7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE ABORDA OS IMPACTOS DA COVID-19 EM ÁGUAS BELAS

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

O impacto da Covid-19 na saúde de Águas Belas foi o tema da 7ª Conferência Municipal da Saúde realizada no auditório da Igreja Presbiteriana, nesta quinta-feira (26). A palestrante e sanitarista da V Geres, Karla Alves, apresentou o balanço dos casos de Covid-19, as iniciativas e aumento dos investimentos do governo municipal em 2020 para combater a Covid-19.

Ressaltando o esforço da gestão e dos profissionais da saúde, Karla fez um alerta sobre os impactos da pandemia no sistema de saúde de Águas Belas e do país. “Na síndrome pós-Covid, a gente tem uma persistência na fadiga, apneia, palpitações, fraqueza, depressão”. E concluiu. “Além da Covid aguda, existem esse outro problema a se enfrentar da pandemia.”

Após a palestra, teve a formação de quatro grupos para formulação das propostas para melhorias dos serviços de saúde do município, plausíveis também às demais esferas do administrativas. Houve também espaço para deliberações sobre a saúde municipal.

O evento reuniu lideranças comunitárias de diversas regiões do município, profissionais da saúde, membros da sociedade civil. Entre as autoridades presentes, estiveram a vice-prefeita, Eniale de Codinho e o vereador Júnior Moto Peças. Todos os cuidados sanitários foram tomados.

Ações de destaque na pandemia

Entre as medidas adotadas, a sanitarista destacou as ações de comunicação voltadas à saúde, com campanhas de orientação e transparência nas informações sobre os casos de Covid-19 no boletim diário, além do fortalecimento da vigilância e da atenção primária e das ações de contenção, como a suspensão das atividades não essenciais em momentos importantes da pandemia.

Prevenção é a melhor solução

Antes de encerrar a palestra, a sanitarista da V Geres enfatizou que medidas preventivas como uso de máscara e distanciamento físico continuam sendo imprescindíveis, principalmente com o surgimento de novas variantes, como a delta, que já está em seu estágio de contaminação comunitária em Pernambuco.

Postado Por: Paulo Fernando