PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ÁGUAS BELAS RECEBEM DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Com o objetivo de alinhar a grade comum curricular nas séries iniciais e finais com a de todo o país, cerca de 300 professores da rede municipal de ensino receberam, ontem (27) à noite, no Colégio Municipal, as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em Águas Belas. O documento vai ser implementando a partir de hoje à grade curricular das escolas do município.

Para passar as diretrizes aos professores, 24 coordenadores pedagógicos e professores voluntários foram distribuídos em 12 salas, em turmas divididas pelas séries iniciais e finais por disciplina. As apresentações foram realizadas em slides, mostrando aos educadores os principais pontos da BNCC. Entre eles, estavam os três pilares que compõem as diretrizes da base, que são o conhecimento, habilidade e atitude.

O professor de Língua Portuguesa das séries finais do Colégio Municipal, José Jailson da Silva, participou da formação e comentou sobre a adesão do município à BNCC. “Acho importante porque o alunos vão ver o conteúdo sem perder o foco, pois todos farão parte do mesmo conteúdo.”

O professor ressaltou que a aderência dará oportunidades iguais para os estudantes. “Põe todos no mesmo patamar e assim todos podem crescer juntos, tanto os alunos da zona urbana quanto da rural.”

A implantação da BNCC na educação do município vai acontecer de forma gradativa e será avaliada bimestralmente pelos gestores de escolas e coordenadores pedagógicos.

Para o diretor do Colégio Municipal, Rafael Delgado, essa avaliação bimestral é essencial para que cada escola consiga adaptar a base à realidade de cada escola. “O que nós estamos fazendo agora é estudando este documento [BNCC], pois temos que ver a questão de habilidade, conteúdo, e a partir disso, o professor fazer sua intervenção para levar à sala de aula”, disse.

A coordenadora pedagógica, Paula Cesielle, foi uma das 24 formadoras de professores sobre a BCNN. Ela falou durante a formação sobre os desafios que estão por vir, mas ressaltou a importância do documento para a integração da educação do município com país. “Esse documento vem alinhar o que se vai trabalhar na educação por disciplina, norteando, tanto a educação privada quanto pública.”

Cesielle lembrou que os gestores têm que acompanhar de perto a execução das diretrizes no cotidiano das escolas. “Os diretores e coordenadores pedagógicos devem acompanhar esse processo de implementação no dia a dia.”

De acordo com a secretária de Educação, Nevinha dos Santos, a adesão das diretrizes pelo município está sendo feita em parceria com a Gerência Regional Educacional (GRE), o que fortalece ainda mais o trabalho dos educadores. “Esse alinhamento relevante porque aproxima o município mais ainda da GRE, que vem sendo parceira, e enriquece o trabalho com os professores pela educação.”

Ao final da formação, os professores receberam o material da Secretaria de Educação para começar a aplicar na sala de aula. No próximo mês, outra capacitação está programada para os professores, dessa vez com os profissionais da GRE.

Preparação do material no município

Para preparar o material que foi repassado aos professores ontem, os 24 profissionais envolvidos com a formação dos professores examinaram, durante seis meses, mais de 500 páginas do documento. As análises foram realizadas por cada uma das disciplinas que compõem a base.

O que é a Base Nacional Comum Curricular?

A BNCC é um documento que orienta, de forma integrada, a educação no Brasil. Ela servirá de guia para todos os âmbitos da educação, tanto a pública – nas esferas municipal, estadual e federal – quanto as privadas. O documento é uma base que define o conjunto das aprendizagens essenciais para todos os alunos do país.

Postado Por: Paulo Fernando