POLÍCIA FEDERAL E FEBRABAN VÃO FAZER PARTE  DE FORÇA TAREFA PARA COMBATER CRIMES CIBERNÉTICOS

segunda-feira, 04 de abril de 2022

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou no último dia 22/03, o Plano Tático de Combate a Crimes Cibernéticos, com o objetivo de prevenir e reprimir esse tipo de crime no país. Tais crimes causam enormes prejuízos financeiros ao cidadão, às empresas e ao setor público. O lançamento foi feito durante encontro do ministro Anderson Torres com o presidente da Federação Brasileira de Bancos, Isaac Sidney, em São Paulo.

Uma das estratégias é um acordo de cooperação entre a Polícia Federal e a Febraban para facilitar o compartilhamento de informações e a criação de um banco de dados de ocorrências, que terá o amplo acesso das polícias judiciárias da União e dos estados.

O objetivo é fortalecer o combate aos crimes cibernéticos. A iniciativa do órgão é inédita no país. Entre as empresas que vão participar da troca de informações estão Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, XP, Mercado Livre e Zetta. O principal objetivo da iniciativa é que tanto a PF quanto os parceiros possam entender melhor como agem os criminosos virtuais, além de terem formas de se antecipar para possíveis ataques digitais.

A força-tarefa ainda visa desarticular organizações criminosas que cometem crimes cibernéticos, como as extorsões digitais conhecidas como ransomware, preservar a soberania nacional de ataques contra instituições públicas brasileiras e, um dos efeitos esperados, é o fortalecimento da segurança nacional para atrair investimentos externos.

Postado Por: Jailson Ferreira