quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

O Portal Agreste Violento teve acesso aos números de uma nova Pesquisa de Opinião e Avaliação Político-Administrativa realizada aqui em Garanhuns. O Estudo foi realizado pela Plural Pesquisa, que entrevistou quatrocentos eleitores entre os dias 26 e 29 de novembro, nos mais diversos bairros da Cidade, bem como na zona rural e nos distritos do Município.

Dentre os itens pesquisados, o Estudo registra o atual cenário pré-eleitoral em Garanhuns, tanto no aspecto Espontâneo (quando o entrevistado cita sua posição), quando no Estimulado, em que responde as opções apresentadas pelo entrevistador.

A nova pesquisa da Plural apontou os seguintes números na Espontânea (quando o entrevistado cita o nome do candidato, sem o auxílio de qualquer listagem), em relação ao voto do Eleitor para Prefeito de Garanhuns nas eleições de 2020:

* Izaías Régis – 17%
* Haroldo – 5%
* Sivaldo Albino – 5%
* Zaqueu – 3%
* Silvino Duarte – 3%
* Candidato do Prefeito Izaías Régis – 2%
* Luizinho Roldão – 1%
* Pedro Veloso – 1%
* Outras respostas – 1%
* Branco/Nulo – 10%
* Não sabe/ Não opinou – 54%.

Já na Estimulada, quanto o entrevistado responde sobre nomes pré-determinados pelo pesquisador, o resultado da Pesquisa da Plural foi sinalizado dessa forma:

* Sivaldo Albino apoiado pelo Governador Paulo Câmara – 25%
* Vice-prefeito Haroldo apoiado pelo Prefeito Izaías Régis – 24%
* Vereador Zaqueu apoiado pelo Deputado Eduardo da Fonte – 19%
* Silvino Duarte apoiado pelo Deputado Fernando Rodolfo – 13%
* Pedro Veloso candidato do PT – 2%
* Luizinho Roldão apoiado pela Vice-governadora Luciana Santos – 2%
* Givaldo Calado apoiado pelo Deputado Sebastião Oliveira – 1%
* Nenhum desses / Branco / Nulo – 12%
* Não sabe / Não opinou: 4%

O estudo da Plural Pesquisa também aferiu a rejeição dos pré-candidatos na Estimulada. O Instituto perguntou: “desses (pré)candidatos a Prefeito de Garanhuns, em quem o senhor não votaria de jeito nenhum, caso a eleição fosse hoje?”, obtendo os seguintes percentuais de resposta:

* Luizinho Roldão – 13%
* Pedro Veloso – 11%
* Sivaldo Albino – 10%
* Givaldo Calado – 9%
* Vice-prefeito Haroldo – 7%
* Silvino Duarte – 6%
* Vereador Zaqueu – 3%
* Rejeita todos – 8%
* Rejeita todos, menos o que vota – 18%
* Não rejeita ninguém – 13%
* Não sabe / Não opinou: 3%

Ainda na pesquisa do Instituto Plural foi realizado um cenário de uma possível polarização entre o pré-candidato apoiado pelo Governador Paulo Câmara, o deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB) e o pré-candidato Haroldo Vicente (PTB), que terá o apoio do Prefeito Izaías Régis (PTB) na futura disputa. O resultado foi o seguinte:

* Sivaldo Albino apoiado pelo Governador Paulo Câmara – 37%
* Vice-prefeito Haroldo apoiado pelo Prefeito Izaías Régis – 36%
* Nenhum desses / Branco / Nulo – 20%
* Não sabe / Não opinou: 8%

O Instituto Plural de Pesquisas e Monitoramento de Mídias aplicou 400 questionários em diferentes localidades de Garanhuns, tendo como público-alvo a população eleitora do Município. O Estudo apresenta uma margem de erro de mais ou menos 4,9%, e um grau de confiança de 95%. Ainda segundo a Plural, a “soma dos percentuais poderá não atingir ou ultrapassar os 100% em virtude de arredondamento ocorrido no processamento eletrônico do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) ou múltiplas respostas para a pergunta. Ainda de acordo com a Plural, a coleta de dados foi realizada por uma equipe de entrevistadores com experiência e treinamento específico em pesquisa de opinião e avaliação através de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.

Postado Por: Paulo Fernando

clinica

clinica

CONTADORA

CONTADORA

CURVELO

CURVELO