POLÍCIA FEDERAL EM PERNAMBUCO DEFLAGRA OPERAÇÃO CÁRTULA DE COMBATE À DISTRIBUIÇÃO DE MOEDA FALSA

terça-feira, 11 de outubro de 2022

A Polícia Federal em Pernambuco dá cumprimento, na data de hoje, a 01 mandado de busca e apreensão, expedido pela 25ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco (Goiana/PE). O mandado foi cumprido em Petrolina/PE.

As investigações foram levadas a efeito por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários – DELEFAZ/PE e se iniciaram em janeiro de 2021, quando foi instaurado um inquérito policial, a partir da prisão em flagrante no município de Aliança/PE de pessoa do sexo feminino que portava consigo cédulas falsas de R$ 100 (cem reais), quando foi surpreendida por policiais militares, que lhe deram voz de prisão em flagrante e a conduziram a esta Superintendência Regional de Polícia Federal em Pernambuco.

Verificou-se que a mesma mantinha conversas através de um aplicativo de mensagens com suspeito que seria responsável por distribuir as cédulas, enviando-as por via postal, recebendo, em contraprestação, 30% do valor de face. A fim de despistar as autoridades, o investigado usava celular do Estado do Paraná.

A investigação busca identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi dos investigados que adquirem as cédulas falsificadas de fabricantes localizados em outros Estados da Federação, os quais enviam as notas por meio dos Correios, e aqui chegando, distribuem a outros indivíduos que repassam as cédulas falsas no comércio.

Os investigados vão responder pelo crime de moeda falsa, tipificado no artigo 289, §1º do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar 12 anos de reclusão e multa.

O nome da operação faz referência ao suporte material que expressa o valor monetário do dinheiro, o papel-moeda.

Da Polícia Federal

Postado Por: Jailson Ferreira