POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO DE COMBATE À DISTRIBUIÇÃO DE MOEDA FALSA

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou na manhã de ontem (30/08) a Operação Trampos – visando dar cumprimento a 02 mandados de busca e apreensão e medidas cautelares expedidas pela 36ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco. Os mandados estão sendo cumpridos em Olinda/PE e foram empregados aproximadamente 12 policiais federais.

As investigações foram levadas a efeito por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários e se iniciaram em abril de 2022, quando foi instaurado um inquérito policial objetivando apurar notícia de oferta, impulsionada por publicidade paga, numa rede social dos serviços ilícitos de moeda falsa, cartões clonados e transferências a partir de conta bancária de terceiros, supostamente ofertados em perfil de usuário daquela rede, inclusive com indicação de telefone para contato com DDD 081.

A investigação busca identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi dos investigados que adquirem as cédulas falsificadas de fabricantes localizados em outros estados da federação, os quais enviam as notas por meio dos Correios, e aqui chegando, distribuem a outros indivíduos que repassam as cédulas falsas no comércio, e na aquisição de produtos diversos como celulares, aparelhos eletrônicos, e outros objetos. As buscas resultaram produtivas em virtude de ter sido confirmado a autoria do principal envolvido que utilizava sua rede social para realizar o comércio e venda de notas falsas.

Os investigados irão responder pelo crime de moeda falsa, tipificado no artigo 289, §1º do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar 12 anos de reclusão além de multa. O nome da operação faz referência à propaganda do criminoso em sua rede social: “Trampos”, com a intenção de vender a falsa aparência de que o mesmo seria muito trabalhador.
Da Polícia Federal

Postado Por: Jailson Ferreira