POLÍCIA FEDERAL AUTUA EM FLAGRANTE NO AEROPORTO DOS GUARARAPES DOIS IRAQUIANOS QUE UTILIZAVAM PASSAPORTES ISRAELENSES FALSOS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Eles fugiam da zona da guerra iraquiana promovida pelo estado islâmico com o objetivo de entrarem na Europa, segundo a PF

A Polícia Federal em Pernambuco procedeu a atuação em flagrante no dia 30/01/2019 por volta das 21h no Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freire dos estrangeiros ZYAD JASIM MURAD, 22 anos, pedreiro, natural do Iraque, solteiro, estudante de agricultura e residente em Mosul-Iraque e HIYAM ZYADA HAJI, 23 anos, natural do Iraque, solteira, desempregada e residente em Mosul-Iraque. (ambos não tem antecedentes criminais)

As prisões aconteceram através de fiscalização de rotina de imigração para embarque de estrangeiros num voo com destino a Madrid na Espanha. Ao ser analisado os passaportes apresentados pelos iraquianos que estavam se passando por israelenses verificou-se vários de indícios de falsificação como não reação do papel moeda a uma luz especial para detecção deste tipo de fraude, alteração da sobreposição de micro-letras existentes na caderneta, visível perfuração no número de folhas e o fato dos dois estrangeiros terem sido os últimos a embarcarem. Outro aspecto que levou a descoberta da falsificação foi o fato de um funcionário da empresa Air-Europa Linhas Aéreas que fala hebraico ter detectado que nenhum dos dois sabiam falar o idioma hebraico o que é muito difícil em se tratando de israelenses.

Terminado os trabalhos investigativos e tendo sido constatado a falsificação dos passaportes, os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante e em seguida todos foram levados para a Sede da Superintendência da Polícia Federal no Cais do Apolo no Bairro do Recife Antigo, onde, após terem sidos informados dos seus direitos e garantias constitucionais acabaram sendo *autuados em flagrante pelos crimes contidos no artigo 304 do Código Penal (Uso de Documento Falso) e cujas penas variam de 2 a 8 anos de reclusão, além de multa! * Além dos passaportes e duas carteiras de identificação também foi apreendido um aparelho celular!

Após a autuação, os presos realizaram Exame de Corpo de Delito no IML – Instituto de Medicina Legal e em seguida foram encaminhadas para a audiência de custódia onde foram liberados e deverão responder ao processo em liberdade. Após a liberação a Justiça Federal determinou através de uma solicitação de Apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) do Estado de Pernambuco que ambos fossem acolhidos na Comunidade Católica Obra de Maria que fica localizada em São Lourenço da Mata/PE o que foi deferido pela Justiça Federal haja vista ter sido detectado que se trata de uma questão humanitária de fuga de guerra e risco de morte existente no Iraque.

Em seus interrogatórios ZYAD admitiu que são iraquianos curdos e que nunca moraram em Israel e que os passaportes eram falsos. Disse também que foi pago a quantia de € 7.000 euros (cerca e R$ 30 mil reais) em cada passaporte, sendo o seu genitor a pessoa que providenciou e pagou o valores dos documentos falsos afim de que os dois pudessem viajar para Madri na Espanha. Também relatou que as passagens para Madri foram compradas na Turquia na mesma data do embarque e que estavam tentando fugir do Iraque por medo de morrer pelo estado islâmico em razão de sua etnia, haja vista que os familiares de RAMYA estão desaparecidos até hoje. Disse ainda que escolheram ir para Madrid-Espanha porque lá estão acolhendo os refugiados dando casa, dinheiro e estudo, sendo orientado quando lá chegasse a permanecer por dois ou cinco dias no aeroporto se recusando a sair do país e depois desse período seria acolhido como refugiados.

Os curdos são um povo sem estado que vive em Iraque, Irã, Turquia e Síria. Na Síria, as forças curdas lideram a aliança das Forças Democráticas Sírias (FDS), que combatem o grupo Estado Islâmico (EI) com o apoio de uma coalizão dirigida pelos Estados Unidos. A aliança lançou em novembro de 2016 a batalha para expulsar o grupo extremista de Raqqa, sua capital de fato no Norte do país.

Postado Por: Jailson Ferreira