PF ENCONTRA CHUPETA DE OURO DURANTE OPERAÇÃO PARA PRENDER FACÇÃO LIDERADA POR FILHO DE POLÍTICO DE PETROLINA/PE

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Presos são apontados como integrante de facção criminosa chefiada pelo filho de um político do município de Petrolina, que é responsável pelo tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios na região (vídeos e fotos da operação)

Juazeiro/BA – A Polícia Federal, com o apoio do GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do MPBA e das Polícias Militares dos estados da Bahia e Pernambuco, deflagrou, na manhã da última terça-feira (20/06), a Operação ASTREIA, com o objetivo de desarticular facção criminosa especializada em tráfico de drogas para os estados da Bahia e Pernambuco.

Desde as primeiras horas da manhã, mais de 70 Policiais Federais, com a participação dos Grupos de Pronta Intervenção-GPI das Superintendências Regionais da PF na Bahia e Sergipe, cumprem 09 mandados de prisão temporária e 12 Mandados de Busca e Apreensão, nos Estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe. Foi deferido, ainda, o sequestro de bens e bloqueio de valores de 08 investigados.

As investigações revelaram conexão do grupo criminoso investigado com uma série de delitos, dentre eles, tráfico de drogas, armas e homicídios, aumentando significativamente a violência local. Constatou-se, ainda, que o líder da facção, de 26 anos, apesar de ser Juazeirense, estaria residindo em Aracaju/SE, de onde comandava a atuação do referido grupo criminoso, o qual era líder-fundador. Ele se escondia em uma casa de alto padrão avaliada em R$ 2 milhões, tinha dois carros de luxo, joias, e uma chupeta de bebê banhada a ouro

Os investigados responderão pelos crimes de Organização Criminosa, Tráfico de Drogas e Lavagem de Dinheiro, cujas as penas somadas pode chegar a 33 anos de reclusão. Caso seja comprovado homicídio, a pena é de 12 a 30 anos.

Em Pernambuco, no âmbito da Operação Astreia, foram cumpridos 05 mandados de busca e apreensão e 03 mandados de prisão temporária na cidade de Petrolina/PE, além de outras medidas cautelares de natureza patrimonial. Todos os presos são apontados como integrante da facção criminosa Honda, chefiada pelo filho de um político do município de Petrolina, que é responsável pelo tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios na região. Nas buscas foram apreendidas drogas, armas, munições, aparelhos celulares, R$ 9 mil reais, e veículos, os quais foram encaminhados à coordenação da operação em Juazeiro/BA, objetivando subsidiar as investigações em andamento. Por fim, os presos foram autuados e recolhidos ao sistema prisional de Juazeiro da Bahia onde ficarão à disposição da Justiça Estadual da Bahia.

ASTREIA, na mitologia grega, é considerada a Deusa da Pureza, o que se correlaciona à suposta qualidade da droga comercializada pela facção. Além disso, a Deusa Astreia traz a imagem da balança, símbolo da justiça, para lembrar aos homens que tudo tem seu contraponto.

A Polícia Federal continuará a apuração, na tentativa de elucidar a real amplitude da suposta organização criminosa, bem como identificar outros integrantes.

Da Polícia Federal

Postado Por: Jailson Ferreira