SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO DE PERNAMBUCO FAZ VISITA À ZONA RURAL DE ÁGUAS BELAS

domingo, 27 de janeiro de 2019

A convite do Governo Municipal, o novo secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, fez, neste sábado (27), sua primeira visita a Águas Belas. Ele foi a estrutura da fábrica de laticínios da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Vale do Ipanema (Coopanema) e observar a situação da agricultura familiar do município.

A primeira parada do secretário foi na fábrica de laticínios da Coopanema, no assentamento Cristo Rei. Ao lado do prefeito Luiz Aroldo, ele conheceu a estrutura e os projetos da fábrica, que visa receber o leite dos agricultores da região para a produção de derivados, uma saída para combater a crise do preço do leite e aumentar a renda das famílias do campo.

Em seguida, o secretário foi conhecer as realidades de um agricultor de pequeno e outro de grande porte do município. Primeiramente, foi realizada uma visita à propriedade de Leandro Rodrigues da Rocha, conhecido como Leandro de Mané de Leônidas, de 34 anos, no Brito. Logo após, o destino foi a propriedade de José Cocermino de Freitas, o Zé Camelo, 72 anos, no Garcia.

Após as visitas, Dilson Peixoto reconheceu a necessidade do apoio do estado. Ele disse que “notou que as pessoas precisam de fato do apoio do poder público” e que o crédito precisa ser cada vez mais abundante, assim como a assistência técnica, “que é um elemento fundamental para que se possa produzir com custos menores e com maior produtividade”.

O secretário elogiou o projeto da Coopanema, que aguarda subsídio financeiro do ProRural, e ressaltou que o agricultor precisa ser assistido nesse momento difícil para que ele consiga alcançar uma renda capaz de pagar suas dívidas e ainda se manter.

Para o prefeito Luiz Aroldo, a visita do secretário é importante, pois facilitará no direcionamento de investimentos. “Essa visita é um momento importante, onde nós vamos ter o investimento trazido pelo secretário e pelo governador Paulo Câmara para o nosso município.”

Benefícios a curto prazo

Atendendo a uma solicitação do governo municipal, em breve será enviado a Águas Belas uma perfuratriz, que intensificará o trabalho realizado pelo Governo de Todos no combate à seca, e também dessalinizadores, para que o agricultor familiar possa transformar a água salobra em potável e suprir as necessidades dele e de sua comunidade.

Estiveram na visita

Além do prefeito Luiz Aroldo, participaram do encontro e das visitas com o secretário Dilson o vice-prefeito Maurício, o vereador e presidente da câmara, Josué de Curral Novo, os vereadores Nitalmo Leite, Betão, Cristiane da Saúde e Valdo do Xixiaclá, secretários, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Águas Belas, Tavares, representantes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), entre outas autoridades e lideranças políticas do nosso município.

Postado Por: Paulo Fernando