PREFEITURA DE JUPI REALIZOU SEMANA DA VISÃO E QUASE DUAS MIL PESSOAS FORAM ATENDIDAS

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

A Prefeitura Municipal de Jupi- PE, em parceria com a Associação Olhar pelo Próximo, através da Secretaria de Saúde, realizou a campanha “Semana da Visão”, que aconteceu em duas etapas. No primeiro momento foi realizada a triagem de 1680 pessoas, que participaram de palestras educativas sobre os problemas oftalmológicos e posteriormente o agendamento das consultas, e o segundo momento foram realizadas as avaliações, que deram início no dia 29 de agosto e com seu término dia 06 de setembro. A triagem foi realizada no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), e as consultas na UBS Augusto Ferreira.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), há mais de 1,2 milhões de pessoas que não enxergam no Brasil. As principais causas de cegueira na população adulta são doenças que geralmente têm prevenção e tratamento, como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade.

A Associação “Olhar pelo Próximo”, foi criada no Estado de Goiás, com intuito de atender a população carente na área de oftalmologia, fomentar parcerias e ideias inovadoras para que toda a estrutura de consultas e exames cheguem aos lugares mais distantes do Brasil.

A secretaria de Saúde na pessoa de Nadir Ferro e sua equipe, montou um ponto de atendimento no local com aferição de pressão arterial e teste de glicemias, com o intuito de proporcionar um atendimento especializado e verificar quais pessoas estavam aptas a realizar a consulta oftalmológica.

Os serviços ofertados foram: Avaliação de Acuidade Visual, refração completa (medida de grau), Exames dos movimentos oculares, Exames da parte anterior dos olhos, Exame de Biomicroscopia, Medida da Pressão Intraocular e Teste do olhinho para as crianças de 10 meses a 2 anos de idade.

(Com informações de Guilherme JG, da Assessoria de Comunicação)

Postado Por: Paulo Fernando