreste em Águas Belas será acionada apenas em situações emergenciais, de modo a evitar que o sistema operacional da ETA da Compesa na cidade possa colapsar. Como ela está com capacidade de operação, não haverá necessidade, nesse momento, de ativação.

AGRADECIMENTOS

De Brasília-DF, onde cumpre agenda, o prefeito Luiz Aroldo agradeceu a contribuição dos parceiros nessa que é a conquista mais esperada pelo povo de Águas Belas. “De modo muito especial, quero agradecer à nossa governadora Raquel Lyra, ao senador Humberto Costa, ao deputado federal Carlos Veras, ao estadual Doriel Barros e, principalmente, ao povo de Águas Belas que sempre acreditou nesse sonho.”

(Com informações da Assessoria de Comunicação)

Postado Por: Paulo Fernando