SÍTIO GARANHUNZINHO TERÁ EDIÇÃO DA FEIRA AGROECOLÓGICA PARA MOVIMENTAR O MERCADO LOCAL

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Os moradores do Garanhunzinho e sítios vizinhos contarão com uma novidade a partir do dia 17 de fevereiro. É que a Feira Agroecológica, Gastronômica e Cultural, sucesso na zona urbana de Águas Belas, começou a se expandir pelo município e o primeiro sítio a ter sua própria edição é o Garanhunzinho.

Organizada pelos comerciantes da comunidade e com o apoio do Governo de Todos, a primeira Feira Agroecológica da zona rural vai contar apenas negociantes de Garanhunzinho. Cerca de 15 confirmaram presença, mas esse número pode se estender para 26. No entanto, a ideia dos organizadores é inserir nas próximas edições negociantes de outras localidades em torno do sítio.

O comerciante Luciano Saturnino dos Santos, de 46 anos, é um dos 15 que confirmaram presença. Ele disse estar providenciando um freezer para colocar seus produtos – picolé caseiro, água mineral e coco verde, entre outros –, que serão vendidos com a ajuda da esposa Zelma Andrade e da filha Vera Karime.

Luciano também falou que a expectativa da comunidade para a Feira é positiva e salientou que as pessoas já estão se mobilizando. “O pessoal aqui está correndo atrás das mercadorias e se organizando para começar.”

A Feira terá mais de 25 tipos de produtos comercializados. Itens como frutas, legumes, verduras; cereais em geral; artesanatos; barracas de comida; queijos e derivados de leite; doces caseiros; carnes de bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves; além de compras e vendas de animais, entre outros tipos de mercadorias.

A agricultora Maria Luciane Barbosa Silva, de 35 anos, vai vender bolos e café. Para ela, o evento vai beneficiar, não só os negociantes, mas também toda a comunidade. “Vai ser uma coisa boa porque, tanto vai dar renda para a gente, quanto a gente não vai precisar se deslocar para comprar na cidade”, disse a agricultora, que comentou estar confiante com o sucesso da Feira.

O secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Izaquiel Braz (prof. Tié) vem conduzindo a organização junto com os comerciantes locais. Ele falou do intuito da Feira na comunidade. “O objetivo é fortalecer o comércio local e gerar renda para a comunidade e seu entorno”.

A Feira acontecerá todos os domingos, no pátio do prédio do antigo Grupo Escolar João Bezerra de Andrade, às margens da BR  423, e funcionará das 7h às 11h. Ela é uma iniciativa do Governo de Todos.

Transporte para as pessoas da cidade

O Governo de Todos vai disponibilizar um ônibus para transportar as pessoas da cidade para a Feira todos os domingos. Ele vai sair da Prefeitura Municipal sempre às 7h com volta às 11h. Se você tem interesse em ir à Feira, é só comparecer ao ponto de saída.

Postado Por: Paulo Fernando