DOM PAULO JACKSON É NOMEADO ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE. ELE SUBSTITUIRÁ DOM FERNANDO SABURIDO

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Garanhuns ficará sem o seu Bispo Diocesano. É que o Papa Francisco acolheu nesta quarta-feira, dia 14, o pedido de renúncia apresentado por Dom Antônio Fernando Saburido ao governo pastoral da arquidiocese de Olinda e Recife e nomeou como novo arcebispo Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, atualmente bispo de Garanhuns e segundo-vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Aos 54 anos, Dom Paulo Jackson está à frente da Diocese de Garanhuns desde agosto de 2015 e nesses quase oito anos realizou, segundo o site oficial da Diocese de Garanhuns, processo de reorganização nos âmbitos da Palavra, da Caridade e da Missão. “Dom Paulo participou da organização do Centenário da Diocese, vivenciando três Congressos preparatórios, sendo o último, o Congresso Eucarístico. Dom Paulo reorganizou a formação dos seminaristas, com o Seminário Filosófico em Olinda e o Seminário Teológico em Belo Horizonte-MG”, destacou a Diocese.

“O Bispo foi responsável também pela reorganização do Colégio Diocesano de Garanhuns, demonstrou grande interesse pela educação e gestou condições para o melhoramento do colégio em vários aspectos”, ressaltou a Diocese, complementando: “ordenou diáconos permanentes e padres, valorizou também a formação dos leigos, criou paróquias, reorganizou a Cáritas Diocesana e tantos outros aspectos”. 

Dom Paulo Jackson é Mestre em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma e Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Entre outras funções na Igreja Católica, foi Secretário Nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil; Vigário Paroquial da Paróquia São Geraldo, Belo Horizonte e Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus do Horto, Belo Horizonte. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte. Atualmente exercia as funções de Bispo de Garanhuns e segundo-vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

(Com informações do Blog de Carlos Eugênio – https://blogdocarloseugenio.com.br/

Postado Por: Paulo Fernando