QUAL O SENTIDO DA VIDA? EI-LO.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Do ponto de vista filosófico-religioso, o que se têm sobre o sentido da vida não passa de uma escuridão. Grandes filósofos já se debruçaram nesse assunto, e nada. “Qual o sentido da vida? A vida vale a pena? Somos livres ou servimos a um propósito?”, Hamlet. Ressalto que é pelo prisma do ateísmo a visão filosófica que esses ilustres têm da vida. Até quando se faz uso da religião, há dissenso. O certo: Deus criou o mundo, o homem no sexto dia. Adão e Eva no paraíso. Tivessem se comportado, e estaríamos salvos, gozando de uma vida ‘que pedimos a Deus!’. O problema surge quando no meio do caminho tinha uma serpente. Eu me pergunto por que diabo Deus não deu fim a ‘essa coisa’ antes de fazê-los, Adão e Eva. Resposta: o Senhor deu ao homem livre arbítrio, poder tão bem definido por Santo Agostinho. Seguir ou não seguir, o Senhor, eis a questão!

Isso posto, voltando ao trio Adão-Eva-Serpente, desobediência consumada, foi o homem expulso do Paraíso, resultando no que sabemos. Não há um só dia em que a criatura não insulte o Criador. O sentido da vida é este: que o homem volte para Deus da forma como foi concebido: puro. Quando dois contendores estão em uma arena, o sentido ali é vencer a luta e ganhar o prêmio. E não é verdade que vivemos em uma luta diária, o diabo como adversário? O prêmio: a vida eterna dada pelo Senhor. É esse o sentido da vida.

A vida é dom de Deus. Caído em tentação e destituído da verdadeira vida, nem por isso é proibido ao homem usufruir da vida terrena, feliz à sua maneira, com estribos é certo, e moralmente vivendo segundo suas regras e às do Senhor. Olhem aqui o que dizem algumas pessoas nesse quadro de vivência. Pequenas coisas que fazem a diferença, porque navegar é preciso e viver também.

A vida e seus encantos

– Quando dei à luz minha filha, ela chorando, anunciando a vida em si, ah, é sim o encanto da vida -, conta uma mãe.

Sem dúvida, criança simboliza a renovação e a esperança. Seus primeiros passos e posterior andar seguro rumando para a vida, sua infância com a diversão somente dela… haja encanto!

– Um dia com a família, quando, sem compromisso com as horas, deixo a rotina e sua fadiga de lado. Sair da mesmice -, falou Antônio.

– Adoro passear com meu cão. Que alegria, a dele, e me contagia. Uma liberdade que não lhe cabe, como livrando-o de uma ‘prisão’ -, registrou Ana.

– Meu neto não perde um jogo de futebol. Então, saímos e a festa se completa com refrigerante, cerveja, pipoca, e muita zoeira quando nosso time ganha -, seu Miguel.

Corinthiano conhecido do bairro e que não perde um jogo do clube local.

– Minha missa dominical! Gosto muito do sermão do Pe. José. Tá sempre reclamando daqueles que só aparecem na Igreja em tempo de crise, e de outros que não contribuem para as obras de Cristo, mas têm dinheiro para shows e outros divertimentos. A gente tem de colocar Jesus em primeiro plano, moço, a vida passa -, dona Francisca.

De fato, quão belas as palavras do Nosso Senhor: “Quem crer em mim, ainda que morto, vai viver”. E não é verdade que estamos todos mortos?

– Eu, eu me reúno com a turma e a batucada é geral. Papo rolando, cerveja na mesa, porque ninguém é de ferro. ‘Deixa a vida me levar’, entende?

Concordo, Sandro, afinal, só se vive uma vez.

– É isso aí, cara!

– Andar sozinho, que não quer dizer solitário. Há sempre uma paisagem linda ignorada pela pressa da vida. Sentir a natureza, o barulho do mar, o solzinho e as frescuras do vento, um alívio para o corpo e que faz bem à alma -, Samuel.

– Ouvir música, shows, diversão -, Leandra.

A música é grande aliada da saúde. Mexe o espírito e nem precisa dizer que o corpo.

– Olha aí!

E havia encantos outros citados.

O maior encanto da vida?

Nascer.

O segundo?

Re-nas-cer.

“Quem não nascer de novo, não vai poder viver a verdadeira vida.”

Quem não renasce para esses pequenos e outros encantos da vida, em verdade digo que já morreu.

Uma pessoa sem encanto.

Uma vida sem sentido.

 

J. Maria

Postado Por: Paulo Fernando