OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL VISA COMBATER DOCUMENTOS FALSOS ENTREGUES PARA AQUISIÇÃO DE ARMA DE FOGO

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Na data de hoje, a Polícia Federal em Pernambuco deflagrou a “Operação Patranha” para dá cumprimento a 05 mandados de busca e apreensão, medidas cautelares expedidas pela 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco. Os mandados foram cumpridos em Igarassu-PE (2), Abreu e Lima-PE (2) e Recife-PE (1), e foram empregados aproximadamente 20 policiais federais.

As investigações foram levadas a efeito por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários – DELEFAZ/PE e se iniciaram em junho de 2022, quando foi instaurado inquérito policial com a finalidade de apurar notícia de utilização de Certidão Criminal falsa em Requerimento para Aquisição de Arma de fogo formulado à Polícia Federal.

Na certidão adulterada, não constava a informação de que o requerente responde a processo criminal por delito anteriormente praticado. A investigação busca identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi dos investigados que falsificam documentos com o intuito de obter, indevidamente, autorização para aquisição e porte de armas de fogo.

Os investigados irão responder pelos crimes de falsificação material e ideológica de documento público, previstos, respectivamente, nos arts. 297 e 299 do Código Penal Brasileiro, cujas penas somadas podem alcançar 11 anos de reclusão e multa.

O nome da operação foi escolhido em razão do significado da palavra patranha, que quer dizer história mentirosa, engano, falsidade.

Da Polícia Federal

Postado Por: Jailson Ferreira