MUTIRÃO VIABILIZA MAIS DE 230 CIRURGIAS DE CATARATA EM GARANHUNS

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Procedimentos foram realizados no Hospital Infantil Palmira Sales desde o mês de dezembro

Mais de 230 pessoas foram beneficiadas com cirurgias de catarata em Garanhuns, ao fim do mutirão promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. Os procedimentos aconteceram durante os meses de dezembro e janeiro, e se encerraram neste sábado (12) e domingo (13). O público alvo atendido ao longo da ação foi de pessoas acima de 60 anos. Todas as cirurgias foram realizadas no Hospital Infantil Palmira Sales, em parceria com a equipe da Clínica Oftalmo PE, que é conveniada ao Governo Municipal.

Por meio da iniciativa, a Secretaria reduz a demanda de pacientes que aguardavam pelas cirurgias de catarata na Central de Regulação do município, todos estes acompanhados pelas suas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). De acordo com os dados da pasta, no último fim de semana, 165 pacientes foram beneficiados com o procedimento. Ao longo do período, a Prefeitura também realizou todos os exames pré-operatórios  necessários para que a cirurgia fosse feita, no Centro de Especialidades Luís Lessa (Cell), localizado no Centro Administrativo I; além dos exames pré-oculares que foram feitos na própria Oftalmo PE.

A secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes, reiterou o compromisso da pasta com a população, promovendo ações no intuito de atender à demanda do município. “Por meio do mutirão conseguimos reduzir significativamente a fila de espera para este tipo de demanda oftalmológica, além de agilizar o atendimento aos pacientes. Promovendo também o bem estar e amenizando os transtornos na vida dos idosos que necessitam da cirurgia de catarata. É uma satisfação imensa saber que estas pessoas vão voltar a enxergar normalmente”, finalizou a titular da pasta.

Mesmo com o fim do mutirão, as cirurgias de catarata de rotina continuam sendo ofertadas pela Secretaria de Saúde. Sempre de acordo com a demanda encaminhada pelas UBS’s e as vagas disponibilizadas na Central de Regulação.

Postado Por: Paulo Fernando